5 coisas que você pode fazer para acelerar seu Android

Por William Nascimento

Com o passar do tempo seu smartphone pode acumular centenas de dados que farão com que o sistema fique mais lento em relação a quando você começou a utilizá-lo. Instalação de aplicativos, navegação na internet, verificação de emails, entre outras atividades, geram muitos dados que são armazenados em seu device com Android. Além disso, músicas e imagens ocupam grande parte do armazenamento do aparelho, tornando-o mais lento nas transições e inicializações de aplicativos. Visto que a velocidade do device é algo importante para os usuários, um aparelho lento pode deixar você bastante frustrado.

Se este é o caso de seu aparelho Android, é possível torná-lo rápido novamente com simples passos. Existem algumas tarefas que podem aliviar seu smartphone ou tablet, deixando-o mais livre para poder executar as principais atividades do dia a dia.

Veja a lista que preparamos para ajudá-lo a acelerar seu Android novamente:

1. Exclua todos os aplicativos que você não usa

Durante toda a vida de seu Android você incluiu diversos aplicativos, seja para experimentá-los ou apenas para utilizá-los em ocasiões bem raras. O acúmulo de apps em seu smartphone certamente o deixará mais lento. Por isso, exclua as aplicações que você não usa.

Para fazer isso, basta acessar as configurações de seu aparelho, selecionar o campo "Aplicativos" e escolher quais apps você deseja eliminar. Então, clique sobre o aplicativo e selecione a opção "Desinstalar" na próxima janela.

Acelerar Android

Mantenha o hábito de excluir aqueles aplicativos que você baixou apenas para testes, ou que simplesmente você deixou de usar. Livrar-se deles pode fazer uma grande diferença na forma com que seu dispositivo irá se comportar.

2. Libere espaço de armazenamento do seu dispositivo

Depois de algum tempo utilizando seu aparelho, é provável que exista uma quantidade bastante considerável de arquivos inúteis. Na pasta "Downloads" poderá existir centenas de arquivos que você transferiu para seu Android, mas que atualmente não passam de "lixo". Para eliminar os arquivos acesse o app "Downloads", selecione os arquivos e os exclua.

Acelerar Android

Se você gosta de tirar fotos com seu smartphone, poderá se surpreender com a quantidade de imagens armazenadas. Sinta-se à vontade para excluir aquelas que você considera sem valor.

Outra dica importante é armazenar seus arquivos, incluindo suas fotos em um serviço de armazenamento na nuvem como Google Drive, OneDrive ou Dropbox. Dessa forma você irá liberar espaço em seu aparelho e terá seus arquivos sempre disponíveis.

Acelerar Android

As músicas existentes em seu device também o sobrecarregam. Por isso avalie a possibilidade de utilizar um serviço de streaming. Spotify, Deezer ou Rdio são os mais conhecidos e disponibilizam milhões de músicas para você ouvir via internet.

Acelerar Android

Eliminar a quantidade de arquivos em seu Android certamente fará com que ele gerencie menos conteúdo e trabalhe de maneira mais rápida e eficiente.

3. Limpe o cache de seu aplicativos

Assim como em todos os dispositivos, o cuidado com o cache dos aplicativos também deve ser levado em consideração no Android. Para aqueles que adoram passar o tempo em aplicativos sociais como YouTube, Facebook, Instagram e Twitter, o cache destas aplicações pode consumir uma boa quantidade de armazenamento de seu aparelho, comprometendo o desempenho de seu smartphone ou tablet.

Para limpar o cache de cada aplicativo presente em seu aparelho, vá até as configurações de seu Android. Clique em "Aplicativos" e selecione aquele que você deseja eliminar o cache. Após a tela com informações do aplicativo ser exibida, clique em "Limpar cache" para que ele seja esvaziado.

Acelerar Android

Faça este procedimento regularmente para manter o bom desempenho de seu gadget.

4. Organize o cartão microSD

Se seu aparelho Android tem suporte a um cartão microSD e você o utiliza, fique atento com a organização dos arquivos. Um cartão SD bagunçado pode tirar o desempenho de seu Android. Sempre que possível, faça um backup dos arquivos presentes nele e o formate.

Deixe presente apenas os dados que você realmente utiliza. Algumas das dicas anteriores, como optar por um streaming de música para eliminar os arquivos musicais, pode ser bastante útil para manter seu cartão SD mais organizado. Lembre-se que se seu aparelho Android precisar gerenciar uma biblioteca bagunçada em seu extensor de armazenamento, mais seu desempenho será comprometido.

Realizar uma inspeção no microSD por meio de um antivírus também é uma dica bastante importante.

5. Retornar as configurações de fábrica

Se todos os procedimentos mencionados acima já foram realizados e mesmo assim você está descontente com o desempenho do seu aparelho Android, poderá resetá-lo para as configurações de fábrica. Esta certamente é uma opção a ser avaliada com atenção, visto que seu aparelho perderá, mesmo com um backup, muitas das informações que ao longo do tempo armazenou.

Para resetar seu Android vá até as configurações do device e clique em "Fazer backup e redefinir". Em seguida, selecione "Restaurar dados de fábrica".

Acelerar Android

As medidas apresentadas podem deixar seu aparelho Android com desempenho similar ao de quando você o comprou. Assim você poderá executar atividades em seu aparelho com muito mais rapidez e eficiência.

Fonte: http://m.androidcentral.com/my-android-slow-5-things-you-can-do-speed-things-back?pg=6#content