Apps Android do dia: faça fotos panorâmicas com programas gratuitos

Por Rafael Romer

Criar fotos panorâmicas com o celular não é nenhuma função nova: diversos aplicativos já existem na Google Play para realizar a tarefa. Mas alguns deles trazem alguns recursos além da foto panorâmica para chamar a atenção, como acesso a redes sociais e filtros no estilo Instagram. Reunimos quatro aplicativos gratuitos que podem te ajudar a fazer panorâmicas bem legais com ferramentas extras.

Panorama - 360

O aplicativo da TeliportMe não poderia ser mais direto: basta pressionar um botão no centro da tela e a captura da imagem panorâmica começará. Em seguida, basta girar a câmera na direção indicada pelo aplicativo até encontrar novamente o ponto de origem (completando 360º), ou até a parte desejada da imagem. Ao apertar o botão outra vez, o aplicativo "costura" todas as imagens coletadas e conclui o seu panorama.

Panoramas Android

Panoramas Android

Panoramas Android

O app também possui uma espécie de "rede social" embutida, que permite que você poste suas fotos online para que elas sejam vistas por outras pessoas que usam o programa. Você também pode compartilhar seus panoramas automaticamente via Facebook ou Twitter. É possível ainda procurar imagens feitas em locais próximos ao seu, através da geolocalização.

Photaf Panorama

Apesar de não trazer tantas funções, o Photaf Panorama também entrega exatamente o que promete: um modo simples de criar fotos 360º. O app permite tirar uma série de imagens em seguida, que são "costuradas" umas nas outras automaticamente após a captura das fotos. O app também utiliza o giroscópio do seu smartphone para mostrar dois indicadores na tela, que apontam quando a imagem está estável.

Panoramas Android

Após criar o panorama, é possível observá-lo diretamente na tela do celular, utilizando o dedo para girar a foto. O resultado também pode ser publicado nas redes sociais ou no site do aplicativo, onde é possível observar as fotos no computador. O app está disponível para Android 2.1 ou superior.

ProCapture

Diferente dos aplicativos anteriores, o ProCapture não é voltado apenas para a criação de fotos panorâmicas, mas traz a ferramenta como uma de suas funções. Em sua versão gratuita, o app permite fazer 12 fotos consecutivas, que também são "costuradas" automaticamente para a criação da imagem em 360º.

Panorâmica Android

Outra função do aplicativo é a "foto ampla", que simula uma imagem feita com lentes de ângulo grande (grande-angular), "costurando" três imagens em sequência. O app traz ainda outras funções, como foco infinito, macro, grades orientadoras para facilitar a criação de imagens e controle do tempo de exposição das fotos.

Há uma versão paga do aplicativo, por R$ 4,04, que traz apenas as funções de fotos panorâmicas, sem publicidade e em Full HD. O app está disponível para Android 2.2 ou superior.

Wondershare Panorama

Com apenas um toque sobre o botão de tirar a foto, o Wondershare começa a criar sua panorâmica. Basta deslizar a câmera para a direita ou esquerda e o programa fará o resto. O que diferencia o app dos seus concorrentes são os mais de 30 filtros diferentes que podem ser adicionados às panorâmicas. É possível, por exemplo, deixar a imagem em preto e branco, no estilo das câmeras Lomo, em neon ou até como se tivessem sido desenhadas a lápis em um papel. O app está disponível para Android 1.6 ou superior.

Panorâmica Android

Panorâmica Android

Panorâmica Android