Comparativo: Zenwatch 2 vs Zenwatch 3

Por Adriano Ponte RSS

Zenwatch 2 ou Zenwatch 3? Quem leva a melhor? Resolvemos colocar os dois smartwatches da Asus frente a frente para compará-los e decidir se vale a pena o upgrade. Veja nossa análise tópico a tópico e dê o play no vídeo acima!

Construção e encaixe

Do lado Zenwatch 2, temos uma peça quadrada com cantos arredondados e um botão lateral, tendo todo esse entorno trabalhado em metal. O encaixe de pulseiras é padrão, e pode ser substituído em qualquer relojoaria. O modelo traz certificação IP67 para resistência aos líquidos do dia-a-dia.

Do lado Zenwatch 3, temos um relógio propriamente dito. Ele traz sua caixa toda em metal e possui design e formato redondo, seguindo os traços de um relógio mecânico clássico. Ele traz dois botões extras na sua lateral que reforçam esse aspecto, ficando logo ao lado do botão padrão do Android Wear. A certificação IP67 também segue no modelo.

Agora, lado a lado para dizer quem tem a melhor construção: vocês acham que quem merece esse ponto? O Zenwatch 3 com seu aspecto real de relógio, ou o Zenwatch 2 com sua tela clássica?

Bom, não vamos dar essa resposta. Isso é gosto pessoal e só você pode escolher entre eles, afinal de contas, existem relógios quadrados de verdade. Se a questão é o nível do produto, fica a nota que o Zenwatch 3 apresenta acabamento totalmente em metal e é bem melhor finalizado que o Zenwatch 2, mas não é só por isso que daremos o ponto.

Tem também o quesito "anatômico", o conforto de uso, é algo bem mais notável no Zenwatch 3. Você deixa de percebê-lo no pulso após algum tempo de uso com bem mais facilidade que o Zenwatch 2, que parece um "bloquinho" no braço em alguns momentos. A posição dos conectores da pulseira do Zenwatch 2 também cria um pequeno "jogo" que não existe no Zenwatch 3, ajudando na fixação dele e no conforto de uso.

Ponto para o Zenwatch 3.


Display

Em ambos modelos temos boas soluções de tela, sendo as duas baseadas na matriz AMOLED e protegidas por Gorilla Glass com finalização em 2.5D nos cantos. No Zenwatch 2 temos uma tela de 1.63", rodando na resolução de 320x320. No Zenwatch 3 temos uma tela de 1.39”, rodando na resolução de 400x400.

Ambas as telas sofrem de um problema comum: modo ambiente. Nenhuma das duas consegue sobrepor-se à outra no problema de fazer-se visível em ambientes externos quando em modo reduzido (onde a hora fica exibida todo o tempo). Ambas as telas, também, conseguem superar essa situação quando ATIVADAS, explicitamente.

Porém, temos um desempate possível entre elas, e não é o tamanho que dá essa nota. É a resolução. O Zenwatch 3 entrega 400x400, contra 320x320 do Zenwatch 2. Isso aumenta a suavidade de arestas e itens pequenos exibidos na tela.

Ponto para o Zenwatch 3.

Especificações

Para ambos os modelos, temos cobertos os itens "Bluetooth" e "WiFi", bem como temos a ausência de GPS e leitura de batimentos cardíacos. Vamos aos outros dados:

Sob o capô do Zenwatch 2, temos o Chipset "Qualcomm Snapdragon 400", de CPU Quad-core 1.2 GHz (Cortex-A7) e GPU Adreno 305, com 512 MB de RAM e 4GB de armazenamento interno.

Para o Zenwatch 3, o Chipset é o Snapdragon Wear 2100, de CPU Quad-core (4x Cortex A7 de 1.2 GHz), GPU Adreno 304, 512 MB de RAM e 4GB de armaz. interno.

Dessa forma, temos o desempenho como fator mais relevante para essa seção do comparativo. O Chipset Snapdragon Wear 2100 que equipa o Zenwatch 3 traz o diferencial de ser desenhado especificamente para wearables, ficando à frente do Zenwatch 2 ao entregar desempenho mais ajustado e com menos consumo de energia, resumindo isso em uma palavra: otimização.

Ponto para o Zenwatch 3.

Usabilidade geral

Essa questão não muda muito entre os dois modelos, sendo claro este fato graças ao Android Wear e sua experiência unificada entre os dispositivos que equipa.

O principal fato que diferencia a experiência de uso entre os modelos é a presença dos dois botões de acesso rápido no Zenwatch 3. Eles abrem a possibilidade para acionar imediatamente duas funções à sua escolha no relógio, mesmo com a tela desativada. Essa adição de hardware como atalhos customizáveis coloca o Zenwatch 3 à frente com esse bônus de usabilidade.

Mais uma nota do modelo 3: sua caixa de som para ligações e áudio direto do weareable fica desobstruída por baixo do seu pulso, dada sua posição próxima ao encaixe da pulseira. O Zenwatch 2, no entanto, deixa a saída de som numa posição que naturalmente cobre-se com seu pulso em boa parte das situações.

Ponto para o Zenwatch 3.


Dependência do smartphone

Ambos os modelos não contam com 3G nem 4G, dessa forma, eles necessitam de uma conexão via Bluetooth ou Wi-Fi para comunicarem-se com o telefone com o qual foram pareados.

Sem nada disso disponível, ambos continuam executando mini-apps e mini-games, porém sem conectividade de rede. Ao conectar via Wi-Fi porém, não são todos os APPs que entendem essa conexão, criando limitações em relação aos Smartwatches que estão conectados via Bluetooth, modalidade onde o funcionamento deles é pleno.

Dessa forma, nenhum dos modelos traz diferença alguma entre si sobre o quesito dependência do smartphone. Empate entre eles.


Bateria

Testamos os dois por um bom tempo na redação do Canaltech. Nenhum dos modelos consegue sair com facilidade daquele dilema terrível que relógios inteligentes sofrem: passar mais de dois dias com carga. É praticamente certo que ao virar para o segundo dia, o relógio pedirá para ser recarregado.

Porém, o Zenwatch 3 mostrou que sua eficiência de standby é ligeiramente maior que a apresentada pelo Zenwatch 2 - é mais fácil chegar ao final do dia com carga no modelo.

Não que seja o que gostaríamos ou o ideal para um relógio inteligente, mas entre esses dois, o Zenwatch 3 apresenta melhor gerenciamento de energia. Ponto para ele.


Preço

A ideia da Asus em trazer os dois modelos ao mesmo tempo para o mercado brasileiro foi justamente oferecer algo acessível OU algo mais trabalhado, de acordo com a necessidade do usuário. O resultado é o seguinte:

- Zenwatch 2: R$ 999,00
- Zenwatch 3: R$ 1.799,00

Ponto para o Zenwatch 2.


Quem ganha?

Finalizamos então desta forma:

- Zenwatch 2 com 2 pontos (em dependência do smartphone; preço);

- Zenwatch 3 com 6 pontos (em construção e encaixe, display, especificações, usabilidade geral, dependência do smartphone e bateria).

E chegamos ao final do comparativo com o Zenwatch 3 como vencedor desta batalha, oferecendo um projeto melhor resolvido e acabamento de alto nível, ficando extremamente próximo a um clássico relógio de pulso em metal.

Vocês notaram algo no passar de cada item deste comparativo? Existem diferenças entre os modelos, porém elas não são abruptas, não são tão grandes nem desmerecem o Zenwatch 2. Dessa forma, apenas fica clara a evolução natural e esperada do modelo 3 em relação ao 2, porém fica aqui a recomendação do modelo passado ainda como opção válida para quem busca apenas a funcionalidade de um smartwatch. Ambos rodam o mesmo sistema, e em teoria entregam a mesma praticidade e recursos de integração com o smartphone.

Mas qual dos dois você escolheria? As diferenças deles são tão grandes assim?

Conta pra gente nos comentários.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome