Comando 'OK Google' agora funciona em português

Por Redação | 02 de Julho de 2014 às 17h26
photo_camera Divulgação

Você não precisa mais utilizar o Google Now em inglês para ter acesso ao comando de voz “OK Google” para ativar o assistente. Graças a uma nova atualização do aplicativo, o Google Now agora passa a aceitar o comando mesmo quando o idioma em uso é o português. Até então, somente se o idioma selecionado fosse o inglês (e alguns outros suportados, mas não o nosso) é que o comando funcionaria.

Anteriormente, as duas únicas maneiras de se ter o recurso era comprando um Moto X ou seguindo um procedimento bem complicado nos demais aparelhos para ativar o assistente em nossa língua. Agora é assim: chame em português, pergunte em português e obtenha as respostas também na nossa língua.

Em alguns aparelhos, o comando só funciona quando se está dentro do Google Now, mas na maioria desses casos, o problema é resolvido ao se instalar e utilizar o Google Now Launcher. Com isso, é possível ativá-lo a partir da tela inicial.

Ativação

Se você tiver o aplicativo Pesquisa Google na versão 3.5.15, o recurso já virá ativado automaticamente – repare na barra de pesquisa do launcher se há a frase “Diga OK Google”.

Caso contrário, você terá que abrir o Google Now e entrar em Configurações > Voz > Detecção de “OK Google”. Dependendo do seu aparelho e versão instalada, podem aparecer ou não as opções “A partir do aplicativo Pesquisa Google” ou “A partir de qualquer tela” ou ainda “A partir da tela de bloqueio”.

O recurso não funcionará como no Moto X, que atende até quando a tela estiver desligada, porque o aparelho da Motorola possui um processador exclusivo para essa função, que fica sempre te ouvindo. Mas nas próximas versões você poderá chamar “OK Google” em qualquer tela quando o celular estiver em uso.

Veja um vídeo do programa funcionando, feito por Gilberto Marques. Nele é possível ver até a pesquisa relacionada em funcionamento.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.