CyanogenMod chega à Google Play para facilitar a troca de ROMs

Por Redação | 14.11.2013 às 08:30

Uma das grandes vantagens do Android é o poder de personalização do sistema operacional. Mas mudar a ROM de um aparelho não é uma das tarefas mais simples: primeiro o usuário precisa saber como fazer o root em seu aparelho, fazer o backup – que, às vezes, também não é uma tarefa fácil – e preparar o seu dispositivo para receber uma ROM personalizada. Além disso, se o usuário for inexperiente, ele pode acabar transformando o seu aparelho em um peso de papel caro.

Pensando em facilitar esses passos, o CyanogenMod criou um instalador que pode ser baixado diretamente da Google Play e promete tornar a tarefa de troca de ROMs o mais simples possível.

De acordo com Steve Kondik, fundador do CyanogenMod, “o objetivo do instalador é permitir que mais usuários possam experimentar seus benefícios, sem precisar ficar lendo guias técnicos e sem se preocupar com os riscos associados do processo”.

Para usar o CyanogenMod, o usuário terá que baixar, primeiro, um programa para PC que irá ajudar na instalação. Depois de baixado o programa e o app para o aparelho, basta clicar em “Start” que o processo de ROM começará.

A ROM personalizada ainda não funciona em todos dispositivos Android, mas a empresa disponibilizou uma Wiki de instalação, na qual você pode verificar se o seu aparelho é compatível com o CyanogenMod.

Quem quiser baixar e testar, basta ir à Google Play, mas é válido fazer o backup de seu aparelho antes de começar a instalar a nova ROM.