5 dicas para liberar espaço no seu Android

Por Joyce Macedo

Atualmente, existe um aplicativo para tudo. Apesar da aparente praticidade trazida por esses pequenos programas, o excesso pode acabar prejudicando o rendimento do seu dispositivo móvel. A matemática é simples: quanto menos espaço de armazenamento interno seu dispositivo possui, mais fácil será esgotá-lo.

Se você está precisando liberar espaço no seu smartphone ou tablet equipado com Android, confira algumas dicas que podem ajudá-lo.

1. Descubra o que está ocupando mais espaço

As versões mais recentes do Android possuem uma ferramenta capaz de mostrar exatamente o que está sobrecarregando o espaço de armazenamento do dispositivo. Para encontrá-la, basta ir até o menu de Configurações e clicar em Armazenamento. Aqui é possível ver quanto espaço está sendo destinado a aplicativos, fotos, vídeos, arquivos de áudio, download, dados de cache, entre outros.

Ao clicar em uma das opções apresentadas, é possível ver mais detalhes. No caso de "Dado de apps e conteúdo de mídia" é possível ver exatamente o espaço que cada aplicativo instalado no seu aparelho está usando e excluí-lo ou apenas realizar uma limpeza. Já a opção "Downloads" mostra toda a lista de downloads realizados no dispositivo. Basta clicar e segurar por alguns segundos o nome do arquivo que deseja remover para que a opção apareça na tela.

Armazenamento Android

Imagem: Captura de tela / Canaltech

Ao lidar com aplicativos, tenha em mente que além do app em si, seus dados e o cache de todos os complementos ajudam a aumentar o espaço total usado por ele. Por exemplo, se você tem o Spotify instalado no seu smartphone e o cache está cheio de músicas para ouvir offline, o app pode estar usando mais de 1 GB de espaço na memória do seu aparelho. Você pode optar por limpar o cache do Spotify para remover todo esse conteúdo e resolver parte do problema.

O Spotify é apenas um exemplo, pois todos os aplicativos que armazenam dados em cache para uso offline funcionam da mesma forma.

2. Gerenciando pastas e arquivos

A ferramenta nativa do Android citada anteriormente é muito útil para visualizar o espaço utilizado por diferentes tipos de dados, mas não mostra a quantidade exata de espaço usada por arquivos e pastas específicos. Para conseguir ter essa visão é preciso recorrer a aplicativos de terceiros, e uma boa dica é o Disk Usage. O app está disponível gratuitamente na Play Store e com ele você pode fazer uma varredura completa do sistema de arquivos do seu smartphone.

A interface de visualização do Disk Usage permite ver todos os diretórios do seu aparelho. Para expandir um diretório e ver todos os arquivos e pastas contidos nele, basta selecioná-lo e clicar em "show". A partir daí você pode selecionar aqueles que deseja excluir.

Disk Usage

Imagem: Captura de tela / Canaltech

É preciso ter cuidado ao escolher os arquivos que deseja deletar, pois alguns deles são essenciais para o funcionamento de determinados aplicativos. Não exclua dados que pertencem a um app, a menos que você esteja disposto a perder esses dados. Na maioria dos casos, os dados de apps, como Facebook, estão sincronizados na nuvem, portanto você poderá baixá-los novamente quando necessário – mas é melhor prevenir do que remediar.

3. Use um cartão SD

Muitos aparelhos com sistema Android oferecem a opção de expandir a memória com a ajuda de um cartão microSD. Se o seu dispositivo possui um slot desse tipo, aproveite para comprar um bom cartão de memória e ganhar mais espaço de armazenamento. Por padrão, seus aplicativos e outros arquivos do sistema operacional não podem ser salvos nesses cartões, mas você pode utilizá-los para armazenar músicas, vídeos, imagens e outros arquivos de mídia.

MicroSD

Depois de colocar o cartão no slot do seu smartphone, basta conectá-lo ao computador e mover manualmente seus arquivos para a pasta correspondente ao cartão – também existem aplicativos de gerenciamento de arquivos que ajudam nessa tarefa.

Cartões microSD são relativamente baratos, portanto você pode aproveitar essa ferramenta para expandir a memória do seu smartphone sem precisar gastar muito dinheiro com um novo gadget.

4. Mova aplicativos para o cartão de memória

Alguns dispositivos Android permitem mover aplicativos para o cartão microSD para liberar espaço na memória interna. O Google optou por não usar esse recurso em versões mais modernas do Android devido a problemas com desempenho, estabilidade e segurança. Esse recurso foi removido a partir da versão 4.4 KitKat do sistema operacional.

Se você quiser fazer um teste para descobrir se o seu gadget ainda possui essa opção, basta abrir a tela de Configurações, clicar em Apps, selecionar um aplicativo e verificar se uma opção chamada "Mover para cartão SD" aparece na tela. Se essa opção não aparecer entre as demais, o dispositivo não tem suporte para este recurso ou então você não possui um cartão SD instalado no aparelho.

Aplicativos nativos não podem ser movidos para locais de armazenamento externos, como um microSD. O mesmo pode acontecer com aplicativos que precisam ser executados em segundo plano.

Mover apps

Imagem: Reprodução / HowToGeek

5. Mova suas fotos

Em tempos de selfie, as pessoas têm o hábito de tirar (e guardar) milhares de fotos em seus dispositivos móveis. Porém, esses arquivos podem ocupar muito espaço no seu dispositivo. Uma ideia simples é armazená-las na nuvem. Existem vários serviços que podem automatizar esse processo, como o Fotos do Google, Dropbox, OneDrive da Microsoft, Flickr, entre outros.

O "Fotos", do Google, pode ser muito eficiente para quem usa Android, uma vez que ele está integrado ao aplicativo de Fotos dos dispositivos com sistema operacional do Google. Além disso, ele oferece armazenamento ilimitado de fotos e pode ser acessado por meio dos aplicativos ou em qualquer computador com acesso à Internet.

Google Photos

Se você optar pelo uso do aplicativo Fotos, do Google, basta remover as cópias de fotos armazenadas no seu dispositivo quando sincronizá-las com a nuvem, liberando assim alguns gigabytes de espaço. Mas você também pode optar por uma maneira mais tradicional e simplesmente copiar as fotos para o seu computador com a ajuda de um cabo USB.

O mesmo truque pode ser aplicado a outros tipos de arquivo, como suas músicas, por exemplo. Você pode fazer o upload de uma grande coletânea para um serviço como o Google Play Music e transmiti-la de volta para o seu dispositivo por meio de uma conexão com a Internet, evitando usar o espaço disponível na memória interna do gadget.

Fonte: How to Geek