Conheça as novidades do Android 4.4 KitKat

Por Ricardo Pontes | 04 de Novembro de 2013 às 08h50

O Google lançou, na semana passada, a nova versão do seu sistema operacional móvel, o Android 4.4 KitKat. O site Addictive Tips listou as principais novidades do sistema e nós selecionamos as mais importantes, que você pode conferir no texto abaixo.

Todos os dispositivos da linha Nexus vão receber o Android 4.4, exceto o Galaxy Nexus

Provavelmente, devido ao seu chip inferior, o Galaxy Nexus não receberá oficialmente o Android 4.4 do Google. Mas pode ser que algum desenvolvedor faça alguma ROM personalizada baseada no KitKat. Isso é uma pena, considerando que a Apple conseguiu dar suporte ao iPhone 4, que foi lançado há 3 anos e o Google não teve a capacidade de suportar um aparelho lançado há apenas um ano e meio.

Os aparelhos que receberão a atualização são: Nexus 10, Nexus 7 2012/2013, Nexus 4, “Google Play Editions” do HTC One e Galaxy S4.

Diga “Ok Google” para ter acesso rápido aos comandos de voz

Vocês se lembram que o Moto X tem um recurso que deixa o celular “sempre ouvindo” o que está sendo falado? O Android 4.4 tem algo semelhante, mas um pouco limitado se comparado com o aparelho da Motorola.

Você consegue ter acesso rápido aos comando de voz dizendo “Ok Google”, mas apenas se o aparelho estiver na tela inicial ou na tela do Google Now. Além disso, esse recurso só está disponível para o Nexus 5.

Project Svelte reduz o consumo de RAM para dispositivos low-end

A grande razão do Android ter ultrapassado o iOS em números de vendas é a sua capacidade de rodar em diversos tipos de aparelhos low-end, seja smartphone ou tablet.

A experiência de usar o Android nesses aparelhos é muitas vezes decepcionante em relação aos aparelhos mais potentes (e até mesmo os intermediários). Sendo assim, o Google lançou o “Project Svelte” como parte do Android 4.4 KitKat, otimizando algumas tarefas para reduzir a quantidade de RAM consumida pelos aplicativos.

Os dispositivos mais fracos irão se beneficiar com essa função e os outros dispositivos mais potentes vão perceber uma melhora no desempenho multi-tarefa do aparelho.

Aplicativos em tela cheia
android

Uma grande vantagem de se usar botões virtuais é que eles podem sumir quando não se precisa deles, o que resulta em mais espaço na tela. No Android 4.4 KitKat, os desenvolvedores terão mais facilidade para fazer seus aplicativos assumirem toda a tela. Se precisar acessar a barra de notificação ou barra de navegação novamente, basta deslizar o dedo para cima ou para baixo, respecitivamente, para vê-los novamente. É semelhante à central de notificações e central de controle do iOS.

Barra de status e de navegação transparente

Algumas ROMs personalizadas já trazem isso como padrão e a equipe do Google discutiu para que isso pudesse ser feito também no Android 4.4 KitKat. Dessa versão 4.4 em diante, ambas as barras serão transparentes. Isso passa uma sensação de mais espaço na tela. Não é uma grande mudança, mas é bem vinda.

Telefone mais inteligente

android

Se você estiver recebendo uma chamada de um número desconhecido, o aplicativo de telefone irá automaticamente procurar o número no Google em segundo plano e atualizá-lo com o nome do restaurante, banco, loja se ele encontrar. Essa função também funciona ao contrário: você pode digitar o nome de um local no Maps e logo em seguida será mostrado o número de telefone. Além disso, o aplicativo te mostra os números mais chamados no topo da lista.

Hangouts substitui aplicativo de SMS

Depois de substituir os aplicativos de câmera, teclado, email, navegador etc com as suas aplicações proprietárias, o Google acabou de substituir o aplicativo de SMS pelo Hangouts (antigo GTalk). Agora o aplicativo Hangouts suporta mensagens de texto SMS e mensagens enviadas pelo próprio serviço do Hangouts. Esse era um dos recursos mais aguardados nessa versão.

android

Solução nativa para impressão

O Android 4.4 KitKat é capaz de se conectar a impressoras remotas através do Google Cloud Print e impressoras próximas que estejam na mesma rede Wi-Fi. É uma boa para imprimir documentos que estejam sendo carregado no aparelho. Isso vai bem com a iniciativa do Google de adquirir o Quickoffice.

android

Emoji no teclado

android

Mesmo não sendo uma grande novidade, é algo que estava ausente nas versões anteriores do sistema. Emoji está disponível em qualquer lugar, mesmo dentro do teclado.

Suporte a Infravermelho

O HTC One e Galaxy S4 vieram com suporte a infravermelho para poder controlar televisores remotamente, mas não funciona em edições do Google Play. No Android 4.4 KitKat, o suporte para envio de sinal infravermelho é nativo.

Gravação da tela

Pessoas que fazem reviews de aplicativos ficarão felizes com essa novidade. O Android 4.4 KitKat traz uma ferramenta nativa de captura da tela em vídeo. Antigamente você tinha que confiar em aplicativos de terceiros. Ele também poderá ser acessado via ADB.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.