Android já domina quase 85% do mercado de smartphones

Por Redação | 31 de Julho de 2014 às 15h40
photo_camera Divulgação

O Android nunca esteve em um estágio de tamanha soberania. O sistema operacional do Google agora atingiu um novo patamar e bateu um recorde de 84,6% de participação nos embarques globais de smartphones, de acordo com uma pesquisa realizada pela Strategy Analytics. Tal crescimento se deu às custas dos sistemas iOS, Windows Phone e BlackBerry, afirma a empresa.

O Android, sozinho, foi responsável por 249,6 milhões de smartphones embarcados no trimestre, contra 186,8 milhões enviados no ano anterior. O número é quase sete vezes maior que o da Apple, que conta com 35,2 milhões de smartphones embarcados. A participação de mercado da Maçã caiu de 13,4%, registrados há um ano, para 11,9% no trimestre atual.

"O crescimento mundial do Android está sendo impulsionado pela forte demanda por smartphones de baixo custo em várias regiões do globo, incluindo China, Índia e África", revela Neil Mawston, diretor executivo da Strategy Analytics.

De acordo com o executivo, a maior ameaça ao futuro do Android é representada pelo novo catálogo de produtos da Apple, que deve lançar iPhones com telas maiores nos próximos três a seis meses. Isso pode fazer com que milhões de usuários do sistema do robô migrem para o iOS até o fim deste ano.

Os embarques globais de smartphones cresceram 27% ao ano neste trimestre, alcançando a marca de 295,2 milhões de unidades, contra 233 milhões registradas no mesmo período de 2013. Apesar do crescimento ter sido o mais singelo dos últimos cinco anos, permanece forte em regiões como Ásia e África.

A Strategy Analytics afirmou que o número de usuários de smartphones em todo o planeta chegará a bater quase 2,5 bilhões até o fim de 2015, graças ao crescimento do mercado na Ásia Oriental.

Leia também:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.