Sony Xperia XA vs Quantum Fly: quem se dá melhor?

Por Adriano Ponte RSS

Não temos apenas a Quantum com aparelhos "intermediários" se passando por "premium". A Sony é um excelente exemplo de como essa faixa de produtos pode causar confusão.

Dito isso, vamos para o comparativo Xperia XA vs. Quantum FLY

Construção

De um lado, temos o Xperia XA, aparelho extremamente bem projetado em design, com acabamento suave em 2,5D no vidro frontal, com destaque para a sensação tátil de "toque agradável". A moldura do aparelho é de metal, e a traseira de policarbonato. Tudo dentro do mesmo nível de "conforto no manuseio".

Do lado do Fly, temos um aparelho envolto em metal, por completo, incluindo a moldura. Nota para o vidro frontal do FLY também trabalhado no 2,5D, para garantir melhor coesão entre ele e o corpo.

Dois aparelhos com acabamentos muito similares, mas que deixam o ponto para o desempate pela escolha de materiais. O metálico Quantum FLY ganha essa - e pesando apenas 140g em virtude disso, exatamente 5g a mais que o Xperia XA.

Usabilidade + Desempenho

Até a data de fechamento deste comparativo, ambos os aparelhos contavam com o Android 6 Marshmallow, com previsão de upgrade para o Android 7 Nougat nos próximos meses. Dito isso, vamos lá, que agora a guerra é de Mediateks.

Do lado Xperia XA, temos um Chipset Mediatek Helio P10, de CPU octa-core de 2 GHz, 2 GB RAM e GPU Mali-T860MP2.

E movendo o Quantum FLY, temos um chipset Mediatek Helio X20, de CPU Deca-Core (sendo 4x Cortex A53 de 1,4 GHz, 4x Cortex A53 de 1,9 GHz e 2x Cortex A72 de 2,1 GHz), 3GB de RAM e GPU Mali-T880MP4.

8 núcleos contra 10 núcleos. "Deja-vu" do comparativo entre o Quantum GO e o Quantum FLY. Quem viu nosso review do Xperia XA Ultra sabe quem ganha. Sim, falamos ULTRA agora, pois ele explica a questão.

Funciona assim: no Xperia XA temos um chipset intermediário "legal", que dá quase um empate em desempenho com o FLY. A questão é que esse chip segura relativamente bem as pontas trabalhando em 720p de resolução. Agora, esse mesmo chip em 1080p de resolução "engasga". Ele não aguenta o tranco.

Já no caso do Quantum FLY, a resolução é de 1080p para os cálculos de GPU e exigências de renderização. E mais: ignorando os núcleos da CPU, temos 1GB de RAM a mais.

Questão técnica: ponto para o Quantum FLY nessa guerra de Mediateks.

Display e multimídia

Apesar da semelhança de ambos no aspecto (muito disso graças ao acabamento curvado 2,5D), temos duas telas bem diferentes.

No Xperia XA, temos uma IPS LCD de 5 polegadas, que roda na resolução de 720 x 1280 pixels (fechando em ~294 ppi de densidade).

Já no Quantum FLY, temos uma tela IPS LCD de 5.2 polegadas rodando na resolução Full HD (1080p), fechando em 423ppi de densidade.

Ambos aparelhos sofrem da limitação padrão da tecnologia "LCD". Os níveis de preto não são tão bons como gostaríamos, nem as cores tão vivas.

A decisão fica pelo viés técnico mesmo, e os números não mentem. Mesmo com a tela minimamente maior, a densidade de pixels do FLY é maior, exibindo mais detalhes individuais das cenas. São 1080p de resolução contra 720p.

Ponto para o Quantum FLY.

Câmeras

Equipando o Quantum FLY, temos na traseira do aparelho um sensor de 16MP, f/2.0 - com gravação de vídeos em 1080p. 8MP vão no sensor da frente (com ângulo de visão de 80º) e capacidade de gravar vídeos em 720p. 

Já no Xperia XA, são 13 MP (f/2.0) na traseira, com gravação de vídeos em 1080p@30fps. Na frente, são 8 MP (f/2.0) também com gravação de vídeos em 1080p@30fps.

Sem muitos rodeios. Existem problemas não resolvidos na câmera do Quantum FLY, que vêm desde o GO. Um resumo nosso diria "problemas na detecção de cenas, calibração de cores e branco, lentidão de autofoco e invasão de luz em algumas cenas".

Nada disso ocorre no XA. Ele faz boas fotos, e ainda por cima mostrou que o algoritmo da Sony de pós-processamento e suavização de ruído está bem menos agressivo no modelo, não limpando detalhes mais finos (como folhagens de árvores, por exemplo).

Ainda existe um longo caminho para a Quantum percorrer nesse quesito, e não é do dia para noite que ela se tornará uma Sony no quesito fotografia. Convenhamos, falamos de uma marca que produz câmeras, e que fornece sensores para as outras fabricantes de smartphones (sim, seu telefone tem uma BOA chance de ter uma câmera Sony, mesmo sendo de qualquer outra fabricante).

Ponto para o Xperia XA. 

Bateria e acessórios

Agora tudo foi por água abaixo. Temos dois aparelhos ruins de segurar energia por um dia inteiro, herança maldita da Sony e da Quantum.

Começando pelo XA, são 2300 mAh de bateria, mas que descarregam aproximadamente 16% por hora com o aparelho em uso intenso. Gostaríamos de um resultado melhor, mas ainda assim é melhor que o Quantum FLY. 

O FLY conta com 3000 mAh de capacidade, mas queima, por hora, cerca de 20% da carga da bateria.

É indiscutível que o Quantum FLY é gastão, mesmo tendo mais bateria que o Xperia XA. Ponto, XA.

Preço

Direto ao ponto. Preços médios dos aparelhos:

  • R$ 1.700,00 para o Xperia XA,
  • R$ 1.299,00 para o Quantum FLY,

Quantum FLY, ponto, segue em frente.

Quem ganha?

Finalizamos então desta forma:

  • Quantum FLY com 4 pontos (em Construção, Usabilidade + Desempenho, Display + Multimídia, Preço).
  • Xperia XA com 2 pontos (em Câmera e Bateria + Acessórios).

Quanto mais olhamos esses comparativos, mais claro fica o quanto (alguns) Xperias e (todos os) Quantuns brigam como intermediários, nunca como premiuns. Há erros em ambos aparelhos, e não há uma "pancadaria absurda" onde um "ganha de lavada" do outro. Sempre há alguma falha crítica em algum ponto que deveria estar "tudo bem" para um "premium".

Dessa forma, temos o vencedor deste comparativo, o Quantum FLY, que abriu uma considerável vantagem sobre o XA ao longo das seções comparadas. Levando em conta o o peso que o fator preço tem para nós, fica clara a força do FLY nesta batalha, potencializando as vantagens do recém-lançado voador da Quantum.

Porém, você pode precisar de uma câmera boa mais do que imaginamos, e de uma autonomia de bateria mais fiável. Se for esse seu caso, conta pra gente nos comentários se você escolheria o Xperia XA!

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome