Comparativo: Galaxy S7 Edge vs Galaxy Note 5

Por Adriano Ponte RSS

A Samsung tem uma linha extensa de produtos, o que sempre confunde a cabeça de quase todo mundo. Uma das dúvidas recorrentes do público do Canaltech vai mais ou menos neste sentido: quais as diferenças entre o Edge e o Note?

Se você também sempre teve a curiosidade de saber em que um grandão é diferente do outro, este comparativo vai ajudar. A ideia é colocar frente a frente alguns detalhes que se destacam em ambos os lados e criar um placar no qual poderemos opinar qual é melhor. Confira!

Construção

Em ambos os gadgets fica evidente a identidade Samsung, com o botão Home e as teclas capacitivas se destacando na parte frontal. Apesar de ambos os modelos virem revestidos por um traje de vidro e metal, eles guardam uma diferença: o Note 5 é arredondado nos cantos na parte traseira, enquanto o S7 Edge é arredondado nos cantos na parte frontal. Um olhar mais desatento é induzido, inclusive pelas cores metálicas reflexivas, a acreditar que os dois se tratam do mesmo aparelho, porém eles trazem detalhes invertidos.

O S7 Edge é imperceptivelmente mais grosso: são 7,7 milímetros contra 7,6 mm do Note 5 — um empate técnico entre ambos na questão estética. A balança começa a pender para um lado quando o assunto é o peso: o Note 5 pesa 171 gramas contra apenas 157 g do S7 Edge, então, ponto para o Edge! Vale lembrar que a vantagem neste quesito não vem só pelo peso inferior, mas também por apresentar resistência à água, algo valioso em tempos nos quais se tornou comum deixar o smartphone no banheiro enquanto se toma banho.

Galaxy S7 EdgeS7 Edge é o mais recente topo de linha da Samsung. (Foto: Canaltech)

Usabilidade e desempenho

O Galaxy S7 Edge testado aqui na redação está equipado com um chipset Exynos 8890 Octa, CPU quad-core de 2,3 GHz Cortex-A53 mais quad-core de 1,6 GHz Cortex A-53, GPU Mali-T880MP12 e 4 GB de memória RAM. No outro canto do ringue está o Note 5, com chipset Exynos 7420 Octa, CPU quad-core de 1,5 GHz Cortex-A53 e quad-core de 2,1 GHz Cortex A-57, GPU Mali-T760MP8 e os mesmos 4 GB de memória RAM.

Aqui, há uma evolução natural entre os dois aparelhos. Como o S7 Edge foi lançado depois do Note 5, ele traz hardware mais potente. Assim, apesar de ambas as máquinas serem poderosas, o S7 Edge fica com o ponto mais uma vez.

Tela

O S7 Edge tem tela Super AMOLED de 5,5 polegadas com resolução de 1.440 x 2.560 pixels (~534 ppi). Já o Note 5 vem com display Super AMOLED maior, de 5,7 polegadas, mas tem a mesma resolução de 1.440 x 2.560 pixels (~518 ppi). Falando claramente, nenhuma tela é superior à outra, pois ambas usam a mesma tecnologia e têm a mesma resolução. A diferença da densidade de pixel existe devido à diferença de tamanho entre as duas, mantendo tudo dentro de uma equivalência já esperada.

Mas alguém tem que vencer, então, usamos como fator de desempate o recurso de tela Always-On, do S7 Edge, que poupa bateria ao acender apenas os pixels necessários para mostrar as horas no display. Então, ponto para ele. Vale lembrar que a Samsung pode implementar o recurso também em outros aparelhos com tela Super AMOLED, mas, até o fechamento desta matéria, ele era exclusividade da linha S.

SAMSUNG GALAXY NOTE 5 Tela do Galaxy Note 5 não decepciona, mas o S7 Edge ainda leva pequena vantagem. (Foto: Renan Pagliarusi/Canaltech)

Câmeras

O S7 Edge tem câmera traseira de 12 megapixels, 26 mm, abertura de f/1.7, faz vídeos em 4K e conta com estabilização óptica de imagem. Já o Note 5 tem câmera traseira de 16 megapixels, f/1.9, também faz vídeos em 4K e conta com a mesma estabilização óptica. Na parte da frente, os dois gadgets contam com câmeras de 5 megapixels e que produzem resultados bem próximos.

Com tudo isso, o S7 Edge tem maior campo de visão e se vira melhor em fotos noturnas ou em ambientes com pouca iluminação. O Note 5 produz fotografias mais saturadas, com cores brilhantes. Apesar de ambos os gadgets contarem com boas câmeras, mais uma vez a evolução natural de um aparelho mais recente pende a balança para o S7 Edge, que fica com o ponto.

Bateria

O Note 5 tem uma bateria de 3.000 mAh, um reflexo claro da Samsung do passado, que tentava afinar desnecessariamente os seus aparelhos. A prova disso é que o Note 5, que tem 5,7 polegadas, não tem os mesmos 3.600 mAh do S7 Edge, que é menor, com 5,5 polegadas. Tal medida deixa claro que caberia mais bateria nos aparelhos da geração passada, era só a fabricante sul-coreana deixar de lado esta obsessão por gadgets finos.

Apesar de ambos os smartphones aguentarem perfeitamente um dia inteiro de uso, mais uma vez o S7 Edge leva o ponto. Agora, a razão é clara: a sua bateria é maior.

Preço

Sem dúvida, esta é a pior parte dos comparativos. Na loja oficial do Samsung, o Galaxy S7 Edge pode ser comprado por R$ 4.299, enquanto o Note 5 custa R$ 3.799. Olhando assim, é fácil dar este ponto para o Note 5, afinal é possível levar em conta que uma boa pesquisa na internet pode tornar a diferença de preços ainda mais significativa em favor do gadget mais barato.

Quem ganha?

Ao final do embate, temos o seguinte placar:

  • Galaxy S7 Edge: 5 pontos (construção, usabilidade e desempenho, tela, câmeras e bateria);
  • Galaxy Note 5: 1 ponto (preço).

Como era esperado, foi ressaltado aqui a evolução dos componentes e tecnologias entre uma geração atual e outra do ano passado. O significado disso é o mesmo de sempre: os novos topos de linha tendem a vencer. Porém, é preciso fazer uma observação mesmo com o S7 Edge saindo vencedor: o Note 5 figurou por muito tempo entre o os primeiros lugares dos benchmarks e comparativos, e o quadro se mantém mesmo com o lançamento do S7 Edge. Em suma, ele combina um excelente poder de fogo e um preço bem mais camarada do que o rival mais poderoso.

Mas agora é a vez de você dar a sua opinião. Concorda com este resultado? Qual dos dois gadgets você compraria? Deixe a sua opinião nos comentários.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome