Android Auto está disponível para receivers da Pioneer e Android Lollipop

Por Redação | 19 de Março de 2015 às 18h14

Anunciado em junho do ano passado, o Android Auto, plataforma móvel do Google destinado aos veículos, está disponível a partir desta quinta-feira (19). Seu uso, entretanto, ainda fica restrito ao uso conjunto de um aparelho da Pioneer com um dispositivo rodando Android 5.0 Lollipop.

O Google planeja em breve transformar quaisquer dispositivos com Android numa central de informação e entretenimento automotivo. A ideia é ligar o aparelho via cabo USB e emitir comandos de voz, traçar rotas, obter dados sobre o veículo e os hábitos de direção e também controlar aplicativos como Spotify ou Soundcloud.

A plataforma, contudo, só poderá ser utilizada de forma mais ampla quando as montadoras parceiras do Google disponibilizarem um sistema embutido capaz de se comunicar com o Android Auto. Até lá, fabricantes como a Pioneer devem oferecer dispositivos para rodar o Android Auto.

Android Auto

A Pioneer lançou recentemente três dispositivos — AVIC-8100NEX, AVIC-7100NEX e AVH-4100NEX — com telas de 7 polegadas, capazes de tocar CDs e DVDs, além de MP3, com suporte para o Android Auto. Com eles, é possível testar a plataforma, já disponível na Google Play Store.

Os aparelhos ainda não oferecem tudo o que a companhia pretende e funcionam como um "GPS incrementado", com suporte de navegação do Google Maps, central telefônica e de mensagens sem o uso das mãos, assistente de tráfego e biblioteca musical. O preço é salgado, varia entre US$ 700 e US$ 1.400.

A expectativa é de usar o Android Auto embutido em veículos até o final do ano, em modelos de fabricantes parceiras, como Acura, Audi, Bentley, Chevrolet, Chrysler, Dodge, Fiat, Ford, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Maserati, Mitsubishi, Nissan, Renault, Subaru, Suzuki, Toyota, Volkswagen e Volvo.

Até lá, o Google também espera que desenvolvedores criem novos aplicativos para a plataforma, que busca no leque de opções uma vantagem competitiva diante do rival Apple CarPlay. Confira um vídeo de demonstração do Android Auto:

Via Engadget e Google Play

Fonte: http://www.engadget.com/2015/03/19/android-auto-official-launch-lollipop-pioneer/?ncid=rss_truncated

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.