Lenovo Moto G4 Plus vs Asus Zenfone 3 [Comparativo]

Por Adriano Ponte RSS

Dentre os inúmeros smartphones lançados ao longo do ano, temos como centro das atenções justamente os modelos que melhor atendem aos bolsos de todos. Dessa forma, confira o comparativo entre Zenfone 3 e Moto G4 Plus.

Construção

Para o Moto G4 Plus, temos um modelo de 157g, com seu material predominante sendo o plástico. A pegada do modelo mostra um toque "que lembra tecido", a até um mais "estilo silicone" (dependendo da capa escolhida). O smartphone possui um um quadrado na sua frente, porém que não age como botão home. Ele não é clicável, e tem como propósito ler a digital do usuário apenas, desbloqueando o telefone. Adicionalmente, temos uma quase proteção contra água no modelo; trata-se de nanorrevestimento resistente à respingos d'água, segundo as especificações oficiais do aparelho. Então nada de mergulhar seu Moto G na piscina.

Já do lado Zenfone 3, temos em 157g um design completamente reformulado em relação ao modelo passado. Ele traz na sua parte posterior a identidade visual da Asus de círculos concêntricos por detrás de um painel de vidro, com acabamento reflexivo na camada inferior. Há também um sensor de leitura de digitais nessa parte. O chassi é de metal e é escavado de um bloco de alumínio reforçado. As bordas possuem corte angulado, e a pegada é extremamente confortável. Porém já dissemos no Canaltech: metal é excelente, mas metal e vidro ainda significa vidro em parte da receita. Porém vale a nota de que há reforço Gorilla Glass dos dois lados do modelo.

Dado tudo que dissemos, fica difícil julgar quem é melhor. Se o Zenfone 3 fosse composto de metal apenas, seguindo nosso histórico aqui nos comparativos, daríamos a ele o ponto. Dado o vidro, mantemos nossa posição "neutra" sobre o telefone ser melhor ou pior que o outro comparado. Nosso critério de desempate vai para a mínima resistência à água declarada pelo Moto G4 Plus, mesmo sendo muito abaixo do que esperamos para telefones em geral.

Ponto para o Moto G4 Plus.

Usabilidade + Desempenho

Do lado Moto G4 Plus, temos um Chipset Qualcomm Snapdragon 617, de CPU Quad-core (1.5 GHz Cortex-A53 & Quad-core 1.2 GHz Cortex-A53), com GPU Adreno 405 de 550 MHz e 2 GB de RAM. O armazenamento interno é de 32 GB, com suporte microSD de até 128 GB.

Já do lado Zenfone 3, temos um Chipset Qualcomm Snapdragon 625, de CPU Octa-core (2.0 GHz Cortex-A53), GPU Adreno 506 e 32 GB de armazenamento interno (com 3 GB RAM) *ou* 64 GB (com 4 GB RAM), sendo este último o que analisamos aqui na redação.

Dessa forma, temos um kit mais poderoso no Zenfone 3, que leva o ponto desta seção do comparativo.

Display e multimídia 

Para o Moto G4 Plus, há um display LCD de 5.5", que roda na resolução 1080p Full HD, fechando em 401 ppi de densidade. A proteção contra riscos é a Gorilla Glass.

Do lado Zenfone 3, temos uma tela IPS LCD de 5,5” também rodando em Full HD (1080p), fechando em aprox. 401ppi de densidade, com proteção Gorilla Glass.

Ambos painéis são baseados em LCD, e ambos trabalham corretamente para dentro de suas limitações entregarem uma boa imersão e imagens equilibradas.

Dessa forma, não temos muito o que dizer. As semelhanças são grandes demais, e um empate fecha essa seção do comparativo.

Câmeras

Do lado Moto G4 Plus, temos uma câmera traseira de 16MP com foco laser e detecção de fase, com ƒ/2.0.

Já para o Zenfone 3, temos uma câmera de 16 MP, f/2.0, com autofoco laser + detecção de fase, com estabilização óptica de 4 eixos (OIS).

Dentre os dois aparelhos, já apontamos para o Zenfone 3 a diferença do OIS nas capturas das fotos. Ambos modelos trazem fotos de mesmo tamanho, mas de qualidades diferentes.

Realizamos diversos testes, e ficou evidente que existe ruído visível nas fotos do Moto G4 Plus em situações onde não há tal registro no Zenfone 3. O sensor do aparelho e seu pós processamento mostraram uma alta maturidade nas fotos produzidas, sendo os resultados finais ricos em detalhes que usualmente são suprimidos (como texturas e folhagem em geral), pontuando o Zenfone 3 como realista em suas capturas.

Dessa forma, o ponto vai para o Zenfone 3 nessa seção do comparativo.

Baterias e acessórios

Do lado Moto G4 Plus, temos uma bateria de 3000 mAh. Fizemos todas nossas séries de testes com o modelo, e notamos descargas de 12% da bateria por hora no G. Uma marca excelente. Temos no pacote um carregador de respeito. Trata-se de um TurboPower de 15W, que devolve até 6 horas de uso misto em apenas 15 minutos de carga.

Já para o Zenfone 3, temos uma bateria de 3000 mAh. Ao final de nossos testes, notamos uma descarga média de 15%/h no Zenfone 3, colocando ele como um bom gerenciador de energia móvel, porém ligeiramente abaixo do Moto G4 Plus. Na caixa do modelo, segue um carregador de 10W.

Assim, fechamos essa seção com o ponto para o Moto G4 Plus.

Preço

De acordo com os sites oficiais das fabricantes, os dois aparelhos deste comparativo custavam (respectivamente):

  • R$ 1.499,00 para o Moto G4 Plus;
  • R$1.899,00 para o Asus Zenfone 3 (com 5.5" de tela);

Ponto para o Moto G4 Plus.

Quem ganha?

Finalizamos então desta forma:

  • Moto G4 Plus com 4 pontos (em CONSTRUÇÃO, DISPLAY e MULTIMÍDIA, BATERIA e ACESSÓRIOS, PREÇO);
  • Asus Zenfone 3 com 3 pontos (em USABILIDADE + DESEMPENHO, DISPLAY e MULTIMÍDIA, CÂMERAS);

E chegamos ao final do comparativo com o Moto G4 Plus como vencedor, ficando como a indicação de custo benefício para quem busca um aparelho intermediário.

Dessa forma temos a evolução do Zenfone 3 para um nível acima dos intermediários, deixando gradativamente de ser uma opção agressiva de preço e migrando para os aparelhos que oferecem um KIT mais Premium de alto rendimento. Porém as fronteiras entre ambos são pequenas. Existe o compartilhamento de especificações em alguns pontos, e a distância entre os preços não é tão grande.

Por isso a pergunta: qual dos dois atende seu perfil de usuário? Conta pra gente nos comentários.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome