Apps Android do Dia: use programas gratuitos para criar vídeos em time lapse!

Por Rafael Romer

Você provavelmente já assistiu algum vídeo na Internet com lapsos de tempo, certo? Em inglês, eles são conhecidos como time lapses, e geralmente são uma sequência de dezenas ou centenas de imagens gravadas em um longo espaço de tempo, que em seguida são comprimidas em vídeos curtos reproduzidos em alta velocidade. Os resultados costumam ser bem legais, como este vídeo, e até impressionantes, como este.

Lógico que um time lapse bem feito pode exigir algum equipamento especializado, como boas câmeras fotográficas e até iluminação, mas alguns apps permitem que você brinque com seu smartphone e faça seus próprios vídeos do tipo de maneira descomplicada e gratuita. Confira!

Lapse It

Em todas as listas de apps de time lapse, o Lapse It é apontado como uma referência. E não é para menos: apesar de sua versão Lite não ser tão completa como a versão paga, o app é considerado o melhor do tipo disponível para Android, com diversas opções de configuração.

Para começar sua captura, basta clicar em "Nova Captura" e configurar as opções do tipo de time lapse que você deseja. Entre as opções disponíveis estão o intervalo de captura entre cada imagem (que pode ser colocado em milissegundos, segundos ou minutos), a resolução (na versão lite, apenas 240p está disponível), o modo de foco, flash, tipo de cena e até efeitos, como sépia, negativo ou vintage. Então é só mirar seu smartphone e clicar em capturar: no canto direito da tela, o app mostrará o tempo total de gravação e a quantidade de frames que já foram feitos.

Apps Android Timelapse

Apps Android Timelapse

Apps Android Timelapse

Os resultados de suas gravações estarão em sua Galeria, onde você poderá selecionar, editar, gerar e renderizar, e até exportar seus vídeos (em MP4, MOV ou FLV) direto para redes sociais ou enviá-los por e-mail. Outra parte legal é que o Lapse It disponibiliza uma galeria interna com vídeos feitos por outros usuários do aplicativo.

O app está disponível para o Android 1.6 ou superior.

TimeLapse!

Se as opções indisponíveis da versão Lite do Lapse It te irritam e você não está disposto a desembolsar a quantia necessária para destrancá-las, o TimeLapse! é um boa alternativa. A principal vantagem deste app em relação ao anterior é que ele não limita o tamanho do vídeo, que pode variar de 640 x 480 pixels até 3264 x 2176 pixels (no caso do Galaxy S3).

Os menus do TimeLapse! também são bem mais simplificados. No "Timelapse Settings" o usuário poderá configurar o intervalo de captura entre imagens (em milissegundos), o FPS do vídeo e o delay. Já no menu "Picture Settings" estão as opções como tamanho do vídeo, filtros, qualidade de vídeo e balanço de brilho.

Todos os vídeos feitos por você ficarão disponíveis na tab homônima, onde podem ser compartilhados em redes sociais, enviados por e-mail ou até colocados diretamente no YouTube - o app não tem opções para edição antes da renderização, como o Lapse It, e sempre exportará o vídeo em AVI.

O aplicativo está disponível para o Android 2.2 ou superior.

Apps Android Timelapse

Apps Android Timelapse

Apps Android Timelapse