Asus Zenfone 3 vs Moto Z Play [Comparativo]

Por Adriano Ponte RSS

O segmento de intermediários deu um pulo em direção ao segmento premium de smartphones, e nós separamos dois aparelhos que representam bem esse movimento. Confira agora o comparativo entre o Moto Z Play e Zenfone 3.

Construção

Aspecto premium, ambos possuem. Dos dois lados temos metal como principal componente em suas construções, sendo o Zenfone 3 revestido de Gorilla Glass em ambos os lados, mesmo com seu chassi sendo escavado em alumínio reforçado, formando uma peça inteiriça.

O Moto Z Play externa mais claramente o metal que o compõe, deixando o vidro apenas para a parte da frente, na tela. Porém segue aquele "detalhe", que é sua porta específica para seus módulos, mantendo assim uma área na traseira que necessita estar acoplada às "Style Shells", caso você queira proteger esses conectores do dia a dia.

Ambos contam com USB-C, conector de 3.5mm para fones de ouvido, e também com o terrível salto das câmeras em relação ao corpo dos aparelhos. Ou seja, são praticamente equivalentes em tudo, exceto em um ponto: água.

O Moto Z Play segue com o nanorrevestimento que o torna resistente à respingos d'água (vulgo "chuva"), ficando assim um pouco na frente do Zenfone 3. Vale destacar uma coisa: mesmo que o Zenfone 3 apareça por aí com testes incríveis, sendo afogado e sobrevivendo a ataques nucleares, não conta. Caso você derrame uma colher de água no seu aparelho e ele pare de funcionar, já era. A garantia não cobre, pois oficialmente a Asus não garante proteção contra líquidos no aparelho.

Ponto para o Moto Z Play, por desempate.

Usabilidade + desempenho

Temos um belíssimo empate aqui. Tanto o Zenfone 3 quanto o Moto Z Play possuem praticamente o mesmo hardware, e abaixo listamos as características em comum de ambos os aparelhos, que contam com o Chipset Qualcomm Snapdragon 625.

  • CPU Octa-core 2.0 GHz Cortex-A53
  • GPU Adreno 506
  • Wi-Fi a/b/g/n
  • Bluetooth v4.0
  • GPS
  • NFC
  • USB-C
  • Sensor de impressões digitais

Porém, fica o diferencial para o Zenfone 3, que na versão utilizada neste comparativo conta com 4GB de RAM, contra 3GB do Moto Z Play. O armazenamento interno também muda, sendo de 32GB no Z Play, e de 64GB de Zenfone 3.

A questão é bem clara: mesmo com o ponto negativo do Zenfone 3 usar a carregada ZenUI como interface sobre o Android, sua superioridade sobre o Play em armazenamento já seria suficiente para o ponto de desempate, visto o desempenho virtualmente equiparado entre ambos. Some isso ao 1GB de RAM adicional do Zenfone 3, e pronto. Ponto para ele.

Display e multimídia 

Aqui a batalha fica mais quente. Do lado Moto Z Play, temos uma tela Super AMOLED de 5.5", rodando na resolução FHD (1080p). Já do lado Zenfone 3, temos uma tela IPS LCD de 5,5” rodando em Full HD (1080p).

E mais uma vez chegamos naquele impasse que já passamos várias vezes aqui no Canaltech: LCD contra AMOLED. No caso do Zenfone 3, temos um ótimo exemplo de implementação dessa tecnologia, entregando imagens de boa qualidade. Porém, nossos testes ainda dizem a mesma coisa. AMOLED é superior.

As misturas de cores funcionam melhor no painel AMOLED, entregando tons escuros sem vazamentos de luminância, como é natural ao LCD. As imagens exibidas pelo Moto Z são mais agradáveis, e o aparelho leva o ponto neste quesito do comparativo.

Câmeras

Para o Moto Z Play, temos no kit de câmeras do aparelho 16 MP (f/2.0) no sensor traseiro, com captura de vídeos em 4K. Já para a frente, são 5 MP, f/2.2 (com captura de vídeos em 1080p).

Do lado Zenfone 3, são 16 MP (f/2.0) na traseira, com autofoco laser + detecção de fase (e estabilização óptica de 4 eixos - OIS), além da captura de vídeos em 4K. Na frente, são 8 MP (f/2.0), com gravação de vídeos em 1080p.

Hora de analisarmos friamente o que temos aqui. Começando pela principal diferença entre os dois aparelhos, a estabilização óptica de imagem. Isso significa que existe uma peça física corrigindo tremores ativamente, garantindo que o sensor veja a imagem na mesma posição por mais tempo. Isso não só é cômodo para fotos do dia-a-dia, como também dá larga vantagem para o aparelho fazer imagens noturnas.

Tudo o que falamos coloca o Zenfone 3 à frente do Z Play, e é completado pelo fato das fotografias produzidas pelo Zenfone registrarem mais detalhes nas imagens.

Bateria e acessórios

Essa parte do comparativo é promissora. Ambos aparelhos trazem o mesmo Chipset, sendo o  Snapdragon 625 uma escolha que promete eficiência energética. Para o Moto Z Play, temos uma bateria de 3510 mAh. Para o Zenfone 3, 3000 mAh.

Dessa forma, prosseguimos com nossos testes, e constatamos o que os números já diziam: Moto Z Play. Ele vai mais longe que o Zenfone 3, amparado principalmente pela bateria maior. Ambos os aparelhos chegam ao final do dia, porém com destaque para a maestria do Z Play para essa tarefa. Ponto para o aparelho, que ainda traz na caixa um carregador de alta velocidade de 15W.

Preço

Pipocas na mão, porque essa é a hora que joga o comparativo barranco abaixo. Vale lembrar que os preços utilizados são os oficiais, dos sites das fabricantes. Vamos lá:

  • Moto Z Play: R$ 2.199,00 
  • Zenfone 3 de 5.5" (de 64 GB armaz. / 4 GB RAM): R$1.899,00

Ponto para o Zenfone 3.

Quem ganha?

Finalizamos então desta forma:

  • Moto Z Play com 3 pontos (construção; display e multimídia; bateria e acessórios)
  • Zenfone 3 com 3 pontos (usabilidade + desempenho; câmeras; preço)

E chegamos ao final do comparativo com o Zenfone 3 e o Moto Z Play empatados.

Fica claro que os aparelhos rivalizam à altura, e oferecem benefícios diferentes entre si, sendo o Z Play melhor em sua bateria, e o Zenfone 3 em sua câmera, por exemplo. O grande fator que move muitos brasileiros na hora de uma compra é o preço, e bem sabemos disso. A questão é saber até onde você faria esse desempate técnico entre os dois, de acordo com sua necessidade e poder aquisitivo.

Pois bem, colocamos os dois como empatados aqui no Canaltech, e isso conclui este comparativo. Agora é com você aí nos comentários para contar pra gente: para quem você dá o voto de desempate?

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome