Aplicativos Android poderão rodar no Windows, Mac e Linux em breve

Por Redação | 02 de Abril de 2015 às 10h40

Quando o Google lançou os primeiros aparelhos com Chrome OS, o principal atrativo do sistema era a promessa de que ele, em breve, poderia rodar os mesmos aplicativos presentes em dispositivos Android. No entanto, parece que a empresa decidiu expandir seus planos e levar esses apps também para Windows, Mac e Linux.

Segundo informações desta quinta-feira (02), Mountain View quer usar o Google Chrome como plataforma-base para fazer com que esses aplicativos possam funcionar praticamente em qualquer tipo de computador. Para isso, a empresa liberou o chamado App Runtime for Chrome (ARC) para todos os desenvolvedores que quiserem levar seus programas também para o navegador.

Batizada de ARC Welder, a nova versão da ferramenta de conversão se destaca exatamente pela simplicidade com que os programadores podem levar seus apps para outras plataformas além de smartphones e tablets. Bastam apenas alguns cliques para que a mágica aconteça.

No entanto, há um fato bem curioso nisso tudo. Apesar da gigante ter lançado o Android 5.0 Lollipop há pouco tempo, ele ainda não é compatível com o ARC, que, por sua vez, é limitado apenas à versão 4.4 do sistema. Por outro lado, o novo sistema inclui o chamado Google Play Services, que serve como elemento-chave para o funcionamento de muitos aplicativos, principalmente aqueles que se integram a outros serviços da empresa.

Ainda assim, nem todos os recursos referentes à loja devem estar disponíveis nos computadores. Apps que possuem algum tipo de microtransação ou venda de conteúdo em geral podem não funcionar como esperado — algo que o Google deve corrigir em breve.

Via: Ars Technica, The Next Web

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.