Lenovo Vibe B vs Xperia E5 [Comparativo]

Por Adriano Ponte RSS

Pagar caro num smartphone não é uma opção válida para muitos usuários, e pensando nisso separamos dois modelos que são muito semelhantes entre si (mesmo que não seja evidente num primeiro momento). Confira agora o  nosso comparativo entre Lenovo Vibe B e Sony Xperia E5.

Construção

Do lado Vibe B, temos um aparelho de construção simples, com "carinha de Android"; ele mostra uma frente bem clássica, com grossa moldura preta. Ele simula uma estrutura unibody, porém possui uma tampa plástica completamente removível. O modelo traz em 146g uma pegada "OK", sem prós nem contras.

Para o Xperia E5 , temos um design reflexivo, com tom "liso" mais do que tudo. Sua construção em policarbonato no aparelho foca no conforto, sendo macio manuseá-lo. O Xperia E5 segue o padrão Sony de design "balanceado", dessa forma. Esse KIT todo pesa aproximadamente 147 g.

Dado o cuidado extra presente no Xperia E5, o ponto de construção fica com ele. Não optamos por esse ponto baseados em estética, mas sim pelo real conforto de manuseio que ele proporciona.

Usabilidade + Desempenho

Para o Lenovo Vibe B, temos o Chipset Mediatek MT6735, com:

  • CPU Quad-core 1.0 GHz
  • GPU Mali-T720
  • 1GB RAM
  • 8GB de armazenamento interno (com suporte microSD)

Já para o Xperia E5, também temos o Chipset Mediatek MT6735, porém com:

  • CPU Quad-core 1.3 GHz
  • GPU Mali-T720
  • 1.5 GB RAM
  • 16 GB de armazenamento interno (com suporte microSD)

Pondo ambos os dados lado-a-lado fica claro que o Xperia E5 oferece um pouco mais que o Lenovo Vibe B, e ele leva o ponto dessa seção do comparativo.

Vale lembrar que nenhum dos aparelhos citados são voltados para alto desempenho. Os modelos oferecem performance de entrada. Recomendamos que, caso você tenha dúvidas sobre isso, assista a análise completa de ambos, onde detalhamos essa limitação nos dois casos.

Display e multimídia

Para o Xperia E5, temos uma tela IPS LCD de 5", rodando na resolução HD (720p), fechando em aproximadamente ~294 ppi de densidade. O display foca em equilíbrio de cores, e traz um resultado final surpreendentemente bom, exibindo dentro das limitações da tecnologia LCD cenas e tons realistas, sem exageros ou estouros de cor.

Já para o Lenovo Vibe B, temos uma tela LCD TFT de 4.5" (rodando na resolução de 854x480, fechando em aprox. 218ppi de densidade). Em outras palavras, a resolução de 480p acompanhará você nos vídeos que assistir por aí todo o tempo. Isso já seria suficiente para dar o ponto desta seção para o Xperia E5, afinal a diferença entre ambas resoluções é bem significativa. Porém há um agravante contra o Vibe B. Ele demonstrou em nossos testes um forte reflexo prateado sobre as cores, criando misturas estranhas nos tons que compõe algumas cenas, distorcendo parte das cores. O resultado é fadiga visual em pouco tempo de uso.

Ponto para o Xperia E5.

Câmeras

Começando pelo Lenovo Vibe B. temos uma câmera de 5MP, combinada com 2MP na frontal. Para vídeos, temos a resolução de 720p na câmera traseira e 480p na frontal. De forma resumida, parece bastante que você está lidando com câmeras VGA de oito anos atrás ao observar as capturas produzidas, sendo a sensação de "fora de foco" uma constante, dada a falta de resolução.

No Xperia E5, temos uma câmera de 13 MP, f/2.0 (com captura de vídeos em 1080p@30fps). Já na frente, são 5 MP, f/2.4 (também com vídeos em 1080p). Analisando as fotografias, temos ruído notável nas capturas, mesmo durante o dia. Mesmo com este fato, ainda temos a captura equilibrada de cores e contraste, fazendo assim o balanço da foto final. Como fotógrafo de entrada, o E5 mostra resultados justos para o usuário, porém sem impressionar.

Logo, quem pontua nesta seção é o Xperia E5.

Bateria e acessórios

Com ambos aparelhos temos desempenho de entrada, portanto chega a hora em que esperamos uma autonomia explosiva. Ok, explosiva soa mal pra caramba. Vamos lá.

Temos 2300 mAh de bateria para o Xperia E5. Isso mostrou em nossos testes que o modelo faz uma descarga média de 18% por hora, e isso quer dizer que o aparelho quase chega ao final do dia na grande maioria dos casos, mas não há uma margem de conforto para o usuário.

Já para o Vibe B são 2000 mAh, valor ainda mais abaixo do "ideal". Em nossos testes de estresse, notamos uma descarga da bateria que variou entre 20% e 25% da carga total (por ciclo). Dessa forma o Lenovo Vibe B conseguiu realizar um desempenho PIOR que o já limitado do Xperia E5.

Sendo assim, ponto para o Xperia E5, que traz algum fôlego a mais que o Vibe B em bateria.

Preço

Até a data de fechamento deste vídeo, os preços médios de mercado dos aparelhos eram de:

  • R$ 350 para o Lenovo Vibe B;
  • R$ 900 para o Sony Xperia E5;

Ponto para o Lenovo Vibe B.

Quem ganha?

Finalizamos então desta forma:

  • Vibe B com 1 ponto (em "Preço");
  • Xperia E5 com 5 pontos (em "Construção", "Usabilidade + Desempenho", "Display e Multimídia", "Câmeras" e "Bateria e Acessórios").

E chegamos ao final do comparativo com o Xperia E5 como vencedor.

Mas afinal, por que comparamos os dois modelos? A pontuação deste final pode enevoar a resposta, mas não se engane: por baixo do capô, o "cérebro" dos dois é muito similar. Compartilhar o Chipset significa muita coisa, mesmo com uma pequena diferença no ajuste de velocidade da CPU e adicional de RAM. Isso indica que o propósito de uso dos modelos não tem capacidade de ser muito diferente.

Assim fica claro que o Xperia E5 nada mais é que uma versão de mais qualidade do Vibe B, simples assim. Ambos seria em teoria um mesmo aparelho, ficando o Vibe B como "Telefone A" e o Xperia E5 como "Telefone A Plus".

Mas e então? Dentre as limitações que os modelos apresentam, vale a pena pagar mais pelo conforto do E5? Qual dos dois faz mais sentido para você? Conta pra gente nos comentários.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome