Apps Android do Dia: gerencie seu pacote de dados 3G com apps gratuitos

Por Rafael Romer

Nada pior do que de repente receber uma mensagem de sua operadora de telefonia avisando que você estourou seu pacote de dados 3G, e que será cobrado a mais por Mbyte utilizado ou que terá a velocidade de conexão reduzida até o final do mês, não é mesmo?

O serviço não é exatamente uma novidade - várias operadoras costumam enviar mensagens para seus usuários avisando sobre o seu uso de 3G -, mas se você prefere gerenciar seu próprio uso de maneira personalizada, separamos dois apps gratuitos que podem ajudar bastante. Confira!

3G Watchdog

Literalmente um cão de guarda para seu pacote de dados 3G, o Watchdog tem um interface bem simples e fácil de ser configurada. Logo na primeira vez que você abrir o app, todas as informações necessárias poderão ser configuradas no menu inicial. Você poderá colocar qual é a sua cota de dados (em bytes, Kb, Mb ou Gb) e qual o período de validade (dias, semanas ou meses), assim como quando e de que forma o alerta deverá ser enviado para você - é possível desligar o 3G automaticamente quando sua cota se aproximar de determinado limite, por exemplo.

Apps Android 3G

Apps Android 3G

Apps Android 3G

Depois de configurado, o app passa a monitorar seu uso da rede 3G e colocará um pequeno ícone na sua barra de notificações superior, que mudará de cor conforme você se aproxima do limite: verde quando estiver longe do fim do pacote de dados, laranja após o primeiro alerta e vermelho quando você o estiver estourando. O app também passará a mostrar uma tabela com o resumo de seus dados enviados, recebidos e o total utilizado do seu 3G, além de uma tabela equivalente para redes Wi-Fi.

O aplicativo está disponível para o Android 1.5 ou superior.

Onavo Count

O Onavo funciona de maneira bem semelhante ao Watchdog, mas traz algumas outras opções legais que não estão disponíveis no app anterior. Após configurar todas as informações de seu plano, o programa disponibilizará uma tab chamada "Data Plan Advice" (ou "Conselho de plano de dados", em tradução livre), que estima seu uso mensal de dados e indica se seu plano atual está ou não de acordo com seu uso.

Vale destacar que esse tipo de serviço leva algum tempo para funcionar, já que é só através da coleta de dados do seu uso diário que o app consegue fazer uma análise apropriada. A mesma coisa vale para a tab "Usage profile" (ou perfil de uso), que indica seus horários de pico de uso de dados e sua média de consumo.

Apps Android 3G

Apps Android 3G

Apps Android 3G

Já na aba "App Watch" é possível conferir qual o uso de dados de todos os aplicativos que estão abertos em seu smartphone no momento - o programa até disponibiliza um medidor para mostrar qual a intensidade de consumo daquele app, permitindo que você o desinstale ou até restrinja seu uso apenas ao Wi-Fi. A conexão Wireless, aliás, é um ponto negativo do Onavo, já que, diferente do Watchdog, não tem seu consumo de dados medido pelo app.

O aplicativo está disponível para o Android 2.2 ou superior.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.