Android: busca no Google agora exibe resultados de aplicativos instalados

Por Redação | 05 de Dezembro de 2013 às 14h47
photo_camera Divulgação

Usuários de aparelhos Android acabam de ganhar uma novidade: a busca no Google em tablets e smartphones passou por uma grande atualização que agora permite pesquisar por conteúdos ligados aos aplicativos instalados nos dispositivos. Saiu no Engadget.

Quando você fazia uma pesquisa no Google pelo Android, o site exibia resultados apenas com base naquilo que você digitava. A partir de agora, além desses resultados, a busca dá a opção de abri-los em apps credenciados com a nova ferramenta através de um botão dedicado. O objetivo dessa opção é tornar mais fácil e relevante a utilização dos aplicativos mais usados pelo indivíduo, principalmente ao fazer buscas no Google.

Os serviços que já adotaram o recurso são os seguintes: Flixster, AllTrails, OpenTable, IMDb, Trulia, Etsy, Newegg, Moviefone, Expedia, Beautylish, Wikipedia e Allthecooks Recipes. Funciona assim: ao digitar o nome de um filme na busca do Google, por exemplo, o site exibe vários resultados. Entre eles aparece um botão do IMDb para que você acesse mais informações direto pelo aplicativo do serviço.

Android - Busca Google

Os usuários não precisam baixar nenhuma atualização para começar a usar a novidade, pois os desenvolvedores dos apps é que terão que tornar seus produtos compatíveis com a nova função. A ferramenta será distribuída aos poucos e valerá tanto para o aplicativo de busca do Google como para o Google Chrome no sistema operacional Android.

Quem é desenvolvedor e deseja tirar dúvidas sobre como funciona esse novo mecanismo, pode acessar uma página informativa do Google para saber como adaptar sseus apps à nova busca.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.