Apps Android do Dia: Mantenha seu smartphone livre de arquivos residuais

Por Rafael Romer

Assim como com qualquer dispositivo de informática, o uso constante de seu celular leva ao acúmulo de uma série de documentos, arquivos e outros tipos de dados que podem reduzir a performance de seu smartphone com o tempo. Mas limpar informações de cache e apps pode ser uma tarefa longa e pouco tediosa, principalmente sem a ajuda de ferramentas com esta função.

Para te ajudar a manter seu Android sempre livre destes arquivos residuais, selecionamos alguns aplicativos gratuitos que podem ser uma boa opção. Confira!

Clean Master

Um dos mais baixados apps desta categoria, o Clean Master resume suas tarefas em um menu inicial que traz todas as opções de limpeza. No topo é possível ver o quanto de seu Cartão SD e Memória Interna de seu smartphone estão sendo utilizados e quanto você possui livre.

Apps Android

Apps Android

Apps Android

Na parte de baixo ficam quatro opções diferentes de limpeza. Na aba "Histórico" é possível limpar as informações em cache e os arquivos residuais que estão em seu telefone, como dados deixados para trás por aplicativos já desinstalados de seu aparelho. Na aba "Privacidade" você pode deletar todas as informações armazenadas em aplicativos, como senhas, e-mail e históricos de pesquisa, por exemplo - essa opção não costuma liberar muito espaço, mas pode ser uma boa ideia para manter suas informações em sigilo.

Já na aba "Tarefas" você poderá fechar todos os aplicativos que estão rodando em segundo plano, liberando uma boa quantidade de memória que está sendo consumida sem necessidade. Já na última aba disponível, o "Gestor de Apps", é possível ter uma ideia de quanto seus aplicativos ocupam de espaço no smartphone e se livrar daqueles que você já não utiliza mais.

O aplicativo está disponível para o Android 2.1 ou superior.

1-Click Cleaner

O objetivo deste app é facilitar ainda mais a limpeza de seu celular: com apenas um clique na lixeira que fica no menu principal do app, é possível realizar quatro tarefas diferentes: limpar a memória do sistema, os registros em aplicativos, arquivos residuais de aplicativos e de dados de comunicação, como SMS e registros de ligações - sendo este último uma função que o app anterior não oferece. Cada uma dessas tarefas também pode ser realizada individualmente através dos quatro menus do serviço.

Apps Android

Apps Android

Apps Android

O 1-Click Cleaner também tem uma opção que pode ser ativada para fazer uma limpeza na memória apenas com uma "sacudida" do smartphone, utilizando o giroscópio do aparelho. Um dos lados negativos do aplicativo, no entanto, é que a tradução para o português parece um tanto "macarrônica", com termos como "tempo retardativo" para se referir à limpeza agendada que o app oferece, o que pode ser um pouco confuso para o usuário.

O aplicativo está disponível para o Android 1.6 ou superior.

App Cache Cleaner

Outro excelente app que permite limpar todos os arquivos em cache de seu celular em apenas um clique é o App Cache Cleaner, através do botão "Clear All" localizado na página principal do app. O programa também lista todos os aplicativos instalados em seu dispositivo por ordem de uso de memória, o que pode ser bem legal para você ter uma ideia do que está ocupando mais espaço em seu dispositivo.

O app ainda traz algumas opções de configuração bem úteis, como realizar uma limpeza automática assim que ele for aberto pelo usuário, através de um widget e até configurar uma limpeza automática em um determinado intervalo de tempo - como uma vez por dia.

Apps Android

Apps Android

Apps Android
Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!