Galaxy Tab S2: o tablet da Samsung para brigar com o iPad Air [análise]

Por Redação

Com a chegada — e o sucesso — do iPad Air, é cada vez mais comum encontrar tablets leves e finos nas lojas de todo o mundo. E é dentro deste conceito que chega o Samsung Galaxy Tab S2, um gadget com tela de 9,7 polegadas e visual elegante para rivalizar de perto com o aparelho da Apple.

Logo de cara, a primeira impressão que se tem ao olhar para o Galaxy Tab S2 é a de um “Android esticado”, afinal ele mantém as teclas “voltar” e “multitarefa” bem próximas ao botão “home”, com o mesmo espaçamento encontrado nos smartphones da companhia sul-coreana. Isso tem um lado bom, pois evita acionamentos acidentais, mas também tem um lado ruim, afinal é difícil pressioná-los apenas com os dedos polegares, algo bastante plausível para um tablet.

No geral, entretanto, a anatomia do Tab S2 favorece bastante o usuário. Isso porque ele apresenta uma construção sólida, com frente de vidro, traseira com toque emborrachado e moldura de metal. Essa combinação cria uma ótima pegada, dificultando escorregões e ajudando a reduzir a quantidade de quedas inesperadas.

Galaxy Tab S2Galaxy Tab S2 é a aposta da Samsung contra o iPad Air. (Foto: Canaltech)

Especificações

O Galaxy Tab S2 conta com as seguintes especificações:

  • Processador Exynos Octa 5433 com CPU quad-core Cortex A57 de 1,9 Ghz e quad-core Cortex A53 de 1,3 GHz;
  • GPU ARM Mali-T760 MP6;
  • Memória RAM de 3 GB;
  • Armazenamento interno de 32 GB ou 64 GB, expansíveis até 128 GB via cartão microSD;
  • Tela Super AMOLED de 9,7 polegadas com resolução 2.048 x 1.536 pixels;
  • Câmera traseira de 8 megapixels;
  • Câmera frontal de 2,1 megapixels;
  • Dimensões: 237,3 x 169 x 5,6 milímetros;
  • Peso: 380 gramas;
  • Conexões: Quad Band (850/900/1800/1900), Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.0 e GPS + GLONASS;
  • Android 5.0.2 Lollipop.

Apesar de sair de fábrica com um Android desatualizado, a Samsung garante que o Galaxy Tab S2 receberá o Android 6.0 Marshmallow a partir de maio deste ano — ou seja, ainda não se sabe ao certo quando isso vai ocorrer de fato.

Display e multimídia

A tela Super AMOLED de 9,7 polegadas traz uma combinação interessante entre resolução e qualidade. Com 264 ppi de densidade, ela fica dentro do padrão da maioria dos tablets, capaz de oferecer belas imagens, vídeos rodando a 1440p e detalhes técnicos (como brilho, contraste e cores) reproduzidos de forma excelente.

Contudo, quando partimos para a questão sonora do tablet da Samsung, o resultado é uma grande frustração. Sem problemas com o volume ou então com o posicionamento dos alto-falantes, o grande enrosco aqui é a qualidade da reprodução, com o som perdendo praticamente todos os tons médios e graves, transformando tudo apenas em agudos que simulam o áudio real de músicas e clipes. Enfim, tudo muito artificial.

Galaxy Tab S2Diferente da reprodução sonora, a tela do Tab S2 não é um problema. (Foto: Canaltech)

Usabilidade e desempenho

Se o som apresenta engasgos, o desempenho do Galaxy Tab S2 é totalmente fluído e não tem nada disso. Fizemos de tudo com ele aqui na redação e não houve qualquer trava ou mesmo lentidão do sistema. Além de ser beneficiado com um hardware potente, o gadget também é reforçado por um sistema operacional pouco modificado pela Samsung.

Sua interface recebeu alguns retoques, mas nada estrutural, o que contribui para a leveza. Neste aspecto, as alterações mais perceptíveis ficam por conta da barra de atalhos superior, a captura de tela por meio de um movimento com a mão sobre ela e ainda a divisão do display com os aplicativos suportados.

A crítica em relação à usabilidade esbarra tanto no Google quanto na Samsung: a primeira porque ainda não possui uma versão do Android otimizada para tablets — mesmo que tudo tenha sido unificado desde a versão 4.0 —, resultando assim em alguns problemas de conforto devido a áreas disponíveis na tela; a segunda por não amenizar essas falhas na hora de adaptar o sistema ao seu dispositivo.

Câmeras

Todos já deveríamos saber que um tablet não foi feito exatamente para ser a sua câmera portátil, mas é importante não deixar este aspecto de lado em uma análise. O sensor do S2 é capaz de fazer boas imagens, com representação fiel das cores e resultados respeitáveis em ambientes de baixa iluminação. Apesar de apenas 8 megapixels de resolução máxima, ele consegue respeitar os detalhes da paisagem capturada.

Galaxy Tab S2Apesar de competente, a câmera do Tab S2 não é bem posicionada. (Foto: Canaltech)

A câmera frontal também se sai bem na maioria dos pontos técnicos, prejudicando apenas o nível de detalhamento (e o tamanho) das imagens devido aos seus 2,1 megapixels. O resultado final é impressionante para um sensor não tão potente. A maior crítica em relação às câmeras está no posicionamento da lente, bem próximo de onde normalmente você apoia os dedos. Isso significa que será necessário limpar a lente a todo instante antes de tirar uma nova foto.

Bateria e acessórios

Apesar de uma bateria de 5.870 mAh não ser pouca coisa, a pergunta que reverberou durante a análise foi: será que não cabia uma bateria um pouco maior, como a de 7.340 mAh que equipa o iPad Air 2? A dúvida permanece, mas é possível sugerir que a Samsung diminuiu a bateria a fim de deixar o seu tablet mais fino do que o da concorrente, algo forçado e desnecessário. Mas tudo isso não passa apenas de suposição.

Ao longo dos testes, foi possível perceber uma média de consumo de 11% da bateria por hora após a reprodução contínua de vídeo por streaming, algo que coloca este aparelho em uma posição normal de ampla autonomia, o que já era esperado de um tablet A parte surpreendente fica por conta do baixíssimo consumo de energia quando o dispositivo está em modo de espera.

Galaxy Tab S2Um bom tablet, mas sem um grande diferencial. (Foto: Canaltech)

Vale a pena?

O preço médio do Galaxy Tab S2 no momento em que esta análise é fechada é de R$ 2.100, um valor pouco convidativo, é verdade, mas dentro do patamar de outros equipamentos com configurações semelhantes. O grande problema aqui, entretanto, é a falta de um grande diferencial, fazendo deste apenas mais um tablet em meio a tantos outros.

Ao que tudo indica, o grande carro-chefe da Samsung para este produto é a sua espessura e nada além disso. A conclusão é que este é um tablet poderoso, mas incapaz de roubar a sua atenção caso você encontre um outro aparelho semelhante mais barato.

Samsung Tab S2 Samsung Tab S2 Samsung Tab S2 Samsung Tab S2 Samsung Tab S2 Samsung Tab S2 Samsung Tab S2 Samsung Tab S2 Samsung Tab S2 Samsung Tab S2 Samsung Tab S2 Samsung Tab S2 Samsung Tab S2 Samsung Tab S2 Samsung Tab S2 Samsung Tab S2 Samsung Tab S2 Samsung Tab S2 Samsung Tab S2 Samsung Tab S2 Samsung Tab S2 Samsung Tab S2 Samsung Tab S2 Samsung Tab S2
Samsung Tab S2
Samsung Tab S2 slideshow lupa
Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome