6 maneiras de gerenciar melhor o uso de dados no Android

Por Dimitri Pereira

Com alguns ajustes simples e fáceis de fazer, você poderá gerenciar melhor a quantidade de dados móveis utilizados no seu smartphone Android.

Se o seu plano de dados permite 2 GB ou 10 GB por mês, a última coisa que você vai querer é uma mensagem dizendo que está próximo de estourar o limite. Com algumas configurações do sistema, você pode personalizar os seus aplicativos para minimizar o uso de dados.

No Google Chrome

O navegador do Google possui um recurso para proteger os seus dados muito fácil de ser ativado e leva apenas dois passos. Depois de ativado, o Chrome irá reduzir o tamanho geral das imagens e sites visualizados no seu dispositivo móvel. Para habilitá-lo:

Passo 1. Abra o Chrome e, em seguida, vá em Configurações > Economia de dados.

Passo 2. Deslize o interruptor para a posição "On".

dados economia

Ao longo do tempo, um gráfico mostrará detalhadamente a quantidade de dados que você economizou.

Reduza a qualidade de streaming

Vários aplicativos como o Snapchat, o Netflix e o Google Play Music oferecem a opção para diminuir o uso de dados móveis. A menos que você não abra mão da qualidade de áudio e vídeo, você pode configurá-los para uma menor qualidade em aplicativos de músicas e vídeos que provavelmente passará despercebida. Deixar o Snapchat em "Modo de viagem" não reduz a qualidade, porém, ele freia o aplicativo evitando que histórias e outros conteúdos sejam pré-carregados.

No Netflix

Passo 1. Abra o aplicativo e toque sobre as três barrinhas à esquerda na parte superior.

Passo 2. Em seguida, role as opções do menu até a seção "Configurações" e depois toque sobre "Configurações de aplicativo".

Passo 3. Na tela que se abre, toque sobre a seção "Reprodução de vídeo", toque sobre "Uso de dados da rede celular".

Passo 4. Desative o interruptor "Automático" movendo-o para a esquerda e selecione a opção "Baixo".

dados economia

No Snapchat

Passo 1. Toque sobre o ícone de fantasminha na parte superior do centro da tela.

Passo 2. Em seguida, toque em Configurações na parte superior direita da tela no ícone de engrenagem.

Passo 3. Toque na seção "Gerenciar, e logo depois ative o "Modo Viagem".

dados economia

No Google Play Music

Passo 1. Já com o aplicativo aberto, toque sobre as três barrinhas de configuração na parte superior esquerda da tela.

Passo 2. Em seguida toque sobre "Configurações".

Passo 3. Na página que se abre, na seção "Reprodução", deslique o interruptor "Stream somente vi."

Passo 4. A opção "Qualidade em rede móvel", que se encontrava acinzentada, vai se tornar nítida. Toque sobre ela e escolha a opção "Baixa".

dados economia

A opção de pré-carregamento para restringir o conteúdo ou para diminuir a qualidade de streaming não está limitada a esses três aplicativos. Certifique-se sempre de verificar a seção "Configurações" de aplicativos como Twitter, Instagram e Facebook para ver se tem opções semelhantes.

Use o Facebook no navegador

Uma boa opção para reduzir gastos é talvez abandonar o Aplicativo do Facebook. Acessar o site através do navegador utiliza muito menos dados, não é executado em segundo plano e mesmo assim ainda enviará alertas de novas atividades como comentários ou mensagens.

Se você substituir o ícone do aplicativo por um atalho na tela inicial do seu dispositivo móvel Android, você provavelmente nunca notará a diferença entre um e outro.

dados economia

Gerencie os serviços de sincronização

Quando você adiciona uma conta Google em seu smartphone Android, ele começa a sincronização automática de vários outros serviços também vinculados à sua conta Google. O Google Keep e o Google Fit, por exemplo, são habilitados em sincronia depois que uma conta Google é adicionada.

O que você pode fazer é limitar quais serviços de sincronização serão automatizados, abrindo o aplicativo em "Configurações", depois em "Contas" e selecionar a sua conta Google. Em seguida, acesse quais são os serviços sincronizados em seu dispositivo e desative tudo o que você não usa. Por exemplo: se não usa o News ou o Weather, desligue-os. Feito isso, mesmo que estes serviços não gastem muito de seu plano de dados, ajudará na economia dos mesmos.

Depois de fazer isso, você ainda pode observar todas as outras contas adicionadas ao seu smartphone e verificar nas configurações de sincronização qual o uso real que você faz delas, desligando essas funções. Cada pouco ajuda.

dados economia

Restrinja os dados de fundo

Você pode impedir que aplicativos façam coisas como verificar o seu email ou atualizar um feed de rede social enquanto o dispositivo está bloqueado. Desative essa função abrindo "Configurações", depois indo em "Uso de dados", depois toque no Menu e em seguida toque em "Restringir dados de fundo". Depois disso, confirme em "Ok".

Depois que o recurso for ativado, a maioria dos aplicativos só vai usar dados quando você estiver usando ativamente o seu telefone ou quando estiver conectado à sua rede Wi-Fi. Em alguns casos, você precisará estar usando o dispositivo e estar conectado ao mesmo tempo em uma rede Wi-Fi.

O painel de configurações de "Uso de dados" também é onde você poderá definir o ciclo de faturamento e também adicionar alertas quando o seu uso de dados atingir um determinado limite específico. Além disso, nesse mesmo painel, você poderá acompanhar a quantidade de dados que cada aplicativo está usando e remover ou alterar os hábitos de utilização baseados em padrões de uso.

dados economia

Baixe músicas e filmes offline

Quando possível, sempre faça downloads de conteúdo de seu interesse e deixe-os armazenados em seu dispositivo Android. A música é uma oportunidade óbvia para reduzir o streaming de dados, assim como programas de TV e filmes baixados em aplicativos como o Amazons Prime Video. O Netflix, por exemplo, não permite esse recurso.

No Google Maps você pode baixar as seções de um mapa para navegação offline. Isso também ajudará na redução do uso de dados, embora ele ainda use os dados para recolher informações tais como relatórios de tráfego, a menos que você tenha ativado o "modo avião".

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.