Android L virá codificado de fábrica; aprenda a ativar o recurso no KitKat

Por Redação | 19.09.2014 às 17:44 - atualizado em 19.09.2014 às 17:56

Os novos aparelhos com o sistema operacional Android L já virão com maior proteção de dados, encriptados desde o início. O anúncio do Google, veiculado pelo GigaOM, vem após as novas políticas de privacidade da Apple para seu sistema iOS 8, que não pode ser decriptado nem mesmo pelos fabricantes.

O problema da falta de segurança em dispositivos móveis vem deixando os consumidores apreensivos, principalmente depois dos relatos de invasão de privacidade feitos pelo ex-funcionário da CIA Edward Snowden e do recente vazamento de fotos comprometedoras de celebridades como Jennifer Lawrence e Selena Gomez.

Aliás, o Google já oferece a opção de encriptação de dados nas versões Jelly Bean e KitKat do Android. Confira abaixo, com informações do PC World, como ativar o recurso, porém, esteja ciente que alguns aparelhos mais antigos podem sofrer lentidão ou consumir mais bateria:

1. Conecte seu telefone ou tablet ao cabo de alimentação e mantenha recarga enquanto fizer a ativação. O processo todo leva até uma hora ou mais e falha caso a bateria acabe no meio desse tempo.

2. Abra as Configurações do aparelho e acesse o item de Segurança. Então entre nas opções de Bloqueio de Tela e escolha PIN. É bom lembrar que, ao codificar seu telefone ou tablet, ele precisará sempre desta senha para desbloquear seu uso. A segurança aumenta, mas pode ser um inconveniente pra muita gente.

Codificação

3. Depois disso, vá até a opção Codificar telefone ou tablet e escolha Codificar cartão SD na caixa de opções. Confirme o procedimento e insira sua senha PIN.

Codificação

4. Pressione a opção Codificar telefone ou tablet. Antes, porém, saiba que a codificação é irreversível. Caso queira desfazer, é necessário resetar o aparelho para as condições iniciais de fábrica.

Codificação

5. Aguarde enquanto o aparelho realiza o processo, que pode levar uma hora ou mais e reinicia o sistema várias vezes. Ao terminar, você precisará inserir seu PIN. Lembre-se: não esqueça nunca desta senha.

Pronto, o telefone está codificado e agora fica mais difícil para terceiros roubar seu conteúdo pessoal. Como vários recursos de proteção, este não é infalível, mas aumenta consideravelmente a segurança de suas informações.

Fonte: https://gigaom.com/2014/09/19/like-ios-8-android-l-will-reportedly-make-it-harder-for-cops-to-access-whats-on-your-phone/