Android L traz melhoria de mais de 30% na durabilidade da bateria

Por Redação | 03 de Julho de 2014 às 14h49

Um pouco a mais de bateria nunca faz mal a ninguém. E por mais que você não seja daqueles que sofrem com a distância até um carregador sempre que o smartphone ultrapassa o limiar de 10% de carga restante, ficará feliz em saber que o Project Volta, sistema de gerenciamento inteligente de energia do Android L, é capaz de garantir uma autonomia até 36% maior para os celulares com o novo sistema.

Pelo menos, esses foram os achados do Ars Technica, utilizando a versão para testes da plataforma. Disponibilizada oficialmente pelo Google, a edição está disponível para desenvolvedores credenciados e serve para que eles, justamente, utilizem todas as novidades do Android L, adaptando seus aplicativos a eles ou fazendo um uso melhor do que há de novo no sistema operacional.

Os resultados obtidos pelo site correspondem ao uso “normal” do aparelho, sem a utilização dos sistemas de gerenciamento avançado ou de economia de energia. Outros usuários, em fóruns de desenvolvimento consultados pelo Ars Technica, também obtiveram resultados semelhantes. Mas, por outro lado, existem relatos de um bug que consome 15% mais bateria, que deve ser fixado no futuro.

A mudança, claro, vai variar de aparelho para aparelho e depende também do número de serviços e aplicativos ativados pelo usuário. Os resultados serão diferentes, claro, mas a ideia geral é que qualquer aparelho com Android L tenha sua vida útil ampliada, nem que seja por apenas um pouco, garantindo uma maior autonomia para os aparelhos com a plataforma.

De forma a garantir que o usuário saiba exatamente quais apps são os maiores comedores de bateria, o Volta traz um sistema de gerenciamento avançado de energia, que permite observar os gastos de cada solução. Além disso, possui um sistema de economia, que pode ser ativado sempre que o aparelho está com menos de 15% restantes. Ele desliga todas as aplicações não essenciais e deixa o celular funcionando de forma totalmente restrita, para otimizar ao máximo esse último fôlego.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.