5 dicas e truques para você aproveitar melhor o seu Android

Por Douglas Ciriaco

É comum que todo sistema operacional venha com algumas funções “escondidas”, que ajudam você a aproveitar seu dispositivo de forma mais prática e completa. É assim nos desktops, e é assim também nas principais plataformas mobiles da atualidade — incluindo, obviamente, o Android.

O sistema do Google ganhou recentemente uma nova atualização e já se encontra na versão 5.1 (que mantém o mesmo codinome da versão 5.0, Lollipop). Neste guia vamos listar algumas novidades escondias mais interessantes do software móvel, além de alguns pequenos truques para você usar ainda melhor o seu gadget.

1. OK, Google

Dicas para Android

Se você instalou o Google Now Launcher em seu dispositivo, além de um visual muito mais atraente, seu aparelho ganhou também uma função incrível: comandos de voz. Quando estiver na tela inicial do aparelho, basta dizer “OK, Google” próximo ao microfone para fazer uma pesquisa por voz, definir um alarme ou abrir um aplicativo. Por exemplo, você pode dizer “OK, Google” e então pedir para o assistente acordar você às 9h do outro dia. Ou ainda, pode dizer “OK, Google” e pedir para ele abrir um determinado aplicativo.

2. Fixar telas

Dicas para Android

Você já deve ter pensado que, em alguns momentos, manter um aplicativo fixado à tela seria ideal, especialmente para evitar que esbarrões nas teclas de voltar ou de ir à tela inicial deixem de exibir um determinado conteúdo. Bem, se você já imaginou algo assim, o Google também.

A partir da versão 5.0, o Android conta com a opção de fixar tela. Basta ir às configurações do sistema (Configurações > Segurança > Fixação da Tela) e ativar esta opção. Depois, pressione o botão Visão Geral (em forma de quadrado, que mostra todos os apps abertos) e então toque sobre o botão em forma de alfinete. Agora, a tela está fixada e só sai dali depois de você manter pressionados simultaneamente e por alguns instantes os botões Voltar e Visão Geral.

3. Não perturbe

Dicas para Android

Outra novidade que estreou no Android 5.0 foi a opção de desativar qualquer notificação durante um determinado intervalo de tempo. Usando o controle de volume do aparelho, você pode usar a opção “Nenhum” para que nenhum tipo de aviso ou notificação seja emitido pelo aparelho. Caso tenha aquelas pessoas das quais você nunca deseja perder nenhuma ligação ou mensagem, é possível defini-las como prioritárias. Dessa forma, ao ativar o modo “Prioridade”, você silencia todos os demais contatos (e também ligações de quem não está em sua agenda), menos elas.

4. Notificações personalizadas

Dicas para Android

O Android 5.0 também apresenta uma novidade interessante na questão do gerenciamento das notificações. Se você tem em seu aparelho alguns aplicativos que não quer ver qualquer tipo de notificação, basta acessar as configurações do sistema (Configurações > Som e notificação > Notificações de apps) e definir tudo individualmente. Você pode anular os aviso de apenas um aplicativo em específico em seu aparelho, deixando-o completamente no silencioso. Essa é uma função legal para resolver o problema de apps invasivos, que emitem notificações sem você pedir e nos quais não há um recurso nativo para desativá-las.

5. Expandindo notificações

Uma novidade que também desembarcou no Android na versão Lollipop é a possibilidade de expandir as notificações a fim de ler uma mensagem antes mesmo de abrir o aplicativo pelo qual você a recebeu (WhatsApp, Telegram, Messenger, Hangouts e todos os demais do gênero). Tudo o que você precisa fazer é arrastar a tela para baixo a fim de abrir a seção de notificações. Ali, pressione uma notificação e arraste-a para baixo. Isso deve expandir o bloco no qual ela se encontra e você poderá fazer uma leitura prévia do texto enviado por seus contatos — o mesmo pode ser feito quando as notificações aparecem na tela de bloqueio.

Estas são cinco dicas básicas para quem usa o Android, todas focadas nas últimas versões do sistema da Google — as que mais permitem o uso de pequenos truques. Se você conhece alguma outra novidade que ficou de fora desta lista, compartilhe nos comentários abaixo.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.