10 recursos pouco conhecidos do novo Android 6.0 Marshmallow

Por Redação

O Google anunciou o novo Android no final de setembro deste ano e, desde o início de outubro, a versão 6.0 do sistema operacional mobile do Google já começou a chegar a alguns consumidores.

De codinome Marshmallow, ela teve suas principais características reveladas logo durante a sua apresentação. Novidades como um serviço de transferência de dados de um smartphone antigo para um novo e gerenciamento individual de permissões de aplicativos são algumas delas.

Porém, há sempre aqueles recursos mais discretos, que levam mais tempo para serem notados e que às vezes passam despercebidos por muitos usuários. Por isso, nós preparamos uma lista com alguns dos itens quase ocultos mais interessantes do novo Android. Confira!

1. Boot Verificado

Novidades Android Marshmallow

Boot Verificado do novo Android. (Foto: Ron Amadeo/Google+)

Implementado no Android 4.4 KitKat, o Boot Verificado foi repaginado no Android 6.0. Sua principal função é verificar se tudo está dentro dos conformes com a segurança do seu aparelho antes do sistema operacional ser carregado. Assim, quando ele identifica que o sistema é seguro e não foi modificado, o Android carrega sem problemas.

Caso identifique algum problema, o Boot Verificado pode emitir até três diagnósticos diferentes, cada um em uma cor. O amarelo é o mais simples, o laranja é o intermediário e, por fim, o vermelho é o mais grave. Para mais informações sobre os avisos do sistema quanto a isso, acesse a página de suporte oficial do Android.

2. Abrir links com aplicativos

Novidades Android Marshmallow

Associe links a aplicativos no Android 6.0. (Foto: Reprodução/Christopher Orr)

Até o Android Lollipop, alguns aplicativos já contavam com esta função. Por exemplo, quando você vai abrir um link da Play Store ou do YouTube, eles podem ser carregados diretamente pelo aplicativo da loja de apps ou da plataforma de vídeos. Mas isso não era uma regra, portanto não funcionava com todos os serviços que você usa por meio de aplicativos.

Agora, a integração será muito maior e o novo recurso permite que você associe manualmente um determinado tipo de link a um app específico. Assim, quando você abrir este link nas buscas do Google, por exemplo, ele será carregado diretamente dentro do aplicativo.

3. Direct Share

Novidades Android Marshmallow

Compartilhamento avançado no novo Android. (Foto: Divulgação/Google)

O recurso Direct Share incrementa a função de compartilhamento de conteúdo por meio de um dispositivo Android. Agora, os desenvolvedores de aplicativos podem incluir em seus serviços uma forma avançada de espalhar conteúdo.

Com isso, você pode, por exemplo, escolher enviar uma foto para um determinado amigo via WhatsApp diretamente do menu de compartilhamento do Android. Antes, era preciso escolher o WhatsApp neste menu e, então, selecionar o destino; agora, o destino já aparece no menu.

4. Copiar e colar mais funcional

Novidades Android Marshmallow

Copiar e colar ficou mais fácil. (Foto: Reprodução/MacWorld)

Você, usuário de Android, já tentou copiar e colar algo em seu gadget? É provável que sim e também é provável que tenha se batido um pouco nas primeiras vezes em que fez isso. O motivo é que os ícones que indicam as funções copiar, recortar e colar no sistema do Google não são os mais intuitivos que você já viu.

No Android Marshmallow, porém, o Google fez o que já deveria ter feito há anos e tornou estes ícones os mais evidentes possíveis, deixando-os próximos do texto e com as funções descritas em “recortar”, “copiar” e “colar”. Bem mais fácil.

5. Suporte nativo para canetas via Bluetooth

Novidades Android Marshmallow

Canetas via Bluetooth vão funcionar bem no novo Android. (Foto: Divulgação/GoSmart)

A partir do Android 6.0, desenvolvedores podem criar recursos específicos para canetas que se conectam ao dispositivo por meio do Bluetooth. A nova versão do sistema do Google vai receber informações sobre a posição da ponta na tela, bem como será capaz de identificar a pressão colocada sobre ela, aumentando as possibilidades de uso do equipamento.

6. Compatível com 4K

Nexus 6P

Nexus 6P suporta vídeos 4K. (Foto: Divulgação/Google)

No novo Android, aplicativos podem solicitar renderização na resolução 4K quando identificarem que o dispositivo em questão apresenta suporte para essa resolução. Não por acaso, os primeiros gadgets com o Marshmallow do mercado são os novos Nexus 5X e 6P, ambos com resolução 4K.

7. Suporte para Hotspot 2.0

Novidades Android Marshmallow

Novo Android tem suporte para Hotspot 2.0. (Foto: Reprodução/YouTube)

Apontada como a próxima sensação do mundo das redes, o Hotspot 2.0 é uma nova especificação de tecnologia Wi-Fi que permite mais mobilidade, segurança e praticidade aos usuários de uma rede pública de internet sem fio. Com ela, usuários poderão mudar de rede sem precisar se reautenticarem, tendo uma experiência mais próxima ao que se vive com as redes móveis (3G e 4G).

8. Flex Storage

Novidades Android Marshmallow

Cartões microSD vão se dar melhor no Android 6.0. (Foto: Reprodução/Planet Coline)

Finalmente, o Google faz com que o Android trabalhe melhor com os dispositivos que utilizam cartão de memória microSD para expandir a capacidade de armazenamento de um smartphone ou tablet. Com o Flex Storage, você escolhe o espaço externo e então o sistema o formata como se fosse interno.

A mudança parece simples, mas não é: com ela, você pode instalar aplicativos, mover dados ou salvar informações pessoais diretamente no cartão microSD, uma saída excepcionalmente interessante para quem tem pouco espaço interno.

9. Personalização da interface sem root

Novidades Android Marshmallow

System UI Turner. (Foto: Reprodução/Android Central)

Mudar o visual do Android sem root não é mais um sonho. Obviamente que você não pode alterar a interface de forma profunda, mas no Android Marshmallow já é possível retocar alguns detalhes para deixar tudo funcionando do seu jeito. E tudo isso graças ao System UI Turner.

Ele não vem disponível por padrão e precisa ser ativado nas configurações do Google. Depois disso, basta navegar por todas as suas funções para personalizar o menu de acesso rápido e os ícones da barra de status, por exemplo.

10. Guias personalizadas no Chrome

Novidades Android Marshmallow

Apps terão guias personalizadas no Chrome. (Foto: Divulgação/Google)

No Marshmallow, quando um aplicativo direciona um link para o navegador, ele poderá contar com uma aba personalizada e carregada sobre o aplicativo, dispensando a necessidade de abrir o navegador. E estas guias trabalham como qualquer outra do Chrome, com todas as suas funcionalidades disponíveis para o usuário.

Está ansioso para colocar as mãos no Android 6.0 Marshmallow? Quais destes recursos parece mais interessante para você? Deixe a sua opinião aqui embaixo, na caixa de comentários.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.