Android: 100 mil aplicativos disponíveis na Google Play são tidos como suspeitos

Por Redação | 05 de Novembro de 2012 às 17h45
photo_camera Tudo celular

Uma pesquisa desenvolvida pela Bit9, empresa que analisa permissões de aplicativos, e publicada nesta segunda-feira (5), afirma que 100 mil aplicações disponíveis na Google Play possuem procedência questionável ou são suspeitas.

A empresa analisou 400 mil aplicativos disponíveis - atualmente, a loja possui mais de 700 mil apps -, com foco nas permissões solicitadas em cada aplicativo e a ameaça de vulnerabilidade para os aparelhos móveis equipados com sistema operacional Android a partir de suas aplicações. E juntamente com este levantamento, a Bit9 desenvolveu uma pesquisa com os profissionais de TI, responsáveis pelas políticas de segurança de aplicativos móveis.

O estudo revelou que 72% dos aplicativos utilizam ao menos uma permissão de alto risco, ou seja, mais de 290 mil aplicativos. Dos entrevistados, 71% afirmaram que as empresas onde trabalham permitem que seus funcionários conectem seus dispositivos pessoais à rede coletiva da companhia (abrindo, aí, possibilidades para que pessoas mal intencionadas acessem dados da empresa), e 84% das pessoas consultadas afirmaram que consideram a plataforma iOS significativamente mais segura do que o Android.

96% das pessoas também afirmaram que têm acesso ao e-mail corporativo em seus smartphones ou tablets, além de se conectarem à rede da empresa.

Com base nessas informações, os pesquisadores concluíram que 26% dos aplicativos analisados na Google Play permitem o acesso a informações privadas como e-mails e contatos; 42% têm acesso aos dados de localização do usuário através do GPS do aparelho; 31% têm acesso aos números de telefone e chamadas e 9% dos aplicativos usam permissões que podem, em um futuro, gerar algum tipo de cobrança para os usuários.

Outro dado interessante apresentado pela Bit9 é que, de 115 aplicativos compostos pelas palavras 'Angry' ou 'Birds', apenas 4 são os verdadeiros jogos e apps da Rovio e da franquia 'Angry Birds'.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.