Google Pixel vs Asus Zenfone 3 Deluxe [Comparativo]

Por Adriano Ponte RSS

Como dois aparelhos distintos podem brigar entre si? Fácil, basta que eles sejam o top de linha de suas fabricantes. Confira agora o comparativo entre Google Pixel 5" e Zenfone 3 Deluxe.

Construção

De um lado, temos o Zenfone 3 Deluxe, e do outro o Google Pixel 5". Logo de cara, temos que pontuar que (apesar de tudo que vamos descrever aqui), nenhum deles pode ser submerso em água. Estamos chegando perto do momento onde as fabricantes vão ampliar essa questão para mais aparelhos, mas por enquanto ainda temos modelos de alto nível incapazes de sobreviver aos mergulhos em água doce.

Sabendo disso, temos no Deluxe cerca de 170g de aparelho, com 7.5 mm de espessura num corpo todo construído em metal. Ele traz acabamento fosco com cortes angulados. Seu tamanho força o uso com duas mãos em alguns momentos, e sua construção torna a câmera o primeiro ponto de apoio em superfícies. Há um excelente leitor de impressões digitais integrado em sua traseira.

Indo para o Pixel, temos um modelo construído em alumínio aeroespacial combinado com partes de vidro, com boa pegada (sendo exceção sua a traseira, terrivelmente lisa). Ela não ajuda em nada a já baixa resistência a riscos e danos leves do modelo, provando-se não-funcional. As demais características dele são minimalistas. Não existem detalhes, apenas a moldura da tela com sensores. Na traseira temos o leitor de impressões digitais, o "Pixel Imprint", que funciona bem na posição que se propõe. O modelo todo pesa aprox. 143g em 8.5mm de espessura.

Dessa forma temos dois modelos que são bem próximos, mas com o abuso do vidro no Pixel. A questão estética e técnica por trás disso até existe, mas a prática indica mais uma peça frágil desnecessária na construção de um modelo feito para acompanhar o dia a dia de uma pessoa. Em nossos testes controlados e cuidadosos já pudemos notar riscos e marcas nessa parte, tirando o ponto do Pixel e sua construção duvidosa.

Ponto para o Zenfone 3 Deluxe.

Usabilidade + Desempenho 

Ambos modelos foram desenhados para serem parte do panteão dos smartphones mais poderosos do momento, e para isso ambos contam com o Chipset Snapdragon 821. Dessa forma, comecemos com o Deluxe, que conta com:

  • CPU Quad-core (2x2.4 GHz Kryo & 2x2.0 GHz Kryo)
  • GPU Adreno 530
  • 6GB de RAM
  • Armazenamento interno máximo. de 256 GB (com suporte e microSD)

Agora, o Pixel, que conta com:

  • CPU Quad-core (2x2.15 GHz Kryo & 2x1.6 GHz Kryo)
  • GPU Adreno 530
  • 4GB RAM
  • Armazenamento interno máximo de 128GB

Dessa forma, temos dois aparelhos que poderiam empatar tranquilamente entre si, entregando uma experiência de velocidade e fluidez para o usuário tão grande que seria impossível dizer quem é melhor.

Mas quando temos hardwares tão próximos, mais RAM é diferencial teórico para comparações, fator potencializado pela memória interna máxima possível de ser adquirida no Deluxe (abrindo possibilidades para massivos 256GB embarcados no modelo).

Ponto para para o Zenfone 3 Deluxe.

Display e Multimídia 

Disply de 5.7 polegadas versus 5 polegadas. Em situações normais não colocaríamos modelos com tanta diferença de tela entre si num comparativo, mas a questão é seu rendimento e poder de fogo (além de serem TOPs de linha do momento). Nesse caso, a QUALIDADE será comparada, não tamanho. Vamos lá.

Para o Pixel temos em suas 5" uma tela AMOLED com acabamento 2.5D e proteção Gorilla Glass 4, rodando na resolução FHD (1080p), fechando em 441ppi de densidade. Há um modo reduzido do display: basta levantar o Nexus para que a tela se ative e mostre suas notificações pendentes e hora.

Para o Deluxe, temos em 5.7" uma tela Super AMOLED, rodando na resolução de 1080 x 1920 pixels (fechando em ~386 ppi de densidade), protegida por Gorilla Glass 4. Existe no modelo o modo always-on, onde a tela do aparelho sempre mantém uma pequena parte de seus pixels ativada para mostrar as horas todo o tempo, junto com algumas informações úteis.

Em ambos os casos (como a indicação AMOLED já diz), temos telas de cores vívidas e com contraste de alta eficiência, sem saturação excessiva e com cores bem definidas, mostrando luminância onde é necessário e total escuridão nas zonas pretas.

Por mostrarem a mesma resolução e mesma tecnologia, revisamos nossos testes – e não notamos alguma indicação prática de qual das duas é mais eficaz, afinal ambas são ótimas em seus trabalhos de reprodução de cenas. Apenas vale pontuar que essa "mesma imagem" que ambos trabalham está esticada no Deluxe, e mais compacta no Pixel. Simples assim.

Empate entre as duas telas de excelente qualidade.

Câmeras

Vamos para o Deluxe, onde temos uma câmera de 23 MP, f/2.0, com detecção de fase e foco laser, além de estabilização óptica (OIS) e capturas de video em 2160p@30fps. A cada captura notamos uma alta velocidade de leitura de cada cena, além de um maduro algoritmo de pós processamento, fazendo na maioria dos cliques uma imagem com quantidade de ruído muito baixa e com detalhes preservados na foto.

Já no Pixel, são 12.3MP (com detecção de face + laser), além de f/2.0 para a peça com uma lente equivalente a 26mm. Ele produz vídeos em 4K @ 30fps. Apesar da falta de estabilização óptica no Pixel, há um detalhe interessante na sua forma de capturar imagens, utilizando-se do modo HDR+ (que sempre assume a frente quando a câmera é iniciada. Ele mantém os últimos 9 quadros na memória, prontos para serem fundidos com a imagem atual a ser capturada, processada e entregue para o usuário como foto final.

Esse algoritmo de processamento e pós processamento resulta no que chamou a atenção da imprensa mundial sobre o Pixel, afinal todo esse truque gera uma imagem onde o Pixel consegue preservar os detalhes ao mesmo tempo que aplica correção de ruído e estabiliza a exposição da foto/saturação de cores. E sem esperas para o usuário.

Ponto para o Pixel, e seu trabalho de engenharia de software imenso com sua câmera integrada.

Bateria e Acessórios

Temos uma bateria de 2.770 mAh para o Pixel e 3.000 mAh para o Deluxe. Apesar desses números, não temos o Asus como campeão direto, afinal a diferença é bem pequena.

Em nossos testes, o Pixel fez uma média variável de 15%~16% de descarga dessa energia por hora. Já o Deluxe fez também esta média, ficando com seus 15%~16% de descarga média por hora do mesmo teste ativo no modelo.

Assim temos uma bateria menor no Pixel + tela menor, com bateria maior no Deluxe + tela maior, deixando as necessidades energéticas dos modelos quase equilibradas entre si.

Mais um ponto engraçado: ambos modelos contam com carregadores inclusos nas caixas de 18W de poder máximo, batendo em outro empate teórico. De fato, os dois são bem similares, e optamos pelo empate entre os modelos nessa seção.

Preço

Como o Pixel não é vendido no Brasil (e provavelmente nunca será, graças a HTC), levamos em conta os preços do exterior de ambos os modelos. Vale notar que levamos em conta os preços oficiais nas lojas oficiais de cada modelo. Sendo assim temos:

  • US$ 649 para o Google Pixel 5"
  • US $799.00 para o Zenfone 3 Deluxe 5.7" Special Edition

Ponto para o Google Pixel.

Quem ganha?

Finalizamos então desta forma:

  • Google Pixel 5" com 4 pontos (em DISPLAY e MULTIMÍDIA, CÂMERAS, BATERIA e ACESSÓRIOS, PREÇO);
  • Zenfone 3 Deluxe com 4 pontos (em CONSTRUÇÃO, USABILIDADE + DESEMPENHO, DISPLAY e MULTIMÍDIA, BATERIA e ACESSÓRIOS);

E chegamos ao final do comparativo com um empate entre os dois modelos. Não é de se espantar, visto que ambos são de altíssimo nível e trazem propostas muito interessantes ao usuário final.

A única questão é que ambos tem preços abusivos, tanto aqui como no exterior. Além disso, o Pixel não é vendido oficialmente no Brasil, e restam soluções como o "mercado cinza" para você arriscar a muamba.

E então, com código do dinheiro infinito, você escolheria qual dos dois? Conta pra gente nos comentários.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome