Android KitKat terá foco em gadgets vestíveis e em Smart TVs

Por Redação | 31.10.2013 às 13:56
photo_camera Divulgação

Falta pouco para o Google revelar a cara do Android 4.4 KitKat. Enquanto isso não acontece, não param de vazar informações sobre funcionalidades do novo sistema operacional móvel da gigante das buscas.

De acordo com o Engadget, vazou um documento confidencial do Google compartilhado com empresas que fabricam dispositivos Android para prepará-las para a chegada do novo software. O arquivo sugere que o KitKat terá suporte para os óculos de realidade aumentada Google Glass e com relógios inteligentes, mas continua a ter como base principal os tablets e smartphones.

O documento diz que o sistema "otimiza o uso de memória em cada componente principal" e vai ajudar desenvolvedores a criar aplicativos inteligentes que consomem menos memória. Isso vai permitir que o software funcione melhor tanto em aparelhos topo de linha até dispositivos mais simples.

Além disso, o Android KitKat deve transformar o smartphone do usuário em um "controle remoto" para diversas tarefas, e contar com suporte para três novos tipos de sensores: vetor de rotação geomagnética, detector de passos e contador de passos. O relatório ainda afirma que essas ferramentas serão mais exploradas quando o Google lançar seus primeiros modelos de smartwatches.

Também será atualizado o modo de tela cheia do sistema, que pode facilitar o trabalho dos desenvolvedores na hora de acrescentar novas interfaces de ponta a ponta. Já a barra de navegação deixará de ficar visível a todo instante, assim como já acontece nos browsers de PC.

Vale lembrar que nada disso foi confirmado oficialmente pelo Google. O site ETNews, da Coreia do Sul, diz que o novo Android 4.4 KitKat também terá um grande foco no segmento de Smart TVs. Um arquivo divulgado pelo portal menciona o surgimento de uma interface otimizada para permitir que os celulares e tablets equipados com o novo sistema operacional possam interagir melhor com aparelhos de TV.

O anúncio do novo Android deve ocorrer até o final de novembro, quando a empresa também pode anunciar o novo smartphone Nexus 5.