Android L: nome oficial da nova versão do sistema pode ser divulgado em breve

Por Redação | 08.09.2014 às 10:13
photo_camera Divulgação

A última versão do Android, a 4.4 KitKat, trouxe alguns benefícios que facilitaram sua expansão para um número maior de dispositivos. Isso sem contar que a plataforma ficou mais intuitiva e simples, sem deixar de ser funcional. Agora com o Android 5.0, conhecido até o momento como Android L, o Google quer continuar seguindo esse raciocínio, mas um detalhe ainda permanece em segredo: o nome da nova versão do sistema operacional móvel.

São muitas as especulações, incluindo as expressões Lollipop, Lava Cake e Lemon Meringue Pie. Até o momento, a empresa não divulgou nenhuma informação oficial. No entanto, não deve demorar muito para sabermos como se chamará a versão 5.0 do robô verde, já que o site Mobile Syrup recebeu de um leitor duas imagens que indicam um possível anúncio em breve.

As fotos teriam sido tiradas enquanto o usuário visitava a sede do Google, em Mountain View, na Califórnia (Estados Unidos). Para quem não sabe, na entrada do complexo ficam localizadas várias estátuas em formatos de doces que representam cada uma das versões do Android lançadas até hoje. Geralmente, sempre que um novo software está prestes a chegar ao mercado, a companhia prepara o terreno para adicionar o "mascote" que irá representar a nova versão da plataforma.

É justamente isso que aparece nas imagens abaixo. Como você pode ver, o local está passando por obras que indicam a inclusão de uma nova peça, logo ao lado da estátua do chocolate KitKat (última versão do sistema).

Android L

Da esquerda para a direita, as versões já lançadas do Android: Cupcake (1.5), Gingerbread (2.3), KitKat (4.4), Ice Cream Sandwich (4.0), Honeycomb (3.0, 3.1, 3.2) e Jelly Bean (4.1, 4.2, 4.3). (Foto: Frédérik Lajoie/Twitter)

Já nesta outra fotografia, é exibido um lembrete para visitantes e funcionários alertando de que um guindaste será instalado na região das estátuas – neste caso, o equipamento entrou em operação no último sábado (6).

Android L

Aviso indicava que um guindaste entraria em operação no último sábado. (Foto: Frédérik Lajoie/Twitter)

Obviamente, as obras podem significar apenas alguma reforma rápida na infraestrutura do local e não a colocação de um novo boneco gigante da família Android. Apesar disso, as chances da companhia adicionar o objeto são muitas, uma vez que a versão final do Android L tem lançamento previsto entre os meses de outubro e dezembro. Além disso, circula um rumor na imprensa internacional de que o Android Wear 2.0 também ganhará um nome de doce e que o anúncio oficial acontecerá no dia 15 de outubro. Dessa forma, faria sentido o Google colocar uma estátua para celebrar a chegada de uma nova versão do sistema para smartwatches.

O Android L tem como principal característica uma reformulação completa na interface de usuário, a maior desde o Ice Cream Sandwich. O sistema foi construído com base no projeto Material Design, uma iniciativa que consiste em unificar os aspectos visuais e funcionais dos produtos do Google em todos os dispositivos. Tudo isso aliado a melhorias de desempenho que prometem dobrar a autonomia de bateria e velocidade dos aplicativos rodando na nova plataforma, além de tirar todo o potencial das GPUs dos novos processadores. Mais detalhes sobre o Android L podem ser lidos aqui.