Comparativo: iPhone SE vs LG G5 SE

Por Adriano Ponte RSS

A Apple atualizou recentemente a sua linha de smartphones de baixo custo (para os padrões da Maçã, que fique claro) e lançou o iPhone SE. Paralelamente a isso, a LG lançou o G5 lá fora, mas trouxe para o Brasil uma versão com hardware menos potente do seu topo de linha, o G5 SE.

Dada a semelhança entre os nomes destes dois aparelhos, muita gente pediu um comparativo nos comentários de nossas videoanálises. Assim, atendendo ao apelo do público que acompanha o Canaltech, aqui vai um duelo entre os dois SE à venda nas lojas de todo o país.

Construção

Eis aqui um embate premium, sem qualquer sombra de dúvidas. Ambos os dispositivos são impecáveis em suas construções, mantendo um tom metalizado predominante em todo o corpo. As regras se aplicam para ambos os lados, por incrível que pareça. Os dois contam com metal na traseira, vidro na frente e molduras em metal, competindo lado a lado.

Porém, obviamente que há diferenças aqui, e nós destacamos duas delas. A primeira é o fato de o LG G5 SE ter suporte para módulos. De forma simples e direta, isso significa que você pode arrancar a parte inferior dele, trocar a bateria e tudo mais. Claro que isso não altera em nada a construção, mas amplia a usabilidade deste dispositivo. Por outro lado, o iPhone SE é compacto, encaixa facilmente na mão e atende a um nicho de mercado bem específico.

iPhone SE vs LG G5 SEEm termos de construção, não há vencedor entre o G5 SE (foto) quanto o iPhone SE. (Foto: Canaltech)

Colocados estes fatos na mesa, podemos concluir que o gosto pessoal não entra neste comparativo. Temos usuários que necessitam de smartphones menores, enquanto outros precisam de telas mais avantajadas, então, não levaremos em conta esse detalhe para definir “quem é melhor”. Analisamos apenas o quanto a construção de cada um é exímia quando os dois são comparados entre si e, portanto, temos dois vencedores neste quesito.

E não rolou desempate: nenhum dos competidores oferece proteção alguma contra água, tampouco traz garantias de mais resistência contra quebras em caso de quedas ou outros acidentes do tipo. Assim, como ambos seguem a mesma linha de design e construção premium, ponto para os dois.

Usabilidade e desempenho

Para estes quesitos, invocaremos os dados técnicos. O iPhone SE tem chipset Apple A9, CPU dual-core de 1,84 GHz Twister, GPU PowerVR GT7600 de seis núcleos e 2 GB de memória RAM. Por sua vez, o G5 SE traz um chipset Qualcomm Snapdragon 652, CPU quad-core de 1,8 GHZ Cortex-A72 + quad-core de 1,2 GHz Cortex-A53, GPU Adreno 510 e 3 GB de RAM.

A questão aqui é a seguinte: iOS versus Android. Para facilitar, vamos comparar os aparelhos usando outros que compartilham especificações similares ou idênticas. No caso do iPhone SE, temos exatamente a mesma CPU e GPU do iPHone 6s, o atual topo de linha da Maçã — portanto, o SE é um clone menor do aparelho mais eficaz para rodar o iOS da atualidade. Quanto ao G5 SE, seu chipset é praticamente o mesmo do Xperia X, o topo de linha da Sony, destacando que temos aqui um superintermediário.

iPhone SE vs LG G5 SEGadget da Apple apresenta a combinação hardware e software mais apropriada. (Foto: Canaltech)

O problema aumenta um pouco quando vemos testes de desempenho, nos quais os Android ganham em potência dos iPhone. Porém, isso acontece apenas quando comparamos o Chipset Snapdragon 820 com o Apple A9, e como o G5 SE embarca um Snapdragon 652, este ponto vai para o iPhone SE. O aparelho da Apple é o vencedor porque traz uma combinação de GPU e CPU mais poderosa do que o rival.

Display e multimídia

Hora de justificar porque o iPhone SE é mais compacto. Ele conta com uma tela IPS LCD de apenas 4 polegadas, com resolução de 640 x 1.136 pixels e 326 ppi de densidade. Uma resolução menor aqui não causa qualquer estrago, afinal a tela também é menor e essa combinação garante a exibição de imagens OK. Do outro lado do ringue vem o LG G5 SE com um display IPS LCD de 5,3 polegadas e resolução de 1.440 x 2.560 pixels, fechando tudo em 554 ppi de densidade.

A questão aqui é simples: ambos contam com a mesma tecnologia de tela (LCD), o que facilita bastante a comparação. O G5 SE tem tela maior, o que diluiria a sua resolução se fosse a mesma do iPhone, mas ele oferece mais do que isso, garantindo quase o dobro de densidade de pixels e quantidade de detalhes que o smartphone da Apple.

Em suma, a tela do gadget da LG é grande, mas a resolução também, então o ponto aqui fica para ele.

iPhone SE vs LG G5 SETela do G5 SE dá um banho na do rival. (Foto: Canaltech)

Câmeras

Você gostou da semelhança do iPhone SE com o 6s? Então confira isso. Na parte de trás do SE temos a mesma câmera de 12 megapixels, f/2.2, 29 mm e com sensor de 1/3” presente no topo de linha da Maçã. A gravação de vídeos em 4 K também está disponível no irmão menor. O resultado disso é a produção de imagens tão boas quanto às feitas com o iPhone 6s.

Contudo, na parte da frente do gadget há uma bela porcaria, afinal estamos falando de um aparelho compacto, apesar da alma de top. Nos referimos a uma câmera de apenas 1,2 megapixels. Sim, isso mesmo. Parabéns, Apple!

Agora, olhando para o LG G5 SE, vemos que ele herdou a expertise do G4 em fotografia — se você ainda não viu, confira aqui a nossa análise do LG G4 e veja que a câmera foi um dos seus grandes destaques. Nem precisa dizer, mas o G5 SE faz imagens excelentes, e ainda por cima traz uma câmera a mais no aparelho.

As suas especificações são: duas câmeras traseiras, sendo uma de 16 megapixels (f/1.8) com autofoco laser e outra de 8 megapixels (f/2.4) para capturar imagens com ângulo de visão de 135°. Os vídeos têm resolução máxima de 2160p@30fps no sensor principal e 1080p@30fps no secundário. A câmera frontal é de 8 megapixels, f/2.0 e faz vídeos de 1080p@30fps.

Enfim, o iPhone SE perdeu feio e este ponto vai para o G5 SE.

Bateria e acessórios

De um lado, temos um iPhone com bateria minúscula e um consumo de energia também minúsculo. Do outro, temos um LG de bateria farta, mas devorador de energia. O G5 SE conta com 2.800 mAh de bateria e apresenta descarga média de 19% por hora. Carregar uma tela de 2K nas costas consome muito.

O dispositivo da Apple traz uma bateria de 1.642 mAh e estabeleceu um recorde de baixo consumo aqui na redação: apenas 9% por hora de uso contínuo de streaming. Mesmo ajustando para cima esse valor e arrendondando para 10% por hora, o iPhone SE ganha do louco por energia G5 SE; Ponto para ele.

iPhone SE vs LG G5 SEBateria do iPhone SE estabeleceu um novo recorde na redação do Canaltech. (Foto: Canaltech)

Preço

Agora, é melhor você se sentar e tomar cuidado para não cair da cadeira. Os preços oficiais dos dois gadgets comparados aqui são:

  • iPhone SE: R$ 2.699,00 (modelo de 16 GB);
  • LG G5 SE: R$ 2.999,00 (modelo de 32 GB).

E isso nos leva a algo raro: o iPhone leva a melhor na categoria preço. Mais um ponto para o smartphone “de baixo custo” da Apple.

Quem ganha?

Finalizando este embate, temos o seguinte placar:

  • LG G5 SE: 3 pontos (construção, display e multimídia, câmeras);
  • iPhone SE: 4 pontos (construção, usabilidade e desempenho, bateria e acessórios, preço).

Sim, chegamos ao fim de um acirradíssimo comparativo que terminou com o iPhone vencendo a categoria preço. Este é o momento mais esquisito dos comparativos do Canaltech: um dispositivo da Apple superando um rival quando o assunto é preço.

O iPhone SE é uma versão compacta do topo de linha da Maçã, ao passo que o LG G5 SE é apenas a versão menos potente do LG G5 pleno, que só é vendido lá fora. É uma questão um tanto quanto bizarra.

Mas um detalhe: o iPhone SE é pequeno e pode não agradar a todos. Fechamos este comparativo afirmando que ele tem a melhor relação entre custo e beneficio se comparado com o caríssimo G5 SE, mas pode não ser do agrado de quem procura telas maiores. Dê um pulo em uma loja ou veja com algum amigo seu que já tem o aparelho para conferir se você vai se dar bem com telas menores.

Agora é a sua vez: concordou com nosso comparativo? Tem raiva do iOS ou do Android? O tamanho de tela faz tanta diferença assim? Deixa a sua opinião ai nos comentários.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome