Zenfone 3 Zoom vs Moto Z Play [Comparativo]

Por Adriano Ponte RSS

Performance forte e preço sob medida. Se você tem essa meta na hora de comprar um smartphone, confira agora nosso comparativo entre o novo Zenfone 3 Zoom e o já conhecido Moto Z Play.

Construção

Do lado Zenfone 3 Zoom, temos a construção do aparelho com corpo em metal e espessura de 8mm, com 170g e leitor de digitais traseiro de alta velocidade. Do lado Moto Z Play temos em 7mm de espessura aprox. 165g para o aparelho, tratado com nanorrevestimento contra líquidos, o que o torna resistente a respingos de água. Temos corpo em metal no modelo, porém com os conectores para módulos expostos, dando a obrigatoriedade de utilizar uma capa (já inclusa) para protegê-los.

Ambos contam com metal, porém somente o Moto Z Play oferece de forma oficial alguma resistência contra água; OK, "respingos d'água" é o limite do ridículo para proteção contra líquidos, mas ainda conta; ponto técnico para o Z Play.

Usabilidade + Desempenho

Quase irmãos. Isso é o que podemos dizer sobre Zenfone 3 Zoom e Moto Z Play quando pensamos em seus interiores, visto que ambos contam com o excelente Chipset Qualcomm Snapdragon 625. Isso significa que há nos dois aparelhos:

  • CPU Octa-core 2.0 GHz Cortex-A53
  • GPU Adreno 506

Porém, no Zenfone 3 Zoom existem versões com 4GB de RAM, contra 3GB de RAM do Moto Z Play, e versões com 64GB e 128GB de armazenamento interno, contra 32GB do Moto Z Play.

Ponto para o Zenfone 3 Zoom.

Display e Multimídia

Na frente do Moto Z Play, temos uma tela Super AMOLED de 5.5", rodando na resolução FHD (1080p), com ~403 ppi de densidade. Já no Zenfone 3 Zoom contam-se 5.5" de tela AMOLED com resolução de 1080 x 1920 pixels (ou seja, FHD), fechando o cálculo de densidade em ~401 ppi.

Em ambos os casos, temos contraste excelente nas imagens trazidas pelos aparelhos; os painéis AMOLED deles prezam pelo equilíbrio das cores e tons puros de preto sem vazamento de luz, inclusive com níveis de brilho fortes e muito bem localizados.

Desempate técnico: o Moto Z Play conta com proteção contra riscos e impactos Gorilla Glass 3, enquanto o Zenfone 3 Zoom traz Gorilla Glass 5.

Ponto para o Zenfone 3 Zoom.

Câmeras

Para o kit de câmeras do Moto Z Play, temos na traseira uma câmera de 16 MP, f/2.0; para a frente, são 5 MP, f/2.2. No Zenfone 3 Zoom, são suas câmeras lado-a-lado na traseira; uma câmera de 12 MP, f/1.7, OIS e equivalência de 25mm (grande angular) fazendo par com outra câmera de 12 MP, f/2.8 e equivalência de 59mm (teleobjetiva). Na frente temos uma câmera de 13 MP, f/2.0.

Primeiro ponto: a estabilização óptica (OIS) está presente apenas no Zenfone 3 Zoom, fato que por si só já garante forte vantagem sobre o Z Play; a abertura do Zenfone 3 Zoom de 1.7 permite que mais luz entre em comparação ao Z Play com sua abertura de 2.0, fortalecente mais a diferença.

Isso significa que há menos granulação e mais qualidade de imagem no Zoom, sendo essa diferença mais notável em cenas com menos luz e/ou com mais tremor, ponto onde o Z Play sente mais dificuldades em obter uma boa foto.

Como extra, a presença da segunda câmera traz a opção do sensor com distância focal de maior distância (o tal Zoom óptico).

Ponto para o Zenfone 3 Zoom.

Bateria e Acessórios

3510 mAh do Moto Z Play contra 5.000 mAh do Zenfone 3 Zoom.

Problema: 8% do consumo de energia a cada hora no Moto Z Play, contra 10% do consumo de energia por hora no Zenfone 3 Zoom. Faltou alguma otimização por enquanto no Zoom.

Pode até ser que ele receba um belo update de software no futuro e se torne campeão de bateria, mas no momento não temos esses 5.000 mAh esmagadores como poderiam ser.

Ponto para o Moto Z Play.

Preço

Até a data de fechamento desse vídeo o preço nas lojas oficiais desses aparelhos era de:

  • R$ 1.899,00 para o Zenfone 3 Zoom;
  • R$ 1.799,00 para o Moto Z Play;

Ponto para o Moto Z Play.

Quem ganha?

Finalizamos então desta forma:

  • Moto Z Play com 3 pontos (em CONSTRUÇÃO, BATERIA e ACESSÓRIOS, PREÇO);
  • Zenfone 3 Zoom com 3 pontos (em USABILIDADE + DESEMPENHO, DISPLAY e MULTIMÍDIA, CÂMERAS);

E chegamos ao final do comparativo com um empate entre ambos aparelhos.

Desde quando pegamos os dois na mão, sabíamos que essa questão seria difícil de comparar, visto que ambos brigam de igual para igual todo o tempo, ficando o Zoom como destaque em fotografia mas perdendo alguns pontos em "bateria" numa análise mais crítica.

Nossa dica? Fique de olho nos preços. As lojas varejistas promovem excelentes descontos de ambos modelos: pegue aquele que for a oferta mais saudável para seu bolso, visto que são excelentes aparelhos.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome