Android Jelly Bean já detém 10% do mercado e Gingerbread fica abaixo dos 50%

Por Redação | 07 de Janeiro de 2013 às 18h00

O Google divulgou nesta segunda-feira (7) dados atualizados sobre a adoção de sua plataforma móvel, o Android, ao redor do mundo. Com base nos dados, a última versão do sistema, o Jelly Bean, detém 10,2% do mercado, enquanto o Gingerbread (2.3) ainda roda em quase metade de todos os aparelhos equipados com Android.

Agora, o Gingerbread é utilizado por 47,6% dos usuários Android, seguido pelo Ice Cream Sandwich (4.0), que detém 29%. A mais recente versão da plataforma, o Jelly Bean (4.1), finalmente atingiu a marca de 10%, seis meses após o seu lançamento.

Os dados coletados pelo Google são baseados em todos os aparelhos que acessaram a loja de aplicativos Google Play em um período de catorze dias. Segundo o ZDNet, o crescimento do Jelly Bean em dezembro de 2012 segue o aumento no número de usuários da versão 4.1 em outubro do ano passado, quando passou de 2,7% para 6,7%.

Adoção versões Android

Reprodução: Google

A empresa também viu sua plataforma móvel crescer graças ao mercado chinês no último ano, onde dois em cada três smartphones vendidos no país são equipados com o Android — isso transformou a China no maior mercado Android do mundo.

No entanto, a adoção lenta das versões mais recentes do OS do Google afeta todos os componentes do ecossistema, principalmente os desenvolvedores de aplicativos que devem atender à demanda por novos produtos em diversas versões. Isso também afeta o consumidor que não tem acesso a novas funcionalidades e atualizações de segurança.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.