Nexus 5x: a mais recente parceria Google-LG [Análise]

Por Adriano Ponte RSS

A primeira parceria entre Google e LG já rendeu alguns frutos, como os Nexus 4 e 5, lançados em 2012 e em 2013, respectivamente. Em 2015, as duas companhias apresentaram ao mundo o Nexus 5x como parte da nova estratégia do Google de lançar dois modelos da sua linha de smartphones por ano.

Para a alegria de uns e a tristeza de outros, o 5x se mostra uma continuação direta dos Nexus da LG, com evolução na aparência para torná-la mais sóbria e também com um toque quase emborrachado sobre o plástico. O gadget é bem arredondado, especialmente se comparado com os primeiros Nexus, como se ele seguisse o proposto no LG Nexus 5, mas com a tentativa de criar um corpo único, algo bastante em voga atualmente.

LG Nexus 5xNova parceria entre LG e Google. (Foto: Canaltech)

Especificações

  • Chipset Snapdragon 808 com CPU quad-core de 1,44 GHz Cortex-A53 e dual-core de 1,82 GHz Cortex-A57;
  • GPU Adreno 418;
  • 2 GB de memória RAM;
  • 16 GB ou 32 GB de armazenamento interno;
  • Tela IPS LCD de 5,2 polegadas com resolução de 1.080 x 1.920 pixels (~423 ppi)
  • Câmera traseira de 12,3 megapixels, f/2.0, sensor de 1/2,3' autofoco laser, LED duplo;
  • Câmera frontal de 5 megapixels, HDR, f/2.0;
  • Conexões Wi-Fi a/b/g/n/ac dual-band, Bluetooth 4.2, GPS/GLONASS, NFC, leitor de digitais e conector USB-C;
  • Dimensões 147 x 72,6 x 7,9 mm;
  • Peso 136 gramas;
  • Android 6.0 Marshmallow.

Display e multimídia

Os números do 5x dizem bastante e o colocam em uma categoria “premium” entre os smartphones. A densidade de pixel entrega um bom resultado e o display conta ainda com proteção Gorilla Glass 3 e cobertura oleofóbica. Um ponto interessante aqui é o bom desempenho mesmo com uma tela IPS LCD — a LG já provou ao mundo que sabe extrair o máximo desta tecnologia.

Infelizmente, os dois orifícios frontais do 5x não entregam uma experiência nem próxima daquela vivida no 6p. Diferente do irmão maior, este gadget não conta com som estéreo e apenas uma das ranhuras na parte sua parte da frente produz som. Não dá para entender muito bem a lógica deste retrocesso, ainda mais porque os dois smartphones foram lançados juntos.

LG Nexus 5xTela do 5x não decepciona. (Foto: Canaltech)

Usabilidade e desempenho

Nada de bloatwares nem lançadores bizarros: esta é a rotina de quem tem um Nexus, experimentando a forma mais pura e funcional do Android. Em questão de hardware, a LG deu um passo atrás e adotou o Snapdragon 808, algo que pode ter sido feito para que o 5x não disputasse mercado com o 6p. Mas isso é só suposição, porque o fato mesmo é que este aparelho conta com um chipset “menos brilhante”.

Mas isso não é motivo de desespero: se na teoria isso coloca o 5x abaixo de concorrentes como Galaxy S6, iPhone 6s e Xperia Z5, na prática é bem diferente. Seu rendimento virtualmente idêntico ao do LG G4 o deixa atrás dos principais aparelhos lançados neste ano, como o G5 ou o Galaxy S7, mas ainda assim em uma boa colocação como um “intermediário de ponta”.

E vale lembrar também que nem só de CPU vive um aparelho e a GPU do 5x dá conta do recado, conferindo ao gadget um desempenho em jogos bastante semelhante ao do 6p. Em suma, o 5x não tem o hardware mais poderoso do mercado, mas é mais do que o suficiente para jogos e apps. Ele deve “envelhecer” mais cedo do que os tops de linha, mas não enfrenta problemas para desempenhar a maioria das ações hoje em dia.

Câmeras

Apesar de não ter uma quantidade enorme de megapixels, a qualidade por pixel da câmera do Nexus 5x é bastante elevada. O ruído se mantém baixo e os detalhes das fotos são preservados sem exageros de pós-processamento. Os resultados lembram imagens feitas com o iPhone 6s, tanto pela faixa de megapixels quanto pelo modo de lidar com capturas em ambientes de baixa iluminação.

LG Nexus 5xAs câmeras do 5x também apresentam um bom desempenho. (Foto: Canaltech)

A câmera frontal também faz um bom trabalho, apesar de usar uma quantidade ligeiramente maior de redução de ruído para tratar as imagens. O bom aqui é que este processo não resulta em detalhes finos apagados, algo de destaque para uma câmera de apenas 5 megapixels.

Bateria e acessórios

Para aguentar o 5x, temos uma bateria de 2.700 mAh não removível, algo estranho para um aparelho que não tem um corpo fechado de fato. Ele tem suporte para carregamento rápido e vem acompanhado de um poderoso carregador de 3.000 mAh de 5 volts. Fazendo as contas, é fácil perceber que você carrega 100% da bateria do Nexus 5x em cerca de uma hora.

Durante os nossos testes, notamos uma média de descarga de 18% por hora. Isso significa que o 5x sofre do mesmo mal que todos os outros Nexus da LG: ele não aguenta chegar até o final do dia sem uma recarga. Usuários mais intensos terão que recarregar o gadget ainda no meio da tarde.

O grande ponto positivo aqui é a presença do Doze, um recurso nativo do Android que roda por baixo do capô o tempo todo e garante uma sobrevida enorme em modo de espera. Assim, você tem a garantia de que ele não vai gastar a sua bateria enquanto estiver sem uso, dentro do seu bolso.

Vale a pena?

O Nexus 5x custa aproximadamente US$ 350 lá fora, mais barato do que do Nexus 6p, mas também com menos poder de fogo. Quem usa o Nexus 5 vai notar um avanço significativo, especialmente em relação ao tamanho da tela, quando colocar as mãos em um 5x. Porém, levando em conta os outros aparelhos disponíveis no mercado, concluímos que é possível abrir mão da linha Nexus ao optar por chipsets superiores ou mesmo baterias com melhor desempenho. O próprio LG G4 pode ser uma saída mais viável, por exemplo.

Enfim, você gosta de Nexus? Quer entrar na nova versão dos “filhos do Google” gastando menos? Vá de Nexus 5x. É um bom aparelho, mas lembre-se de deixar o carregador por perto.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome