Como bloquear uma ligação no Android

Por Douglas Ciriaco

Os smartphones trouxeram inúmeras praticidades para as nossas vidas, pois agora você pode acessar uma infinidade de serviços e recursos há algum tempo disponíveis apenas em um computador. Além disso, a possibilidade de manter contato direto, não importa o lugar em que você se encontra, é outra excelente capacidade destes aparelhos.

Outra grande possibilidade dos smartphones hoje é permitir que você tenha um controle maior sobre quem vai fazer contato contigo. Isso porque existem uma série de aplicativos especializados em bloquear ligações ou o recebimento de SMS de números em específicos. Com isso, você mantém sua privacidade e evita ser chamado por pessoas indesejadas.

Leia mais: Brasileiro está gastando mais na compra de um smartphone, segundo pesquisa

Fique de olho neste tutorial para aprender a bloquear ligações no Android. Para isso, nós vamos utilizar um aplicativo chamado Call Control ou Bloquear Chamadas e Textos, que é como ele aparece na Play Store brasileira. Instale o app em seu dispositivo e siga o passo a passo do nosso tutorial.

Nota: este aplicativo apresenta uma série de funções, mas, se você quer simplesmente bloquear algum número, siga o tutorial até o passo 04 que já é o suficiente.

Passo 01

Depois de instalar o Call Control, abra o aplicativo e você vai ver uma série de ícones no meio da tela, mas eles não serão usados agora. Note que há um ícone no canto superior direito, toque sobre ele para bloquear um número.

Como bloquear chamadas no Android

Passo 02

Agora, defina qual será a fonte do bloqueio. É possível:

  • Digitar manualmente o código de área e o número (1);
  • Selecionar por meio do Wildcard (2);
  • Buscar na sua lista de chamadas recentes, ou então (3);
  • Buscar na lista de mensagens recebidas recentemente (4).
Como bloquear chamadas no Android

Primeiramente, vamos selecionar a opção de inserir manualmente um número de telefone, então escolha a primeira opção, “Number/Area Code”.

Passo 03

Defina um nome para o número que você quer bloquear e então digite o código de área e o número em si. Pressione “OK” ao terminar.

Como bloquear chamadas no Android

Pronto, o número já está bloqueado e você pode parar por aqui. Se quiser personalizar o bloqueio, siga adiante neste tutorial.

Passo 04

Quando você cadastra um número, ele fica registrado em uma lista. Toque sobre ele para abrir opções avançadas, para você configurar como vai funcionar o bloqueio. Por padrão, sempre que você bloqueia um número, o Call Control impede que chamadas e mensagens enviadas por ele cheguem até você.

Como bloquear chamadas no Android

Mas você pode personalizar essas configurações:

  • Ative a opção “Always Allow Calls” se você quer desbloquear o número;
  • Desative a opção “Block Incoming Calls” para receber chamadas apenas;
  • Desative a “Block Incoming Messages” para receber somente mensagens.

Passo 05

Em “How to Block”, você pode escolher o comportamento do telefone quando o número bloqueado entrar em contato com você: padrão, desligar a chamada, ignorá-la ou ainda enviar diretamente para a Caixa de mensagens.

Como bloquear chamadas no Android

Configurações extras do aplicativo

O Call Control apresenta configurações extras, então, na tela inicial do app, pressione o ícone em forma de escudo localizado no canto superior esquerdo. Depois, toque sobre a opção “General Settings” para alterar as definições do aparelho.

Desativando a opção “Enable Call Control”, você suspende todas as funcionalidades do app e ele para de bloquear chamadas e mensagens de texto.

Como bloquear chamadas no Android

Em “Default Call Blocking Mode”, você escolhe o modelo de bloqueio padrão (desligar, ignorar ou mandar a chamada para a caixa de mensagens).

Como bloquear chamadas no Android

Apesar parecer complicado, o Call Control é bem simples de usar depois que você se acostumar a ele. Ele está repleto de funções, por isso é uma opção completa para quem quer controlar o recebimento de chamadas e mensagens de texto em seu aparelho.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.