Moto G4 vs Moto G4 Plus: qual vale mais a pena?

Por Adriano Ponte RSS

Este não é um comparativo como os outros. Aqui, vamos mostrar onde dois aparelhos são diferentes e qual deles é o mais indicado para cada tipo de usuário. Em suma, este material é mais indicado para quem já conhece os dois modelos, mas ainda está em dúvida sobre qual vai adquirir — se você ainda não sabe muito sobre eles, confira as nossas análises do Moto G4 e do Moto G4 Plus.

Logo de cara, é possível dizer que eles são obviamente muito parecidos, compartilhando muita coisa entre si. Podemos citar algumas dos recursos repetidos nos dois intermediários da Lenovo/Motorola: tela (mesma resolução e tamanho), construção (mesmo design e materiais utilizados), usabilidade e desempenho (mesmo chipset e sistema) e bateria (mesma capacidade energética e mesma média de consumo).

Dito isso, é bom avisar para você ficar atento às diferenças, afinal a decisão sobre quem sairá vencedor deste embate é sua. Assim, enquanto lê este comparativo, você pode anotar aqueles tópicos que achar mais relevante para o seu dia a dia. Ao final, some os pontos e veja qual é o aparelho mais indicado para suprir as suas necessidades.

Moto G4 vs Moto G4 PlusO G4 e o G4 Plus são quase iguais, mas possuem diferenças fundamentais entre si. (Foto: Canaltech)

TV Digital

Por incrível que pareça, temos no modelo convencional um recurso que não existe na versão Plus: a TV Digital. A sua implementação não é perfeita e segue a clássica necessidade de ter algum fone de ouvido conectado. Em suma, se ver televisão no smartphone é algo essencial para você, opte pelo G4. Caso o recurso seja apenas uma perfumaria desnecessária, marque um ponto para o G4 Plus.

Câmeras

Segundo a Motorola, o G4 Plus conta com um sensor de mais qualidade e sensibilidade para fotos noturnas do que o G4 normal, mas, cá entre nós, não vamos colocar a mão no fogo por ninguém. Em nossos testes, foi possível notar que as câmeras de ambos os gadgets possuem um desempenho “normal” e produzem bons resultados, nada que permita dizer “nossa, como o Plus tira fotos melhores”.

Ignorando o fato de que o G4 tem 13 megapixels e o G4 Plus tem 16 megapixels, vale lembrar ainda do sistema de foco: apenas no Plus há a tecnologia PDAF e foco laser, portanto, o aparelho é mais eficaz neste aspecto e apresenta tempo de disparo menor, mesmo em ambientes com baixa iluminação. Neste quesito sim é possível notar a superioridade do G4 Plus. Sobre as câmeras frontas, as duas apresentam desempenho idêntico.

Então, o resultado deste recurso é: se você vai usar muito a câmera traseira e faz questão do melhor sistema de foco possível para o seu Moto G, dê mais um ponto para a versão Plus. Se o seu uso das câmeras é casual (ou se você dá preferência às selfies), dê um ponto para o Moto G4 convencional.

Carregador incluso

Nem todo mundo se agrada com a ideia de comprar acessórios para seus smartphones para substituir algo que venha no kit básico do aparelho. Assim, a melhor opção aqui é optar por um conjunto que já ofereça tudo o que você precisa, certo? No caso dos novos Moto G, as duas versões trazem o mesmo fone de ouvido, mas o carregador incluído em cada pacote é diferente.

Para o G4 regular, a Lenovo/Motorola incluiu no kit um carregador de boa qualidade, capaz de carregar o aparelho por completo em pouco menos de 2 horas. Já o G4 Plus vem acompanhado de um carregador TurboPower, que oferecer carga rápida e dá 6 horas de uso misto para o aparelho em apenas 15 minutos plugados a uma tomada.

Portanto, ficamos assim: se você pretende andar com o carregador na mochila para dar uma recarga rápida ou se precisa de uma carga enorme poucos instantes, marque um ponto para o G4 Plus; se você tem um uso mais básico e não vai precisar dar cargas rápidas em seu gadget, fazendo isso apenas no final do dia, por exemplo, dê um ponto para o G4 convencional.

Moto G4 vs Moto G4 PlusAnote os pontos e veja qual aparelho é mais indicado para você. (Foto: Canaltech)

Leitor de digitais

Poucos aparelhos já contam com esta facilidade para o usuário. Em vez de desenhar um padrão ou digitar uma senha, basta posicionar seu dedo sobre um leitor para desbloquear o aparelho de forma instantânea. Durante a apresentação dos novos Moto G, a Motorola afirmou que uma pessoa desbloqueia seu celular em média 80 vezes pr dia, ou seja, a ideia de facilitar este processo parece bem inteligente.

Então, vamos seguir esta lógica para ajudar você. Se você confere suas redes sociais várias vezes seguidas, mesmo sem ser notificado de alguma novidade, dê o ponto para o G4 Plus, que conta com o recurso do leitor. Caso você use “normalmente” o seu aparelho, desbloqueando apenas quando necessário, o ponto pode ir para o G4.

Preço

É sabido que o Moto G4 convencional é mais barato do que a versão Plus, saindo das lojas por um preço que varia entre R$ 150 a R$ 300 abaixo do seu irmão maior. Por isso, recomendamos o seguinte: se você pretende adquirir o aparelho à vista, o que dá mais desconto, dê o ponto para o G4; se a ideia é parcelar, opte pelo G4 Plus, porque assim o preço de ambos fica muito mais próximo.

Quem ganha?

Bem, é você que precisa dar esta resposta. Você anotou os pontos de cada aparelho em cada quesito apresentado no comparativo? Agora some tudo e diga aí nos comentários qual deles se encaixa melhor no seu perfil.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome