Cydia, famoso no iOS, se aproxima dos dispositivos Android

Por Redação | 14.05.2013 às 18:35

Usuários de iPhone costumam apelar para um caminho alternativo na hora de carregar aplicativos não autorizados pela Apple em seus dispositivos, e geralmente utilizam o Cydia para isso. Porém, no caso de dispositivos Android não existe lugar para ele, já que trata-se de um sistema aberto, certo?

Errado. Nesta terça-feira (14), os desenvolvedores por trás do Cydia e do Mobile Substrate anunciaram que o Cydia está chegando ao Android. Mas não é exatamente o que você está imaginando.

O Cydia Substrate é uma plataforma capaz de modificar um dispositivo sem realmente ter seu código fonte. Tecnicamente, a comunidade Android possui o código dos dispositivos com esse sistema operacional, mas os proprietários de dispositivos HTC e Samsung possuem alguns elementos em seus aparelhos que não são open source. O Cydia vai permitir que eles personalizem seus dispositivos sem precisar "flashear" novas ROMs, conforme informações do iDownloadBlog.

Na verdade, o Cydia Substrate é uma ferramenta voltada para desenvolvedores e não necessariamente para o usuário final. Porém, a novidade significa que podemos ver novos tipos de tweaks para Android, inclusive aqueles disponíveis para iOS, mas, por enquanto, só vemos o Winterboard disponível para Android - que permite modificar e personalizar a interface e a tela de seu dispositivo. Mais ajustes e ferramentas devem ser vistos em breve.

Cydia Substrate Kindle Fire

Imagem: Reprodução / iDownloadBlog