ASUS Zenfone Zoom: o smartphone com super câmera fotográfica

Por Adriano Ponte RSS

O mercado de smartphones é inovador de modo geral, mas nem sempre conta com produtos inovadores quando comparamos a maioria dos lançamentos entre si. E é diante deste cenário que surge o Zenfone Zoom, uma tentativa da Asus de quebrar este marasmo e apresentar um smartphone inovador para concorrer com os principais nomes do mercado. Mas será que ele consegue?

Construído como uma peça única de alumínio, o que contribui para deixá-lo mais leve, o Zenfone Zoom vem com a traseira revestida de couro italiano aproveitado de retalhos não utilizados em bancos de veículos esportivos. E eis aí o primeiro aspecto positivo: a ideia de dar um visual luxuoso para o gadget funcionou muito bem.

Na parte da frente, é possível notar o estilo padrão da Asus, com o espaço quase todo dominado pelo vidro da tela combinando com os círculos concêntricos na parte inferior, logo abaixo das três teclas sensíveis ao toque. Na parte lateral, os botões de volume fazem as vezes de zoom quando o aplicativo da câmera está aberto e é possível encontrar ainda um botão físico para captura de imagens (fotos e vídeos).

Asus Zenfone ZoomAsus Zenfone Zoo tenta se diferenciar dos concorrentes com alta capacidade fotográfica (Foto: Leonardo Pavini/Canaltech)

Especificações

  • Chipset Intel Atom Z3590 com CPU quad-core de 2,5 GHz;
  • GPU PowerVR G6430;
  • Memória RAM de 4 GB;
  • 34/64/128 GB para armazenamento interno com suporte para microSD de até 64 GB;
  • Tela IPS LCD de 5 polegadas com resolução de 1.080 x 1.920 pixels (~403 ppi);
  • Câmera traseira de 13 megapixels com zoom óptico de 3x, abertura de f/2.7-4.8, autofoco a laser, estabilização óptica e flash duplo de LED;
  • Câmera frontal de 5 megapixels com abertura de f/2.0;
  • Conexões: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Wi-Fi Direct, Bluetooth 4.0, GPS/GLONASS/BDS, NFC e 4G LTE;
  • Dimensões: 158,9 x 78,8 x 12 milímetros;
  • Peso: 185 gramas;
  • Android 5.0.

Apesar de vir de fábrica com uma versão desatualizada do sistema operacional, a Asus prometeu que o Zenfone Zoom vai receber o Android Marshmallow ainda neste semestre.

Display e multimídia

Como a construção do Zenfone Zoom une o vidro ao painel, o ângulo de visão do gadget sobe para 178° e garante uma boa visualização, sem reflexos, mesmo com o aparelho bastante inclinado. Outro destaque aqui fica por conta da sensibilidade da tela, muito boa e que chega a lembrar aquela presente nos Lumias, permitindo a manipulação mesmo que você esteja usando luvas.

Apesar da exibição de cores não ser tão vibrante quanto em um painel AMOLED, o IPS LCD aplicado pela Asus oferece uma reprodução bastante fiel neste aspecto. Dizer que ele exibe cores reais é uma ótima definição. Vale destacar que a calibração do display visa mais o equilíbrio do que a vivacidade das cores, o que pode ser negativo para quem curte saturação maior, mas bastante positivo para conferir as fotos registradas pelo gadget.

Asus Zenfone ZoomDisplay do Zenfone Zoom segue o bom desempenho geral do aparelho (Foto: Leonardo Pavini/Canaltech)

Indo para a parte de trás, temos um único alto-falante, largo e que dificilmente será abafado — mas tapar parte dele é algo relativamente fácil de acontecer. Seu desempenho é até interessante para uma caixa de som integrada, mas, lembre-se: ainda é um smartphone tocando música, então não espere reproduções incríveis.

Usabilidade e desempenho

Dizer que o Zenfone Zoom é um esportivo andando em uma estrada de terra é uma analogia interessante para o desempenho do aparelho. Isso porque os jogos e apps normalmente estão prontos para extrair mais de processadores Snapdragon, e como é um Intel que dá vida a este gadget, nem sempre ele vai rodar no máximo. Para explicar melhor: nada trava por aqui e o smartphone não é lento, mas somente alguns games conseguem aproveitar de verdade os quatro núcleos de 2,5 GHz que fazem as coisas funcionarem no Zoom.

A Asus é conhecida por aplicar a interface ZenUI aos seus aparelhos com Android, e com o Zenfone Zoom não foi diferente, mas o gadget é potente e isso não é um problema. Junto do novo visual, a fabricante adicionou também outras novidades: o ZenMotion, que permite desbloquear o aparelho diretamente em uma função específica ao desenhar uma letra na tela (por exemplo, desenhar a letra “C” para abrir a câmera); modo de uma mão ao tocar no botão “home” por duas vezes; e a captura de tela ao manter pressionado o botão multitarefa, entre outros.

Além disso, a companhia também adicionou aqueles aplicativos próprios que vêm pré-instalados — os famigerados bloatwares. Se não forem úteis para você, eles podem ser removidos completamente ou desativados.

Câmeras

Primeiro, existe um botão físico incrustado na lateral do aparelho para você acionar a câmera rapidamente e, depois, realizar capturas de fotos e vídeos. O botão também aciona o foco laser quando pressionado e é capaz de encontrar objetos e pontos focais mesmo no escuro.

Ao registrar uma foto com ele, porém, o resultado nem sempre será o melhor possível. Com isso, concluímos que não basta tirar fotos de qualquer jeito com o Zenfone Zoom, apesar de este recurso ser o grande apelo do gadget, afinal, por padrão, ele gera imagens de qualidade comum, como câmeras digitais mais simples.

Asus Zenfone ZoomMovimento das lentes do Zoom ocorrem dentro do aparelho (Foto: Leonardo Pavini/Canaltech)

Mas existe um mundo de informações ali dentro. Isso significa que um usuário um pouco mais experiente no tema pode ativar a função HDR para tirar uma foto sob a luz do dia ou então usar o modo de baixa luz para fotografar em ambientes pouco iluminados. Com isso, o resultado das fotografias muda consideravelmente.

Indo mais além, para quem já é escolado no mundo da fotografia, eis o principal trunfo do Zoom: o modo manual. A Asus equipou o aparelho com um modo dedicado àqueles que amam a fotografia e têm conhecimento sobre o tema. Se você entende o suficiente para controlar ISO, exposição, abertura e por aí vai, sem dúvida vai aproveitar muito este gadget.

Ele não se chama Zoom à toa, afinal há aqui um zoom óptico de 3x — e este é outro destaque: todo o movimento das lentes ocorrendo sempre dentro do aparelho. Neste ponto, é importante destacar as diferenças entre zoom óptico e zoom digital: enquanto o primeiro aproxima o objeto por meio do movimento das lentes (melhor, pois mantém a qualidade da imagem), o segundo faz ampliando a imagem digitalmente (pior, pois pixeliza tudo).

Bateria e acessórios

O Zenfone Zoom vem com uma bateria de 3.000 mAh com carregamento rápido, garantindo 60% da carga em 40 minutos conectado à tomada. Para isso, é preciso usar o carregador de 2.000 mAh (com saída de 5v ou 9v) que acompanha o kit do aparelho.

Durante nossos testes, identificamos uma média de consumo de 20% da bateria por hora com brilho e desempenho máximo do gadget. Isso significa que você provavelmente vai precisar recarregá-lo ao menos uma vez antes do final do dia — e não se esqueça de levar o carregador contigo.

Complementam o kit do Zenfone Zoom dois itens bem interessantes: um fone de ouvido muito bom, apesar de ser intra-auricular, e uma strap de couro para você firmar melhor o aparelho na mão quando for tirar uma foto.

Asus Zenfone ZoomDetalhe da strap que acompanha o Zenfone Zoom. (Foto: Leonardo Pavini/Canaltech)

Vale a pena?

Do ponto de vista de recursos, o Zoom é excelente, com hardware de ponta e uma câmera muito interessante, com capacidade de criar um zoom óptico portátil ideal para um smartphone. Porém, é importante lembrar que o material necessário para calibrar este tipo de lente não existe no Brasil, ou seja, ele é importado.

Por isso, Zenfone Zoom tem preços que variam de R$ 2.699 (64 GB com CPU de 2,3 GHz) a R$ 3.299 (128 GB com CPU de 2,5 GHz). Isso nos leva à seguinte conclusão: se você pode pagar e gosta de novidades, vale a pena; se este não é o seu caso, afinal é possível comprar aparelhos ainda melhores por este mesmo valor, como o próprio Asus Zenfone 2 Deluxe, então parta para outra.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome