Android L: veja como deve ficar a nova versão da Google Play Store

Por Redação | 17 de Setembro de 2014 às 17h41
photo_camera Divulgação

Se os rumores estiverem corretos, daqui a aproximadamente um mês o Google irá anunciar (e liberar) a próxima versão de seu sistema operacional, que por enquanto é chamada de Android L. A plataforma irá trazer não apenas melhorias de performance e consumo de energia, mas também uma repaginada completa no visual do software, que ficará mais minimalista e simples de ser utilizado.

Um dos itens que farão parte dessas mudanças de interface é a loja de aplicativos da empresa, a Google Play Store. Ela já passou por pequenas atualizações nos últimos meses, mas será com a chegada do Android L que o serviço ganhará um visual muito mais intuitivo – e bonito também, claro. Publicadas pelo site Android Police, as imagens a seguir revelam como deverá ficar a Play Store 5.0 na nova versão do sistema do robôzinho verde. Então vamos às novidades.

Todas as mudanças são baseadas em um novo projeto da gigante das buscas chamado Material Design. Apresentado em junho deste ano na conferência para desenvolvedores Google I/O, a iniciativa consiste em unificar aspectos visuais e funcionais dos produtos da empresa através de um mecanismo que garante mais cores e profundidade de pixels exibidos na tela do dispositivo. Além disso, visa reduzir a fragmentação do sistema operacional e deixá-lo com "a mesma cara" em todos os aparelhos, seja em um PC, notebook, tablet ou smartphone.

Pelas imagens, o que dá para perceber é que o Google optou por cores mais sólidas, sem sombreamentos e outros efeitos, como acontece no modelo atual da loja.

Google Play Store 5.0

À esquerda: atual Play Store. À direita: Play Store 5.0

Na paleta de cores abaixo, acima ficam as tonalidades da Google Play de hoje, e abaixo como ela deverá ficar na versão 5.0:

Google Play Store 5.0

Acima: atual Play Store. Abaixo: Play Store 5.0

Agora, note como esse conceito de cores mais sólidas também sera aplicado nas seções Apps, Filmes e TV, Livros, Música e Notícias da loja:

Google Play Store 5.0

Atual Play Store.

Google Play Store 5.0

Play Store 5.0

Falando nisso, os ícones de cada uma dessas seções deve ficar assim:

Google Play Store 5.0

A interface não será alterada apenas nas páginas iniciais, mas também no "recheio" de cada uma. Por exemplo, quando você abrir um álbum musical no seu smartphone, ele ficará como o da foto à direita, com um foco maior nas imagens e nos blocos de cor, destacando o conteúdo – no caso o artista – reproduzido:

Google Play Store 5.0

À esquerda: atual Play Store. À direita: Play Store 5.0

Embora as imagens indiquem uma versão da Google Play bem mais simples e moderna (baseada no Material Design), é possível que o visual sofra alterações até seu lançamento oficial. Também é importante lembrar que a gigante das buscas não confima a veracidade das fotos e, portanto, elas devem ser tratadas como rumor. Em todo caso, são grandes as chances de conhecermos todas as novidades do Android L (5.0) no mês que vem. Então, o jeito é esperar.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.