Apps Android do Dia: Conheça programas gratuitos para gravação de voz

Por Rafael Romer

Gravadores de voz são bem úteis, mas nem sempre vêm instalados no seu smartphone quando ele sai de fábrica. Além disso, alguns aparelhos podem vir com apps não tão bons, com uma qualidade duvidosa de captação. Para te ajudar com isso, selecionamos quatro apps gratuitos. Dê uma olhada!

Voice Recorder

Um dos mais baixados apps do tipo da Google Play, o Voice Recorder é tão simples e funcional quanto o nome do aplicativo. Em sua tela principal, o app já traz o botão para iniciar uma nova captação, assim como a listagem de todos os arquivos já gravados por você até agora. Tocando nos arquivos, é possível reproduzir, enviar, defini-los como ringtone, editar os seus nomes e deletá-los.

Uma das funções mais legais do app é o "Timer Recording", que permite que você configure o aplicativo para iniciar uma gravação programada em um horário específico - e até encerrá-la após tantos minutos. Além disso, o app também continua suas gravações mesmo com a tela do aparelho bloqueada ou durante uma ligação. Há ainda um widget que pode ser colocado na tela principal do seu smartphone, deixando um botão discreto à disposição para iniciar gravações.

Apps Android Gravação

Apps Android Gravação

Apps Android Gravação

Um ponto negativo do app, entretanto, é a falta de opções para customizar a qualidade e formato da sua gravação, o que pode prejudicar alguns usuários.

O app está disponível para o Android 1.5 ou superior.

Gravador Hi-Q-MP3

O fraco do Voice Recorder é exatamente o ponto forte do Hi-Q: além dos arquivos gravados já serem salvos no formato padrão Mp3, o app possui várias opções de customização para a captação do áudio. É possível configurar, por exemplo, a taxa de bits da gravação, que pode variar de 32 Kbps (cerca de 0,24 MB por min) até 320 Kbps (cerca de 2,4 MB por min), o ganho de áudio, e até selecionar qual o microfone do aparelhos que será utilizado para gravações (quando disponível).

No menu "Interface" há também outras opções bacanas de configuração, como um modo "obscuro" de gravação, que muda o formato do ícone e da notificação durante gravações, impedindo que outras pessoas vejam que o programa está em funcionamento.

Apps Android Gravação

Apps Android Gravação

Apps Android Gravação

Todas suas gravações ficam salvas na pasta "Recordings", onde os arquivos podem ser gerenciados, organizados, renomeados e até diretamente compartilhados por e-mail, SMS, ou até para serviços como o Google Drive, Dropbox e Whatsapp.

Uma das desvantagens do app é que em sua versão gratuita (Lite), é possível realizar gravações de no máximo 10 minutos, o que pode prejudicar alguns usuários.

O app está disponível para o Android 2.1 ou superior.

Easy Voice Recorder

Com um desenho bem legal, o Easy Voice Recorder se destaca pelas possibilidades de gravação, que podem ser feitas em formato WAVE, sem perda de qualidade, MP4 (para o Android Gingerbread ou superior) ou 3GP, usado para economizar espaço.

O app também permite gravações em segundo plano, que continuam funcionando embaixo de outros apps, além de possuir um widget para iniciar captações de áudio, que pode ser instalado na página principal do seu celular.

Todas suas faixas de áudio ficam na aba "Reprodutor", e podem ser renomeadas, excluídas, compartilhadas via e-mail, SMS e bluetooth, ou até colocadas em serviços como Google Drive e Dropbox.

Apps Android Gravação

Apps Android Gravação

Apps Android Gravação

Tape-a-Talk Voice Recorder

O Tape-a-Talk também é mais um app que investe no design simples e funcional, reunindo uma lista com suas faixas de áudio à ferramenta da gravação na tela principal do app. A função mais legal do app é a "Append Recording", que permite que o usuário continue gravando um novo áudio a partir do fim de uma faixa pré-existente - mesmo após a gravação de outras faixas.

O app também traz algumas opções de customização da captação, como formato da gravação (.wav ou .3gp), taxa de gravação, que pode variar de 8 kHz a 44,1 kHz e formato (8 ou 16 bit).

O app está disponível para o Android 2.1 ou superior.

Apps Android Gravação

Apps Android Gravação

Apps Android Gravação