Como compartilhar arquivos entre dois dispositivos Android usando a mesma Wi-Fi

Por Redação

Compartilhamento de arquivos entre celulares não é algo relativamente novo. Trata-se de uma função que já existe há vários anos, mas que hoje é muito mais prático do que na época dos primeiros smartphones.

Há alguns anos, por exemplo, as pessoas trocavam arquivos através do infravermelho, tecnologia que permitia passar arquivos de um celular para o outro através de um sensor localizado em alguma parte dos celulares. Depois disso, veio o Bluetooth, que permitia a troca de arquivos entre dois aparelhos a uma distância maior.

Felizmente, hoje já é possível compartilhar arquivos de uma forma ainda mais prática: através da rede Wi-Fi local. Basta ter os celulares conectados na mesma rede e o procedimento se torna muito fácil.

Para tornar essa tarefa possível no Android, basta ter o MediaBowl: Fileshare instalado. Confira:

Passo1

Depois de instalado, abra o MediaBowl. O app vai fazer com que você crie um nome de usuário e uma nova sessão (ou "Party"). Basta clicar em "Yes" para iniciar.

Passo 2

Após detectar todos os arquivos de mídia do smartphone, o app é capaz de separá-los por categoria (como música, vídeo e imagem). Nesta etapa, basta selecionar o que deseja compartilhar e tocar no botão de compartilhamento no canto inferior equerdo para deixar os arquivos visíveis. Para publicar as mídias escolhidas, basta tocar no botão do meio, que parece um prato.

media bowl

Passo 3

Uma lista de grupos ou pessoas conectadas à rede irá aparecer e você poderá escolher com quem compartilhar os arquivos. Nos grupos, é possível ver a playlist de cada um e abrir os arquivos, mas infelizmente não há como fazer download dos arquivos. Além disso, o administrador do grupo precisa estar online para que a conexão aconteça.

Pronto! Compartilhar mídia no Android através da internet é muito mais simples e fácil do que parece, não é mesmo?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.