Android completa seu quinto aniversário

Por Redação | 06 de Novembro de 2012 às 14h56

No dia 05 de novembro de 2007 nascia a primeira versão apresentada do sistema operacional móvel do Google, o Android. Na época, o projeto que já pertencia ao gigante das buscas também era parte da Open Handset Alliance, uma fundação que agrega empresas adeptas dos padrões abertos na web, e ainda rodava em um Linux versão 2.6.

Muitas atualizações e novidades aconteceram desde então. O sistema operacional passou por várias melhorias, recebendo, a cada nova versão, o nome de um doce. Ao olharmos para trás e compararmos o antigo Android 1.0 com o atual Android 4.2 Jelly Bean, teremos a impressão de estar comparando dois sistemas operacionais completamente diferentes.

Várias foram as novidades, bem como os recursos implementados. E a larga aceitação do sistema operacional no mercado fez com que várias fabricantes criassem aparelhos específicos para rodá-lo, o que deu ao usuário uma grande liberdade de escolha entre marcas e modelos de smartphones e tablets.

Android 5 Anos

T-Mobile G1 e Nexus 4: a evolução do Android (e dos dispositivos) em apenas 5 anos

Ainda relembrando um pouco a história do Android, você sabia que o primeiro smartphone a trazer o sistema foi um HTC Dream? Nos EUA ele era conhecido como T-Mobile G1 e tinha um display de 3.2 polegadas, com câmera de 3.15 MP, teclado QWERTY e 192 MB de RAM. O Android 1.0, que foi o primeiro sistema operacional móvel apresentado pelo Google, foi atualizado para Android 1.6 Donut, um ano depois.

A evolução do Android fica mais evidente quando comparamos o antigo G1 com o mais novo dispositivo do Google, o Nexus 4. Em apenas cinco anos, não apenas o sistema operacional evoluiu espantosamente, como também os gadgets e dispositivos móveis. O Nexus 4 conta com um display de 4.7 polegadas, processador quad-core, câmera de 8 MP, tela touch e 2 GB de RAM! É um salto considerável, não?

Desejamos ao Android muito sucesso e que venham vários prósperos e inovadores anos pela frente!

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.