Balloon Pop 2: jogo para Android roubava histórico do WhatsApp

Por Redação | 09.12.2013 às 19:04

O game Balloon Pop 2, lançado na semana passada para o sistema operacional Android, foi retirado da Google Play Store após a descoberta de se tratar de um aplicativo malicioso. Sem avisar ao usuário, o título, quando executado, acessava todo o histórico de mensagens no WhatsApp e fazia o upload automático para um serviço online.

O jogo, que tem o mesmo nome de um título para Nintendo 3DS, serve como interface para o site WhatsAppCopy, que disponibiliza aos usuários cópias de seus históricos no aplicativo de mensagens. Os históricos são disponibilizados após a digitação do número de telefone e podem ser baixados da web. Tudo, é claro, após o pagamento de um preço, segundo explica reportagem da Info.

De acordo com os termos de uso do serviço, a utilização do game como plataforma para envio dos históricos é legítima. A ideia, afirmam os desenvolvedores, é garantir que mesmo aqueles que se esquecem de fazer o backup periodicamente possam contar com a ferramenta online, que atualiza seus registros de hora em hora.

Mesmo após ter sido retirado da loja do Google, o Balloon Pop 2 continua disponível por meio do site da ferramenta. Há, ainda, uma opção para aqueles que quiserem ter seus históricos removidos do WhatsAppCopy, que envolve o envio de um email para os administradores.