Android KitKat já está presente em quase 21% dos gadgets Android, diz Google

Por Redação | 13 de Agosto de 2014 às 13h20

Se ainda havia qualquer dúvida sobre a popularidade do Android 4.4 KitKat, o Google resolveu acabar com elas nesta quarta-feira (13). De acordo com o relatório de uso de dados divulgado mensalmente pela companhia, a mais recente versão do sistema já está presente em praticamente 21% dos dispositivos móveis que o têm instalado.

O resultado surpreende principalmente se levarmos em consideração os relatórios dos meses de junho e julho. Neles, o KitKat estava presente somente em 14,9% e 17,9% dos aparelhos que usam o sistema, respectivamente.

Muito embora Mountain View não explique os fatores que estão contribuindo para o crescimento constante, é muito provável que ele esteja associado ao surgimento de novos dispositivos que já vêm com a nova versão instalada. É o caso, por exemplo, do LG G3 e dos Samsung Galaxy Tab S e Galaxy S5. Além disso, gadgets mais antigos que vieram com a versão anterior, a 4.3 Jelly Bean, também vêm sendo atualizados para a 4.4 KitKat.

Como era de se esperar, as fatias de participação foram conquistadas de versões mais antigas do Android. A Ice Cream Sandwich, por exemplo, caiu para apenas 10% de presença e muito em breve deve figurar na casa de um único dígito já no mês de setembro.

Em relação aos dois últimos meses, Android 4.4 KitKat cresceu praticamente 7% e já está instalado em 20,9% dos aparelhos com o Robô Verde. Número foi alcançado após o Google monitorar os dispositivos que acessaram a Play Store nos primeiros 7 dias úteis de agosto

Em relação aos dois últimos meses, Android 4.4 KitKat cresceu praticamente 7% e já está instalado em 20,9% dos aparelhos com o Robô Verde. Número foi alcançado após o Google monitorar os dispositivos que acessaram a Play Store nos primeiros 7 dias úteis de agosto (Imagem: Screenshot/Canaltech)

Com este novo relatório, a dúvida deixou de ser se o KitKat seria bem aceito e adotado pelo mercado e agora é sobre se ele conseguirá crescer tão rapidamente a ponto de superar a Jelly Bean antes do lançamento do Android L. A nova versão do sistema operacional móvel do Google será lançada até o fim deste ano e trará consigo inúmeras novidades que poderão angariar usuários mais rapidamente que o KitKat conseguiu. Vamos esperar para ver.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.