Confira nossas dicas para fazer a bateria do seu Android durar mais

Por Luciana Anselmo

Geralmente, os smartphones com o sistema Android não têm uma boa fama quando a questão é a duração de suas baterias, mas muitas vezes o problema é que o próprio usuário não sabe que pode mudar algumas simples configurações para fazer a carga durar mais tempo.

Listamos algumas dicas para você aumentar a vida útil de sua bateria. Confira-as.

Economize no GPS

O GPS é um dos maiores sugadores de bateria de um celular e quanto mais é usado por diferentes aplicativos, mais carga levará embora. E olha que nem estamos falando só do Google Maps, pois existem outros apps que podem estar usando esse recurso sem a menor necessidade e sem você saber. Para dar um jeito nisso, faça o seguinte:

Entre em “Configurações”, selecione “Localização” e clique em “Relatório de localização do Google”.

Android bateria

Lá, você verá duas opções: “Relatório de localização” e “Histórico de localização”. Esses recursos servem apenas para armazenar e ter o histórico dos dados da sua localização e é provável que os dois, ou pelo menos um deles, estejam ativados. Acredite, as chances são que você não tire o menor proveito deles, então clique e desative os dois.

Android bateria

Agora volte para a tela anterior, selecione “Modo” e escolha a opção “Economia de bateria”. Selecionando-a, o seu smartphone só utilizará redes Wi-Fi e móveis para determinar sua localização e isso apenas quando for realmente necessário.

Android bateria

Não deixe o Wi-Fi ligado à toa

Hoje em dia, estar conectado à internet é quase uma necessidade para muitas pessoas. O problema é que, na maior parte do dia, elas não estão utilizando de uma maneira realmente útil e se limitam a conferir suas redes sociais a cada minuto. Convenhamos que isso e nada podem ser quase a mesma coisa na maioria das vezes, já que você não vai receber milhares de notificações de 5 em 5 minutos, não é mesmo?

O pior é que a conexão Wi-Fi pode sugar muita bateria quando estiver ligada, então o que se deve fazer para remediar esse problema é simplesmente saber quais horários você realmente precisa estar online através do seu smartphone e esquecer da tentação de sempre querer conferir o que está acontecendo na internet. Uma boa dica para manter as coisas sob seu controle é ir nas configurações avançadas do Wi-Fi e desativar a opção “Verificação sempre disponível”. Isso não permitirá que seu smartphone procure redes para se conectar mesmo quando o Wi-Fi estiver desligado.

Android bateria 4

Diminua o brilho

Outro fator que não é nem um pouco necessário é deixar o brilho da sua tela na sua capacidade máxima. Além de incomodar os olhos ao longo do tempo, o brilho intenso é uma das coisas que mais suga a bateria

Ajuste o brilho da tela selecionando a opção “Brilho” nas configurações de tela do seu smartphone, desative a opção “Auto” se ela estiver ativada e diminua sem pena o brilho até que ele esteja em uma medida baixa, porém agradável ao seus olhos. Você poderá se surpreender como essa simples ação garantirá mais horas na carga da sua bateria.

Android bateria 5

Conheça o que mais abusa da sua bateria

Todas essas dicas são extremamente úteis, mas como sabemos que cada caso é um caso, a sua bateria pode estar sofrendo com outro mal que não foi citado aqui. A melhor dica para descobrir que mal é esse é ir até a tela de configurações e selecionar a opção “Bateria”.

Android bateria 6

Lá, você verá um "relatório" de tudo o que utiliza sua preciosa carga e terá uma ideia do que pode estar consumindo mais energia. Pode ser tanto algo citado nas nossas dicas, como no caso da imagem acima onde o brilho da tela é o grande vilão, ou algum outro aplicativo ou serviço que você nem imaginava.

Seguindo as configurações básicas que sugerimos aqui e verificando outras coisas que podem consumir mais energia que o necessário, fica bem mais fácil de encontrar e remediar o problema no seu dia a dia. Sabendo usar corretamente, não dá para reclamar muito da bateria do seu Android, não é mesmo?