Samsung Galaxy S7 vs Sony Xperia XZ [Comparativo]

Por Adriano Ponte RSS

E quem disse que aparelhos TOP de linha com um pouco menos de polegadas não podem brigar? Por isso mesmo separamos para vocês este comparativo Samsung Galaxy S7 vs. Sony Xperia XZ.

Construção 

Defendendo a linha Galaxy, temos o S7 com construção em metal e vidro (com Gorilla Glass), fechando uma forma "unibody" muito brilhante – no sentido de brilho mesmo, afinal sua reflexividade é notável. Nas mãos, o modelo se mostra agradável, bastante confortável durante o manuseio. Apesar de praticamente ser um pacote de vidro e não ser tão óbvio, o modelo oferece certificação IP68, permitindo acidentes aquáticos com até 1.5m de profundidade por no máximo 30 min. Tudo isso num corpo de 152 g.

Competindo pela linha Xperia, temos o XZ com seu corpo reto, com seu design retangular bem característico, mas com arestas curvas para conforto. E as câmeras também são niveladas ao corpo, tendência infelizmente esquecida pelas fabricantes menos sensatas.

O metal usado aqui é o ALKALEIDO, que traz uma boa pegada e não escorrega. Isso nada mais é que uma liga especial de alumínio manufaturada no Japão. Seu peso é de 161g, e isso inclui certificação IP68, suportando imersões em água doce por até 1.5m por 30 mnutos.

Dessa forma temos um competidor todo em metal, que tem exponencialmente menos chances de explodir em cacos de vidro em situações mais atrapalhadas do dia-a-dia, e trazendo a nossa tão querida resistência à água. Isso é tudo que buscamos para que um aparelho pontue em construção, e esse ponto fica para o Xperia XZ.

Usabilidade e Desempenho

Movendo o Xperia XZ, temos um Chipset Qualcomm Snapdragon 820, com:

  • CPU Quad-core (2x2.15 GHz Kryo & 2x1.6 GHz Kryo)
  • GPU Adreno 530
  • 3 GB RAM
  • 32GB de armazenamento interno com suporte microSD

Já para o Galaxy S7, temos o Chipset Exynos 8890, com:

  • CPU Octa-core (4x2.3 GHz Cortex-A53 & 4x1.6 GHz Cortex-A53)
  • GPU Mali-T880 MP12
  • 4 GB RAM
  • 32GB de armazenamento interno com suporte microSD

Dados todos esses aspectos, lembramos ainda que nenhum dos modelos roda Android puro, carregando uma porção considerável de entulho digital em suas ROMs. Porém, os dois trazem ainda assim um desempenho exemplar, e são plenos em relação aos títulos disponíveis de APPs e Games da plataforma Android.

Há mais um detalhe: a Samsung também conta com outra versão do S7, e ela traz o Chipset Snapdragon 820, como o Xperia XZ. Lembramos vocês disso só para ficar ainda mais claro que estes dois modelos são igualmente competentes, e preferimos empatá-los sem sombra de dúvida.

Porém a teoria diz que o XZ conta com 1GB a menos de RAM que o S7, e isso passa o ponto para o Galaxy S7, com vantagem potencialem relação ao modelo Sony.

Display e Multimídia 

Entendedores entenderão: "é chegada a hora do banho de sangue".

Para o Xperia XZ, temos uma tela IPS LCD de 5.2" rodando na resolução de 1080 x 1920 pixels (fechando em ~424 ppi), com a matriz Triluminos da Sony.

Já do lado Galaxy S7, temos em 5.1" um display Super AMOLED, rodando na resolução de 1440 x 2560 (resultando em 577 ppi), como modo Always ON.

Assim já fica claro quem se dá melhor aqui. AMOLED foi mais uma vez indicador de alta qualidade nos pretos e nas cores exibidas pelo S7 durante nossos testes, com excelentes níveis de contraste e cores muito brilhantes. Isso bateu de frente com o Xperia XZ, que apesar das boas reproduções de cores com tons vivos, teve problemas na precisão das cores mostradas, com estouros berrantes no vermelho, por exemplo. Tons brancos e cinzas mostram um suave brilho azul também.

Ponto para o Galaxy S7.

Câmeras

Equipando o XZ, temos uma câmera traseira de 23 MP, f/2.0, 24mm, com detecção de fase e autofoco laser, com gravação de vídeos em 2160p@30fps.

Segundo a Sony, essa câmera oferece estabilização de 5 eixos via software, analisando padrões de movimento e corrigindo tremores. Funciona, mas ainda assim pode deixar a desejar se comparada à estabilização óptica que já vimos em outros aparelhos. Mas a questão nem e essa.

A Sony pegou pesado no algoritmo de suavização no XZ, forçando aquele velho efeito de "pintura a óleo" nas capturas em praticamente qualquer cena com qualquer quantidade de luz. Sempre ocorre uma forte supressão de ruído sobre a foto.

Do lado Galaxy S7, temos uma câmera traseira de 12 MP (26mm), de abertura f/1.7 – com OIS (ou estabilização óptica de imagem).

Apesar do tamanho de foto menor, temos qualidade maior no S7 em comparação ao XZ. Há um registro excelente de detalhes e cores nas imagens, sem o erro de pós processamento que o Xperia mostra em seus trabalhos. Mais que isso: o S7 consegue se impor em fotos com menos luz, sendo o OIS + abertura melhor uma combinação ideal para isso.

Ponto para o Galaxy S7.

Baterias e Acessórios 

Começando pelo S7. Temos nele uma bateria de 3000 mAh, e durante nossos testes de estresse essa unidade mostrou uma descarga de 12% a cada ciclo de uma hora de uso ativo.

Indo para o Xperia XZ, temos uma bateria de 2900 mAh, que em nossos testes mostrou uma descarga de 19% por hora em média.

Lembrando que testamos ambos modelos com streaming contínuo, em brilho máximo, por rodadas de 1h cada, apenas com o Wi-Fi ativo.

Isso significa portanto que o XZ não conseguiu fazer sua resolução inferior valer o troco em economia de energia, deixando assim o ponto dessa seção para o Galaxy S7.


Preço

Até a data de fechamento deste vídeo, o preço médio de ambos aparelhos no mercado brasileiro era de:

  • R$ 3500 para o Xperia XZ;
  • R$ 2500 para o Galaxy S7;

Ponto para o Galaxy S7.

Quem ganha?

Finalizamos então desta forma:

  • Xperia XZ com 1 ponto (em Construção);
  • Galaxy S7 com 5 pontos (em Usabilidade + Desempenho, Display e Multimídia, Câmeras, Bateria e Acessórios, Preço);

E chegamos ao final do comparativo com o Galaxy S7 como vencedor da disputa.

Pequenos detalhes do modelo Galaxy o colocam como opção mais madura que o XZ. Isso deixa claro que em inúmeros modelos da Sony que já passaram pelo Canaltech existiam pendências não resolvidas, uma espécie de fantasma que assombra a linha de smartphones da marca. Resta esperar pelos próximos lançamentos para ver se o resultado de comparativos como esse mudarão.

Mas e aí? Você optaria por qual dos dois aparelhos? Conta pra gente nos comentários.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome