Apps Android do Dia: Explore o universo com programas gratuitos para seu celular

Por Rafael Romer | 19.03.2013 às 09:20

O universo sempre foi algo que fascinou o ser humano, mesmo antes de sermos capazes de observá-lo de perto e termos a quantidade de informações sobre seus astros e fenômenos que temos hoje em dia. E apesar de, infelizmente, não termos pisado além da nossa Lua, agora já podemos explorar outras partes do universo sem sair da Terra, através de nossos smartphones e tablets. Confira alguns dos apps espaciais mais legais e gratuitos que selecionamos. Ao infinito e além!

Google Sky Map

Um app com “Google” no nome geralmente é sinônimo de um serviço bem acabado e funcional - e o Sky Map não é uma exceção. O programa coloca uma espécie de mini planetário em suas mão, permitindo que você veja a localização de estrelas, planetas e outros astros ao seu redor.

Utilizando o giroscópio e o GPS do smartphone, o app determina sua localização exata na Terra e mostra em sua tela quais os objetos espaciais que estão na direção para a qual você apontar o celular. É possível observar objetos conhecidos do nosso céu, como a Lua, o Sol, todos os oito planetas de nosso sistema Solar - para os saudositas, inclusive, Plutão continua entre os mostrados em destaque - e até constelações, como os doze signos do zodíaco.

Apps Android Astronomia

Apps Android Astronomia

Apps Android Astronomia

Através de um menu do lado esquerdo do app, é possível "ligar" e "desligar" determinados objetos da tela, facilitando sua busca por algum corpo celeste específico. Há também uma busca nominal e um "modo noturno", que escurece o display para facilitar a busca de, por exemplo, uma estrela no céu de verdade utilizando o app como "mapa". Para quem curte fotos do espaço, o programa também traz uma galeria de imagens de galáxias e planetas feitas pelo famoso telescópio Hubble.

O app está disponível para o Android 1.5 ou superior.

SkEye

O SkEye funciona de forma muito semelhante ao Google Sky Map, mas traz algumas funções extras que, apesar de exigirem uma versão superior do Android, podem tornar sua "viagem" astronômica mais interessante. Diferente do app anterior, que mostra apenas os nomes de algumas estrelas, astros e planetas principais, o SkEye possui uma espécie de alvo com coordenadas no centro de sua tela que permite ao usuário buscar estrelas com mais facilidade e precisão.

Apps Android Astronomia

Apps Android Astronomia

Apps Android Astronomia

O programa também traz bem mais informações sobre os objetos mostrados na tela, como nome, classificação e até tamanho. Há também uma busca mais apurada por objetos específicos, como constelações, planetas e luas, que já lista o nome de diversos destes astros, facilitando a procura de quem não conhece os nomes destes corpos celestes.

O app está disponível para o Android 2.1 ou superior.

NASA

O app oficial da Agência Espacial Americana (NASA) funciona como uma central de fotos, vídeos, notícias e diversas outras informações a respeito do universo e das atividades do órgão.

Já no menu principal, o usuário poderá escolher uma entre nove janelinhas disponíveis. Na tab "missions", por exemplo, é possível ler sobre diversas missões já realizadas ou em realização pela NASA, com dados sobre o objetivo, andamento e descobertas. Há informações de missões como o telescópio Hubble, a Estação Espacial Internacional e sobre o robô Curiosity, que explora atualmente a superfície de Marte.

Apps Android Astronomia

Apps Android Astronomia

Apps Android Astronomia

Já nas tabs vídeos e imagens, você poderá acessar os materiais mais recentes liberados pela agência, como fotos do Curiosity, vídeos da tripulação da estação espacial, de simulações de supernovas, com notícias, entre vários outros. Para você ter uma ideia do acervo da NASA, são mais de 10 mil vídeos e 11 mil imagens disponíveis.

Se você deseja se manter informado, tabs como "tweets", que te mostram um feed com todos os perfis do Twitter utilizados pela NASA, "TV & Radio", com conteúdo informativo ao vivo e gravado pela NASA, e "News & Features", com artigos e notícias em texto, são as mais indicadas. Uma das únicas desvantagens do app é que todo seu conteúdo é disponibilizado em inglês, sem suporte para outras línguas.

O app está disponível para o Android 2.1 ou superior.

Spacecraft 3D

Desenvolvido para a NASA, este app pode ser uma opção legal e interativa para quem quiser ver os veículos espaciais utilizados pela agência em diversas missões mais de perto. O programa utiliza a realidade aumentada para mostrar ao usuário um modelo em 3D de diversas naves, robôs espaciais e satélites diretamente na tela do seu Android, possibilitando que a pessoa gire o modelo virtual e o veja em diferentes ângulos.

Para fazer o app funcionar, é necessário antes fazer o download de um "marcador" no formato .pdf que servirá como "âncora" do modelo virtual. Depois de baixá-lo, basta imprimí-lo, recortá-lo e colocá-lo sobre uma superfície reta. Em seguida, basta selecionar qual o veículo espacial desejado dentro do aplicativo, e apontar com sua câmera para o marcador e pronto, seu modelo de realidade aumentada aparecerá instantaneamente na tela do seu dispositivo! (Está com preguiça ou sem tinta? O marcador também funciona se estiver diretamente na tela do seu computador).

Apps Android Astronomia

Apps Android Astronomia

Apps Android Astronomia

Por enquanto, são dez sondas disponíveis no app, que incluem o Hubble, o Curiosity e a Juno, que explora Júpiter, mas poderá receber mais modelos no futuro. O aplicativo está disponível para o Android 2.2 ou superior e precisa de um dispositivo com câmera para ser utilizado.

Space Images

Mais um app desenvolvido para a NASA, o Space Images vai direto ao ponto, trazendo centenas de imagens de planetas, galáxias, asteroides e cometas em seu extenso banco de dados. As fotos podem ser procuradas por categorias, por um menu com as mais recentes ou pelas mais acessadas. É possível também salvar as suas fotos favoritas no app, salvá-las como papel de parede, ou compartilhá-las nas redes sociais.

Apps Android Astronomia

Apps Android Astronomia

Apps Android Astronomia

Pra quem tiver curiosidade de ver as imagens, mas não quer baixar o app, todas as fotos são disponiblizadas pela NASA neste site.

O aplicativo está disponível para Android 2.1 ou superior.