Apps Android do Dia: Abandone o SMS de vez com programas gratuitos de IM

Por Rafael Romer

Os nossos smartphones já não são mais como os celulares do passado. Cada vez mais os serviços e funções de telefonia dos nossos dispositivos móveis, como mensagens de texto e ligações diretas, são passados para trás, enquanto serviços como rede sociais, aplicativos e games ganham espaço, demandando cada vez mais o uso de dados de 3G e 4G ou de conexões Wi-Fi.

Segundo um relatório recente da Ericsson, a quantidade global de dados carregados em redes móveis dobrou entre o quarto trimestre de 2011 e o mesmo período de 2012. A expectativa é que as operadoras até troquem o foco de seus serviços, passando a cobrar mais por pacotes de dados 3G e 4G e possivelmente deixando de cobrar por ligações telefônicas e SMS no futuro. Segundo informações da GSMA, a associação que representa os interesses das operadoras em todo o mundo, o setor deve passar a ganhar mais dinheiro com dados do que com voz até 2018.

Claro que nada disso significa que o SMS ou as ligações telefônicas vão desaparecer da noite para o dia, mas, enquanto estamos lentamente mudando a forma como nos comunicamos com aparelhos móveis, separamos alguns dos melhores apps que fornecem serviços de IM (mensagens instantâneas, em inglês) e de voz. Aproveite!

Facebook Messenger

Com a vantagem de te dar acesso a todos os seus contatos e amigos da maior rede social do mundo, o Facebook Messenger é uma espécie de versão "lite" do site, dando acesso apenas à interface de mensagens do serviço.

Ao abrir o app, todas as mensagens trocadas entre você e seus contatos estarão disponíveis já na página principal. Através de um botão no canto direito de baixo do app você pode criar novas mensagens, basta selecionar uma ou mais pessoas de sua lista de contatos e escrever o que deseja. É possível ainda checar quais contatos estão online no chat da rede social e trocar mensagens em tempo real. Em alguns celulares, há também uma opção para enviar e receber mensagens de texto diretamente através do app.

Apps Android IM

Apps Android IM

Apps Android IM

Todas as funções também estão disponíveis no aplicativo principal do Facebook, mas o Messenger se apresenta como uma versão mais simples, capaz de facilitar a troca de mensagens entre o usuário e seus contatos. Outra vantagem é o menor consumo de dados e a agilidade do app, que não precisa carregar, por exemplo, o conteúdo do feed de notícias do usuário, o que acaba tornando-o mais rápido e menos pesado (21 Mb no Galaxy SIII, contra 34Mb do aplicativo completo).

O app está disponível para o Android 2.2 ou superior.

Skype

Comprado recentemente pela Microsoft e apontado pela marca como o substituto do MSN, o Skype é um dos mais conhecidos serviços de comunicação VoIP (Voice Over IP, ou "Voz sobre IP", em tradução livre) da internet, proporcionando ligações para telefones fixos, celulares e web gratuitamente (de Skype para Skype) ou a baixo custo (nos outros casos). Apesar de bugs no app reportados por diversos usuários, a qualidade do som das ligações via Skype costumam ser tão boas quanto a conexão Wi-Fi disponível, apresentando uma ótima alternativa ao telefone tradicional.

Além das funções clássicas, o aplicativo para Android também possui um serviço de comunicação instantânea por mensagem de texto com seus contatos, que pode ser utilizado mesmo quando eles estiverem offline. O Skype permite ainda o envio de arquivos e mensagens gravadas em vídeo, por exemplo, que também podem ser utilizadas caso o contato esteja desconectado. No app, também é possível realizar conferências com mais de um contato por vez ou até conversas em vídeo.

Apps Android IM

Apps Android IM

Apps Android IM

A única recomendação que fazemos é que o app seja sempre utilizado em uma conexão Wi-Fi, já que, apesar de possível, ligações utilizando a rede 3G podem acabar com seu pacote de dados em pouco tempo.

O app está disponível para o Android 2.1 ou superior.

WhatsApp

Um dos mais utilizados e baixados apps de IM da Google Play, o WhatsApp vai direto ao ponto com seu serviço de comunicação instantâneo e gratuito via web. Não é necessário fazer qualquer tipo de cadastro para utilizar o aplicativo: basta colocar seu número de telefone e ele já identificará automaticamente quais entre seus contatos possuem o aplicativo instalado.

Além do serviço de mensagens, o WhatsApp também permite o compartilhamento de arquivos, fotos e vídeos entre os usuários. Além disso, o app também permite criar conversas em grupo, que podem envolver apenas contatos do usuários ou também pessoas fora de sua lista de amigos, como amigos de amigos.

Apps Android IM

Apps Android IM

Apps Android IM

As mensagens também são enviadas através da rede 3G ou Wi-Fi, o que significa que elas não serão entregues até que você consiga estabelecer uma conexão entre seu dispositivo e a internet - mesmo que a conexão com a rede de telefonia esteja ativa. A vantagem é que o app mantém tudo em seu sistema, enviando e recebendo qualquer mensagem pendente quando a conexão for estabelecida.

O aplicativo está disponível para o Android 2.1 ou superior.

Viber

De certa forma, o Viber pode ser considerado uma mistura entre o Skype e o WhatsApp, fornecendo um serviço de ligação via VoIP entre usuários e um sistema de mensagem de texto eficiente. Com mais de 150 milhões de usuários ao redor do mundo, a principal função do Viber é realizar as ligações de voz entre usuários do serviço gratuitamente. Testamos o áudio de ligações do Viber através de uma conexão Wi-Fi, que se mostrou claro e sem interrupções. Também é possível utilizar o serviço para fazer ligações para telefones fixos ou celulares, mas as tarifas de sua operadora serão aplicadas normalmente.

No modo chat, que também utiliza a internet para o envio de mensagens de texto, é possível criar conversas em grupo, enviar fotos, emoticons, criar galerias de imagens ou até marcar sua localização para compartilhar com contatos. Uma vantagem do serviço sobre outros como o Skype, por exemplo, é dispensar longos cadastros, já que o ID do usuário é criado a partir do seu próprio número de telefone.

Apps Android IM

Apps Android IM

Apps Android IM

O app só tem duas desvantagens que podem deixá-lo para trás em comparação com outros semelhantes: não é possível enviar outros tipos de arquivo por ele, como vídeos ou documentos, o que pode estragar a experiência de alguns usuários; além disso, o número de adesões ao Viber não é tão grande como a de aplicativos mais conhecidos, o que pode dificultar um pouco na hora de trocar mensagens ou ligar para seus contatos.

O app está disponível para o Android 2.0 ou superior.

Voxer

Recentemente atualizado com um design mais limpo e bem acabado, o app do Voxer para Android promete uma maneira rápida de se comunicar com amigos através de texto, imagens e som.

Diferente de outros apps, o Voxer tem como sua principal vantagem a possibilidade de mandar pequenas mensagens em áudio para seus amigos, que ficam gravadas nas janelas de chat para serem ouvidas assim que eles puderem. As mensagens de som simulam, de certa forma, um "walkie-talkie", permitindo que você converse também em tempo real com seus contatos que estão online.

Assim como no Whatsapp, é possível criar grupos com múltiplos amigos, compartilhando mensagens de voz, texto e imagens com mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Apps Android IM

Apps Android IM

Apps Android IM

O app está disponível para o Android 2.2 ou superior.

Zello

Outro "walkie-talkie" disponível para o Android é o Zello, bem mais simples que o Voxer, mas com uma função extra que inexistente no aplicativo anterior.

Além da lista de contatos que utilizam o aplicativo, o Zello possui centenas de grupos públicos e privados para a discussão de temas váriados através de pequenas mensagens de voz. É possível, por exemplo, encontrar grupos de pessoas interessadas em gastronomia, ciência, turismo, grupos de dúvidas sobre sistema Android, entre outros. Diversos grupos são brasileiros, o que significa que é possível encontrar uma boa quantidade deles em lingua portuguesa.

Além da troca de mensagens em grupo, é claro, o Zello possibilita a troca de mensagens entre você e seus contatos. Todas as mensagens ficam armazenadas no app, sendo possível ouví-las mais tarde mesmo que você esteja com o status "ocupado" ou "desconectado". Mas até agora, o serviço também não possui nenhum tipo de suporte para mensagens de texto, o que pode desagradar alguns usuários.

Apps Android IM

Apps Android IM

Apps Android IM

O app está disponível para o Android 1.5 ou superior.

Tango

Assim como o Skype e o Viber, o Tango também oferece um serviço para ligações de voz via VoIP entre o usuário e seus contatos. Em uma boa conexão Wi-Fi, a qualidade do som também se aproxima à de uma ligação por via de telefonia tradicional, com voz clara dos dois lados e um delay mínimo.

Uma função que também chama a atenção no serviço é a conversa por vídeo em alta definição, que pode ser feita entre usuários que possuam câmera frontal em seu smartphone. O app também traz mensagens de texto que podem ser enviadas em conjunto com vídeos, imagens ou sons. Para quem curtir, o Tango disponibiliza uma série de aplicativos (ou "Tango Suprises"), como emoticons animados e minigames que podem ser jogados por usuários enquanto conversam no chat.

O app está disponível para o Android 2.2 ou superior.

Apps Android IM

Apps Android IM

Apps Android IM