Comparativo: Galaxy S7 Edge vs iPhone 6s Plus

Por Adriano Ponte RSS

A Apple e a Samsung são as duas maiores fabricantes e vendedoras de smartphones da atualidade, duelando fortemente pelo posto de companhia que mais arrecada com isso. Mas nem só de cifras vive esta disputa, que também serve para saber quem oferece os melhores celulares inteligentes para os seus consumidores.

Tentando jogar um pouco de luz nesta disputa e atendendo a muitos pedidos, colocamos no ringue dois aparelhos peso-pesado. Confira agora o nosso comparativo entre Galaxy S7 Edge e iPhone 6s Plus.

Construção

Conservando o que já deu certo da primeira vez, a Samsung apresentou o S7 Edge com uma construção em vidro e metal muito parecida com a de seu antecessor. Ele é muito bonito, chamando a atenção pelo design contínuo e uniforme, mas é preciso se lembrar do fator resistência: apesar de ser difícil danificar este vidro todo, é notável que uma queda pode ser fatal. Do lado do iPhone 6s Plus, é possível notar uma estrutura forte nas bordas e nas costas, com a fragilidade reunida apenas onde ela é de fato necessária: a tela.

Contudo, mesmo supostamente mais frágil, este ponto vai para o S7 Edge. Isso porque é muito importante que um aparelho conte com resistência à água nos dias de hoje — lembre-se que não é incomum levar o celular para o banheiro enquanto você toma banho, deixando-o exposto à umidade, além de outros acidentes envolvendo água que podem ocorrer. Lembremos que adquirir qualquer um dos dois gadgets demanda um grande investimento, então, o fator a prova d'água pesou para o lado da Samsung.

Comparativo Galaxy S7 Edge vs iPhone 6s PlusDuelo de gigantes. (Foto: Canaltech)

Usabilidade e desempenho

O Galaxy S7 Edge conta com modelos com duas versões diferentes de chipsets: uma com Snapdragon 820, CPU Kryo dual-core 2,15 GHz e Kryo dual-core 1,6 GHz e GPU Adreno 530; outra, com chipset Exynos 8890 Octa, CPU quad-core 2,3 GHz Cortex-A53 e quad-core 1,6 GHz Cortex-A53 e GPU Mali-T880 MP12. Ambos os modelos vêm com 4 GB de RAM para completar as especificações. No outro canto do ringue está o iPhone 6s Plus com chipset Apple A9, CPU dual-core de 1,84 GHz, GPU PowerVR GT7600 e 2 GB de RAM.

Sem muito rodeio, a comparação aqui é semelhante à feita entre os modelos convencionais de ambos os smartphones. Mesmo com o iPhone trabalhando em mais resolução, temos um desempenho virtualmente idêntico nos dois dispositivos. Android e iOS forçam os hardwares de forma totalmente distintas, mas programas e jogos se comportam de forma semelhante nos aparelhos da Apple e da Samsung.

Quantidade de núcleos não é indicativo de velocidade e os dois não vão apresentar lentidão ou limitação na execução de basicamente qualquer tarefa. Como nem mesmo um usuário hardcore conseguirá travar estes smartphones, o ponto aqui vai para os dois.

Tela

De um lado, o S7 Edge tem um display Super AMOLED de 5,5 polegadas com resolução 1.440 x 2.560 pixels (~534 ppi). Por sua vez, o iPhone 6s Plus vem equipado com uma tela IPS LCD de 5,5 polegadas e resolução 1.080 x 1.920 pixels (~401).

Apesar de o iPhone vir equipado com uma bela tela IPS LCD, ela não é o suficiente para bater a Super AMOLED equipada no Edge. Não se trata de uma questão de resolução, pois, na verdade, fica até difícil identificar as diferenças entre um aparelho e outro a olho nu. A vantagem do S7 Edge sentida em nossos testes fica por conta dos níveis de preto profundo e de vivacidade das cores. E mesmo com um empate técnico, o ponto ficaria para o gadget da Samsung graças ao recurso Always-On, que acende apenas o necessário da tela e ajuda a poupar bateria.

Câmeras

O Edge vem equipado com câmera traseira de 12 megapixels, 26 mm e abertura f/1.7. Já o iPhone 6s conta com uma câmera traseira de 12 MP, 29 mm e abertura f/2.2. Ambas as câmeras vêm com estabilização óptica. Desta vez, a Samsung optou por diminuir a resolução do sensor para aumentar a qualidade da luz que ele captura, resultando em imagens ligeiramente menores, mas de alta qualidade. Em ambientes escuros, a diferença resulta em um abismo de qualidade entre o iPhone 6s e o S7 Edge, dando mais uma vez a vantagem para o gadget da Samsung.

Comparativo Galaxy S7 Edge vs iPhone 6s PlusApesar de pequenas diferenças, o S7 Edge sai na frente. (Foto: Canaltech)

Bateria

O iPhone 6s Plus traz uma bateria de 2.750 mAh, o que é bom, afinal garante que ele chegue até o final do dia com certa facilidade. Já o S7 Edge está equipado com uma bateria de 3.600 mAh, quase 1.000 mAh de vantagem sobre o rival, o que confere ainda mais fôlego a ele. Como o consumo de bateria é mais ou menos parecido entre ambos, o fiel da balança aqui é o suporte ao carregamento rápido Quick Charge 2.0 do S7 Edge, garantindo 60% de recarga em apenas 30 minutos conectado à tomada — sem falar do carregamento sem fio. Assim, ponto para o S7 Edge mais uma vez.

Preço

Em suas lojas oficiais, tanto o Galaxy S7 Edge quanto o iPhone 6s (modelo de 16 GB) custam R$ 4.299,00. A palavra mais apropriada para definir este cenário é “inacreditável”, afinal, no exterior, o iPhone leva alguma vantagem em relação ao rival neste quesito inclusive na data de seu lançamento. Independente das razões para que isso aconteça — preço do dólar, lucro das empresas ou simplesmente o destino —, é fato que é difícil adquirir um topo de linha por aqui. Sendo assim, nenhum dos dois pontua nesse quesito.

Quem ganha

Ao final deste duelo, temos o seguinte placar:

  • Galaxy S7 Edge: 5 pontos (construção, usabilidade e desempenho, tela, câmeras e bateria);
  • iPhone 6s Plus: 1 ponto (usabilidade e desempenho).

Isso nos mostra que o resultado aqui se mantém o mesmo obtido na comparação entre as versões convencionais destes dois smartphones. Apesar da ampla vantagem do S7 Edge, o iPhone 6s é um desafiante valente e briga no mesmo nível em basicamente todos os quesitos com o gadget da Samsung — ou seja, se você tem preferência pelos iGadgets, optar pelo iPhone 6s não o fará sair perdendo.

Agora, é a sua vez de dar o veredicto: qual dos dois gadgets você acha melhor? Você é #TeamiPhone ou #TeamGalaxy? Escreve aí nos comentários!

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome