China é responsável por 1/3 de todos os Android vendidos no mundo em 2012

Por Redação | 19.12.2012 às 12:40

Cada dia mais o Android ganha espaço no mercado mundial de smartphones, mas nada se compara à influência que o sistema operacional do Google tem sobre o mercado chinês. A mais recente pesquisa da Informa Telecoms & Media mostrou que um terço de todos os aparelhos Android vendidos em 2012 foram para a China.

Estados Unidos é responsável pelo segundo maior mercado do Android, com uma média de 11% de todos os aparelhos fabricados sendo vendidos lá. As previsões dão conta de que em 2013, pelo menos um em cada dois telefones celulares vendidos no país seja Adnroid.

"Apesar da crise econômica, o mercado mundial de smartphones está desfrutando de um crescimento saudável e os consumidores estão realmente gastando mais para adquirir os dispositivos tecnologicamente mais avançados", disse Malik Saadi, principal analista da Informa Telecoms & Media ao BGR.

Saadi estima que cerca de 786 milhões de smartphones foram vendidos em 2012, "incluindo os dispositivos alimentados por variantes não certificadas de Android que estão se proliferando na China". Isso representa 45% a mais do que o número total de smartphones vendidos em 2011.

Apesar de ter vendido mais de 2 milhões de iPhone 5 durante a semana de estreia na China, a Apple só possui uma fatia de 5% do mercado no país, e acredita-se que a empresa da maçã ainda vai perder espaço para a Nokia e o Windows Phone. O mercado de smartphones chinês é o que apresenta crescimento mais rápido em todo o mundo, com uma porcentagem anual que gira em torno de 85%.

Apesar de o Android estar cada vez mais inserido no mercado mundial, a Informa Telecoms & Media acredita que em 2016 ele deva chegar ao ápice, e quem sabe até cair, devido à penetração mais agressiva de sistemas operacionais alternativos, como o Windows Phone.