Moto G4 Plus vs Galaxy J7 Prime [Comparativo]

Por Adriano Ponte RSS

Atendendo mais uma vez aos pedidos de vocês, trouxemos um comparativo entre dois aparelhos populares aqui no Canaltech. Com vocês, Moto G4 Plus vs Galaxy J7 Prime!

Construção

Do lado Moto G4 Plus, temos um modelo de 157g, com predominância do plástico na construção. A textura do G (no modelo preto-padrão que testamos) traz um toque entre "lembrar tecido" a até algo mais "estilo silicone". Como proteção, o G oferece nanorrevestimento resistente à respingos d'água, segundo as especificações oficiais do aparelho. Imersões ou exposição do aparelho a jatos pressurizados de água não fazem parte da resistência.

Indo para o Galaxy J7 Prime, temos uma traseira predominantemente em metal, pesando cerca de 167 g, com corpo equilibrado entre o "fino" e o "confortável". Ele conta com um leitor de digitais na sua frente, integrado ao clássico botão home que tem lugar em aparelhos Samsung. Tal como o G, basta o contato do dedo com a região para desbloquear o aparelho.

Sendo assim temos um modelo teoricamente mais interessante que o Moto G4 Plus em construção, porém que não traz nenhuma menção sobre resistência alguma contra água. Consideramos a resistência à respingos do G4 Plus algo que beira o ridículo, mas pelo menos é alguma coisa (e isso coloca o modelo na frente do J7 Prime).

Ponto para o Moto G4 Plus.

Usabilidade + Desempenho

Do lado Moto G, temos um Chipset Qualcomm Snapdragon 617 com:

- CPU Quad-core (1.5 GHz Cortex-A53 & quad-core 1.2 GHz Cortex-A53)
- GPU Adreno 405
- 2 GB de RAM
- Armaz. interno de 32 GB (com suporte microSD)

Já para o Galaxy J7 Prime temos um Chipset Exynos 7870 Octa com:

- CPU Octa-core 1.6 GHz Cortex-A53
- GPU Mali-T830MP2
- 3 GB RAM
- 32B de armaz. interno com suporte microSD


Display & Multimídia

Equipando o G4 Plus temos um display LCD de 5.5" rodando na resolução 1080p (Full HD), fechando em 401 ppi de densidade. A proteção contra riscos é a Gorilla Glass 3. Na frente do J7 Prime, temos uma tela PLS TFT de 5.5", rodando na resolução 1080p (Full HD), fechando em 401 ppi de densidade.

Dados quase iguais, sendo a única diferença questionável o PLS TFT vs. LCD, tecnologias consideravelmente próximas entre as telas; sendo assim, vamos para a prática, onde apenas um dos dois mostra resultados melhores.

No G4 Plus, temos uma tela muito bem calibrada e equilibrada nas cores, e a tendência é que tudo que puxe para um tom de cor mais realista, mas sem cenas "vívidas". Sendo um bom painel LCD, com níveis aceitáveis de preto e com forte brilho.

No J7 Prime notamos contraste/cores equilibradas, porém sem a vivacidade que costumamos ver em telas da fabricante. Os tons tendem a ser um pouco mais escuros, nivelando para baixo as cenas (mesmo com uma presença maior de branco). Alguns momentos de reflexo na tela deixam isso mais evidente.

Temos uma sutil diferença na qualidade de imagem que pontua o Moto G4 Plus nesta seção do comparativo.


Câmeras

Começando pelo G4, temos uma câmera traseira de 16MP (ƒ/2.0) com foco laser e detecção de fase (PDAF).

Nas capturas notamos grandes granulações aparentes nas imagens com um pouco menos de luz. Vale notar que apesar do desempenho de detalhes menor, as fotos ainda saem com qualidade considerável. Situações de luz ideal mostram boa captura de cores e contraste, criando registro bem mais interessantes.

No J7 Prime temos uma câmera principal de 13 MP (f/1.9) 28mm.

Nas fotos do aparelho existe um efeito nocivo de pós processamento e suavização agressiva aplicado nas imagens, causando uma ilusão enevoada no processo; com pouca luz os resultados despencam ainda mais, deixando ruídos e cores mal registradas, sendo a combinação feita pela Samsung no aparelho "uma câmera tolerável", e nada mais.

Ponto para o Moto G4 Plus.


Bateria e acessórios

Equipando o G4 Plus temos 3000 mAh de bateria. Com seu foco no equilíbrio energético, notamos descargas de 12% da bateria por hora no G durante nosso teste padrão de desempenho contínuo. Para os momentos de recarga há incluso um carregador de respeito (um TurboPower de 15W).

Já no J7 Prime temos uma bateria de 3300 mAh, e realizamos diversas sessões de teste nos dias que passamos com ele, sendo sua descarga média de 13% por hora sob as mesmas condições aplicada ao Moto G4 Plus. Na hora de carregá-lo temos um fraco carregador incluso de 5v e 1000mAh, portando não espere seu aparelho cheio antes de 3 horas de recarga.

Ponto para o Moto G4 Plus.

Preço

Na data de publicação deste comparativo, os preços médios de mercado dos modelos eram de:

- R$ 1.200,00 para o Moto G4 Plus;

- R$ 1.300,00 para o Galaxy J7 Prime;

Ponto para o Moto G4 Plus.


Quem ganha?

Finalizamos então desta forma:

- Galaxy J7 Prime com 0 pontos;

- Moto G4 Plus com 6 pontos (em Construção, Usabilidade + Desempenho, Display e multimídia, Câmeras, Bateria e acessórios e Preço);

E chegamos ao final do comparativo com o Moto G4 Plus como vencedor da disputa. Atendemos aos pedidos de vocês, e aqui está. O Moto G4 Plus coloca-se como opção muito mais sólida que o Galaxy J7 Prime, e oferece um preço virtualmente idêntico (porém ligeiramente abaixo na prática).

Você possui algum deles? O G4 Plus atende a suas necessidades? Conta pra gente nos comentários!

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome